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Avaliação Institucional

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 10h51 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 11h14

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O processo de autoavaliação e a sua importância

O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

A autoavaliação institucional para as instituições de educação superior (IES) no país foi estabelecida pela Lei 10.861, de 14/4/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (abre em nova janela).

Eixos avaliados no processo de autovaliação institucional

A autovaliação institucional engloba a percepção da comunidade acadêmica diante de cinco eixos principais. Dentro de cada eixo são dispostas questões-chaves a serem julgadas.

Abaixo estão listadas as cinco categorias que compõem a avaliação:

Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional

Eixo 2 – Desenvolvimento institucional

Eixo 3 – Políticas acadêmicas

Eixo 4 – Política de gestão

Eixo 5 – Infraestrutura 

Importância dos resultados da autoavaliação institucional

- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;

- Aperfeiçoar a prática educativa;

- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;

- Aperfeiçoar a gestão;

- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;

- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC. 

Outras informações sobre Avaliação Institucional das IES

Decreto nº 5.773/2006 e suas atualizações -  Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino (abre em nova janela)

 

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