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Avaliação Institucional

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 10h51 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 11h14

Índice de Artigos

O processo de autoavaliação e a sua importância

O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

A autoavaliação institucional para as instituições de educação superior (IES) no país foi estabelecida pela Lei 10.861, de 14/4/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (abre em nova janela).

Eixos avaliados no processo de autovaliação institucional

A autovaliação institucional engloba a percepção da comunidade acadêmica diante de cinco eixos principais. Dentro de cada eixo são dispostas questões-chaves a serem julgadas.

Abaixo estão listadas as cinco categorias que compõem a avaliação:

Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional

Eixo 2 – Desenvolvimento institucional

Eixo 3 – Políticas acadêmicas

Eixo 4 – Política de gestão

Eixo 5 – Infraestrutura 

Importância dos resultados da autoavaliação institucional

- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;

- Aperfeiçoar a prática educativa;

- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;

- Aperfeiçoar a gestão;

- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;

- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC. 

Outras informações sobre Avaliação Institucional das IES

Decreto nº 5.773/2006 e suas atualizações -  Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino (abre em nova janela)

 


Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A CPA é órgão colegiado do Ifes formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que coordena o processo de autoavaliação institucional do Ifes por meio de avaliação global, integrada e sistêmica, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (Resolução do Conselho Superior n° 20/2018, de 13 de julho de 2018) (abre em novaj janela).

Acesse a página da CPA do Ifes

 

Comissão Setorial de Avaliação (CSA)

As CSAs foram criadas para colaborar na condução da autoavaliação institucional em cada campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades sob orientação da CPA. Sua finalidade é implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de autoavaliação do seu respectivo campus.

As atribuições da CSA estão especificados no Regulamento da CPA.

 

Portarias da CSA - Campus Guarapari

Portaria nº 235-GDG, de 5 de outubro de 2022 - Atualização da Portaria da CSA 2022-2024 (abre em nova janela) 

Portaria nº 101-GDG, de 29 de abril de 2022 - Composição da CSA 2022-2024

Portaria nº 145-GDC, de 16 de julho de 2020 - Composição da CSA 2020-2022 (abre em nova janela)

Portaria nº 145-GDG, DE 30 DE ABRIL DE 2019 - Atualização da Portaria da CSA 2018-2020 (abre em nova janela)

Portaria nº 145-GDG, DE 30 DE ABRIL DE 2019 - Atualização da Portaria da CSA 2018-2020 (abre em nova janela)

 

Contato da CSA do Ifes Campus Guaraparicsai.gua@ifes.edu.br

 


 

Relatórios da Autoavaliação Institucional - Campus e Geral (Ifes)

 

 


 Notícias sobre Avaliação Institucional 

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