Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aluno > Documentos para Estágio
Início do conteúdo da página

Orientações sobre estágios

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 12h32 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 17h53

Índice de Artigos

Dentre outras atribuições, o serviço de Relações Empresariais e Extensão Comunitária (REC), da Coordenadoria Geral de Extensão, é promover os meios necessários e regularizar a documentação para que os estudantes possam estagiar.

 

  Atenção!


Não iniciem as atividades de estágio antes de cumprirem todas as etapas documentais: assinatura do termo de compromisso e plano de estágio, pois esses documentos não serão aceitos com data retroativa, ou seja, após o início das atividades de estágio.

 

 

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco através do telefone, e-mail, ou venha até a sala da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (A-303). Estamos aqui para auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional. Conte conosco!


Telefone: (27) 3261-9982 


E-mail: rec.gua@ifes.edu.br


 

Para informações específicas de estágio, clique:  

 

Estágio

Não

Obrigatório

 

 

Estágio

Obrigatório 

 

 

 

 

 

Dentre outras atribuições, o serviço de Relações Empresariais e Extensão Comunitária (REC) da Coordenadoria Geral de Extensão tem por objetivo orientar e acompanhar o estudante na realização de seu estágio profissional, orientando-o quanto à busca de vagas no mercado de trabalho, legislação referente ao estágio, conduta e postura no ambiente de estágio, dentre outros assuntos similares.
Horário de Atendimento: De segunda à sexta-feira, das 10h às 19h (com intervalo de almoço das 13h às 14h).
Localização: Sala A303, bloco 1, 3° andar.
Contato:
Telefone: 27 3261 9982
E-mail: rec.gua@ifes.edu.br

Veja o passo a passo de tramitação processual no SIPAC

 

O setor responsável, no Campus Guarapari, pelo acompanhamento documental do estágio é a Coordenadoria Geral de Extensão (CGEX), na sala A303, telefone: (27) 3261-9982.

1º PASSO

O aluno deve solicitar à CGEX a emissão da Carta de Encaminhamento (PDF).

2º PASSO

A empresa deve preencher Termo de Compromisso (PDF DOCX) e Plano de Estágio (PDF DOCX), com total concordância entre as informações em ambos, para o aluno apresentar à CGEX.

3º PASSO

Em caso de estágio em andamento, a cada seis meses o aluno deve apresentar à CGEX os Relatórios Parciais, com todas as assinaturas necessárias (PDF DOCX).

4º PASSO

Ao término do estágio, o aluno deve apresentar à CGEX tanto o último Relatório Parcial quanto o Termo de Realização de Estágio (PDF DOCX).

PASSO ALTERNATIVO

Em caso de renovação ou alteração de condições do Termo de Compromisso, o aluno deve providenciar o Termo Aditivo (PDF DOCX).

IMPORTANTE

Agentes de integração podem emitir documentos segundo seus próprios modelos, à exceção do Plano de Estágio (OBRIGATÓRIO em nosso modelo).

É facultativo a empresas e agentes de integração firmar Termo de Convênio (PDF DOCX) com o Ifes – Campus Guarapari. Caso haja interesse, devem solicitar os procedimentos pelo e-mail rec.gua@ifes.edu.br.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Tem dúvidas sobre estágio? Acesse o link e tire suas dúvidas.

 


Vagas de estágio

Veja se há alguma vaga que se adeque ao seu perfil, se sim, não perca tempo entre em contato com a empresa, se inscreva e boa sorte.

Estágio Obrigatório no Ifes para Alunos do Ifes - Veja o EDITAL

 

 Caso precise de ajuda, mande um e-mail para rec.gua@ifes.edu.br, estamos aqui para ajudar a sanar suas dúvidas.


 

Legislação referente ao estágio

Lei do Estagio 11.788/08:
Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943,e a Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

Resolução do Conselho Superior do IFES nº 58/2018:
Aprova a regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do Ifes.

Orientação normativa:
Estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.


Veja o fluxogramas

Fluxograma das principais etapas do estágio não obrigatório.

Fluxo com trâmites eletrônicos os mais semelhantes possíveis aos procedimentos com documentos físicos.


 

Para saber mais sobre estágio obrigatório e oportunidades clique aqui.(abre em nova janela)

Fim do conteúdo da página