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Licenciatura em Ciências da Natureza

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 18h24 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 08h22

Índice de Artigos

O banner mostra a logo do Campus Guarapari, um selo com o número 4 e os dizeres: Licenciatura em Ciências da Natureza - O curso foi reconhecimento com conceito 4 em avaliação do INEP). 

 

Ciências da Natureza (LCN)

Tipo de curso: Licenciatura

Turno: Noturno (18h40min às 22h10min)

Duração: 4 anos - 8 semestres

Modalidade: Presencial

Local de oferta: Alameda Francisco Vieira Simões, nº 720. Bairro Aeroporto - Guarapari/ES. CEP: 29216-795

Quantidade de vagas: 36 vagas anuais

Periodicidade da oferta: Anual

Forma de acesso:

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - O ingressante concorre às vagas nas universidades públicas mediante a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido e organizado pelo Ministério da Educação, conforme os editais de seleção anualmente publicados;

b) Editais de Processos Seletivos para vagas remanescentes para Transferência e Novo Curso – editais especiais publicados pelo Campus Guarapari quando houver existência de vagas nos cursos superiores.

Código e-MEC: 1550806

Data de criação: 27/08/2020

Contato: (27) 3261-9953 ou e-mail: cclicnat.gua@ifes.edu.br

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Roberto Prezotti Filho (Currículo Lattes - abre em nova janela)

Sobre o curso  

O licenciado em Ciências da Natureza pode atuar como docente nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental II) e Biologia (Ensino Médio).

Perfil do Profissional 

O Licenciado em Ciências da Natureza apresenta as seguintes competências e habilidades que envolvem o conhecimento profissional:
- Domínio sobre os objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e a forma como ensiná-los;
- Conhecimento sobre os estudantes e como estes desenvolvem a aprendizagem em Ciências da Natureza;
- Capacidade de reconhecer os diferentes contextos nos quais se insere a prática docente;
- Conhecimento da estrutura e da governança dos sistemas educacionais.

Em relação às competências que envolvem o domínio da prática profissional, espera-se do egresso licenciado:
- Capacidade de planejar ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
- Capacidade de criar e saber gerir ambientes de aprendizagem;
- Aptidão para avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino estabelecidos.

O engajamento profissional também é impactado pelas seguintes competências:
- Capacidade de comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
- Comprometimento com a aprendizagem dos estudantes e capacidade de colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
- Capacidade de entender que as dificuldades no aprendizado podem estar ligadas a fatores intrínsecos ou pessoais, assim como extrínsecos, ligados ao método de ensino e estrutura escolar, à condições socioeconômicas e familiares, ou até mesmo a uma somatória destes fatores, buscando modelos alternativos de ensino para melhorar o aprendizado;
- Capacidade de participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos no contexto escolar;
- Capacidade de engajar-se, profissionalmente, com as famílias dos discentes e com a comunidade;
- Capacidade de cooperar mutuamente e com os professores de outras séries, a fim de aumentar a qualidade e eficiência da relação ensino-aprendizagem.

Para cada conjunto de competências, há habilidades específicas descritas no Projeto Pedagógico do Curso (formato .pdf, tamanho: 3,53Mb).  

Área de Atuação

O Licenciado em Ciências da Natureza estará apto ao exercício da docência na disciplina de Ciências do 6° ao 9° ano de escolaridade do Ensino Fundamental II e em Biologia nos cursos de Ensino Médio. Além disso, pode atuar de maneira colaborativa e integradora em projetos de ensino e extensão do Ensino Fundamental I que perpassam pelas temáticas diversificadas das ciências da natureza, não atuando diretamente como docente, uma vez que a atuação no Ensino Fundamental I está relacionada à formação pedagógica.   

 

Para saber mais sobre o curso, acesse as abas disponíveis na parte superior da tela. 

  

Página atualizada em 08/2024. 


2024 

Acesso a sistemas, Calendário Acadêmico e normativas do Ifes estão disponíveis na Página do Aluno

Horários por semestre

Acesso via Sistema acadêmico (abre em nova janela)

Oportunidades de Estágios

As vagas são disponibilizadas na página de Relações Empresariais e Extensão Comunitária (REC)

Exames finais

O agendamento acontece no fim de cada semestre.

Calendário de Exames finais - semestre 2024.1 (formato .pdf, 67kB)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

O agendamento das defesas de TCCs acontecem no fim de cada semestre.

Defesas de TCCs da Ciências da Natureza - semestre 2024.2 (a ser publicado em meados do 2º semestre) 

Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade)

Após análise do edital no ciclo avaliativo dos cursos de Licenciatura (2024-2025), confirmou-se que as diretrizes do curso têm especificidadades que não são avaliadas pelo Enade. Desta forma, o curso deverá aguardar o agendamento de visita in loco (presencial ou virtual) do Inep, aproximadamente 3 anos após a última visita (que ocorreu em 2023).

Outras informações sobre Avaliação in loco no site do INEP (abre em nova janela)

Outras informações sobre o semestre

Favor procurar a coordenação do curso nos seguintes dias e horários: 

 

Atendimento presencial da coordenação (prof. Paulo Prezotti) - semestre 2024.2

Sala: A-315
Quarta-feira 18h30min às 19h30min
Quinta-feira 15h20min às 16h20min

E-mail para agendamento do atendimento presencial:

cclicnat.gua@ifes.edu.br

Mensagem do coordenador (prof. Paulo): Todos os alunos têm à disposição o contato particular do coordenador, podendo assim comunicar-se de forma mais rápida todos os dias, de segunda a sexta-feira.

Orientações: Para o agendamento do atendimento presencial, fora dos horários de atendimento descritos acima, envie uma mensagem por e-mail, nela informe seu nome, período, data desejada e duas sugestões de horário que gostaria de agendar, visando à organização dos agendamentos. Em caso de desistência avisar com, no mínimo, 1h de antecedência.

  


  

Documentos regulatórios

I. Ato de autorização do curso Licenciatura em Ciências da Natureza (formato .pdf, tamanho: 270kB)

II. Ato de Reconhecimento do curso: Em processo de avaliação de curso externa do INEP (set-nov/2023)   

III. Atos de Renovação de Reconhecimento de Curso: através do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) ou de avaliações in loco do Inep

    Previsão da próxima avaliação in loco: 2026/2027  

Documentos do curso 

Documentos normativos e orientações dos cursos de graduação estão disponíveis na Página do aluno e no site do Ifes (abre em nova janela).

Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

Projeto Pedagógico do Curso - Licenciatura em Ciências da Natureza (formato .pdf, tamanho: 3,53MB) - contém matriz curricular, fluxograma e ementário do curso.

Práticas Educativas (PEPEs)

Regulamento das Disciplinas de Pesquisa, Extensão e Práticas Educativas (PEPEs) do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (formato .pdf, tamanho: 187kB)

Modelos de Relatórios das PEPEs II a VI (formato .doc, tamanho: 8.61kB) (abre em nova janela)

Monitoria

Regulamento do Programa de Monitoria do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (formato.pdf, tamanho:228kB)

Estágio Curricular Supervisionado

Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (formato .pdf, tamanho: 181kB)

Plano de estágio I, II , III e IV (formato .zip, tamanho:72kB) (download automático)

Informações, documentos e como criar o processo de estágio no sistema

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (formato .pdf, tamanho:174kB)

Orientações da Biblioteca: apresentação do TCC e Repositório Institucional 

 


Corpo docente

 

Coordenação do curso

Prof. Paulo Roberto Prezotti Filho, conforme Portaria de nomeação n° 2502, de 10 de outubro de 2022 (formato .pdf, tamanho: 63kB)

Colegiado

Colegiados dos Cursos Superiores do Ifes - Conselho Superior nº 63/2019 (formato .pdf, tamanho: 129kB)

Composição do Colegiado do curso: Portaria n° 152/2024 (formato .pdf, tamanho: 108kB)

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Criação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Ifes - Conselho Superior nº 64/2019 (formato .pdf, tamanho: 103kB)

Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso: Portaria n° 153/2024 (formato .pdf, tamanho: 58kB)

Professores e disciplinas

As disciplinas de cada professor(a) são definidas por período. Confira as informações atualizadas no Sistema acadêmico (abre em nova janela) ou entre em contato com a coordenação do curso.

Confira a listagem de docentes do Campus Guarapari na página Institucional (em breve).

 

 


Laboratórios

O curso conta com laboratórios de Informática, de uso comum dos cursos oferecidos pelo Campus, além de laboratórios específicos listados a seguir: 

- Biologia

- Física

- Química

- Observatório de Astronomia 

- Orquidário (para atividades práticas de ensino pesquisa e extensão)

- Laboratório de Movimento (atividades físicas e na área de saúde corporal).

 Outras informações podem ser conferidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

 


  

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

Atualmente, os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza estão contemplados com 24 bolsas de Iniciação à Docência, referente à seleção no Edital Pibid nº 23/2022. Além das bolsas para os alunos, há três bolsas para professores supervisores da rede pública municipal de ensino, selecionados através de edital, e uma bolsa para coordenador de área. A área referente ao curso é Ciências e a coordenadora de área, no Campus Guarapari, é a professora Fabíola Chrystian Oliveira Martins. A escola-campo de atuação dos bolsistas é a Escola de Ensino Fundamental Ignez Massad Cola, localizada no bairro Muquiçaba (Guarapari/ES).

Os alunos contemplados foram distribuídos em três núcleos da área de Ciências (núcleo 1, núcleo 2 e núcleo 3). Cada núcleo é constituído por um (1) professor supervisor da escola-campo e oito (8) alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.

A distribuição dos alunos por núcleo, com a indicação dos respectivos supervisores na escola campo, estão mostrados nas Tabela 1, 2 e 3:

 

Tabela 1: Composição (coordenador de área + professor supervisor + bolsista Pibid) do Núcleo 1 da área de Ciências.

NÚCLEO/

CAMPUS

COORDENADOR DE ÁREA

(NOME COMPLETO)

ESCOLA/

MUNICÍPIO

SUPERVISOR (NOME COMPLETO) LICENCIANDO (NOME COMPLETO)
Ciências 1 / Guarapari

Fabíola Chrystian Oliveira Martins

 

EEMEF Ignez Massad Cola / Guarapari

Josela Colnago dos Santos Simões

 

Emilly Kelen Palácios Mendes Nascimento

Joyce Kenery Santos de Morais

Deborah Sodré dos Santos

Clóvis Alexandre Ribeiro

Yasmim Barroso Garcia

Ana Caroline Rosa da Vitória

Stefane Silva dos Santos Rocha

Daniel Rodrigues Cruz Junio

 

Tabela 2: Composição (coordenador de área + professor supervisor + bolsista Pibid) do Núcleo 2 da área de Ciências.

NÚCLEO/

CAMPUS

COORDENADOR DE ÁREA

(NOME COMPLETO)

ESCOLA/

MUNICÍPIO

SUPERVISOR (NOME COMPLETO) LICENCIANDO (NOME COMPLETO)
Ciências 2 / Guarapari

Fabíola Chrystian Oliveira Martins

 

EEMEF Ignez Massad Cola / Guarapari (ES)

Felipe Vieira Loyola

 

Graciele Fernandes Ribeiro

Yasmim Santos Duarte

Amanda Aragão Macêdo

Adrielly Lima Sousa

Marcus Eliud Machado Jacintho

Marinez Toledo Rocha Cunha

Jardel Almeida dos Santos

Charlene Nunes Andrelino

  

Tabela 3: Composição (coordenador de área + professor supervisor + bolsista Pibid) do Núcleo 3 da área de Ciências.

NÚCLEO/

CAMPUS

COORDENADOR DE ÁREA

(NOME COMPLETO)

ESCOLA/

MUNICÍPIO

SUPERVISOR (NOME COMPLETO) LICENCIANDO (NOME COMPLETO)
Ciências 3 / Guarapari

Fabíola Chrystian Oliveira Martins

 

EEMEF Ignez Massad Cola/ Guarapari (ES)

Vaness Ceccon

 

Iago Luiz Oliveira Ribeiro

Ana Letícia Passos da Silva

Ruth Silva Santos

Pedro Henrique Cerqueira Mariano

Miriam Ferreira Barros

Mariana Wandekoken Ribeiro

Aline Flores Fernandes

Joaquim Pompermayer

 

Documentos relacionados   

Edital Pibid Capes nº 23/2022.pdf (formato .pdf, tamanho: 267kB)

Resultado Final Edital Pibid Capes nº 23/2022 (formato .pdf, tamanho: 257kB)

Subprojeto aprovado - Área de Ciências (formato .pdf, tamanho: 170kB)

Edital Seleção Professor Supervisor (formato .pdf, tamanho: 201kB)

Resultado Final Edital Seleção Professor Supervisor (formato .pdf, tamanho: 167kB)

Regulamento do Pibid 2022 (formato .pdf, tamanho: 159kB)

Relatório Parcial Pibid 23-2022 (formato .pdf, tamanho: 3,5Mb)

 

Editais publicados

1° Edital Seleção Alunos Pibid 2022 (formato .pdf, tamanho: 210kB)

2° Edital Seleção Alunos Pibid 2022 (formato .pdf, tamanho: 213kB)

3° Edital Seleção Alunos Pibid 2022 (formato .pdf, tamanho: 214kB)

4° Edital Seleção Alunos Pibid 2022 (formato .pdf, tamanho: 211kB)

 

Documentos para inscrição

Formulário de inscrição (abre em nova janela)

Ficha do Anexo I (editável) (formato .docx, tamanho: 40kB)

 

Orientações

Informações sobre o ciclo 2022 do Pibid 2022/2023 (abre em nova janela)

Orientações sobre o Pibid - Ano 2023 (formato .pdf, tamanho: 407kB)

 

Resultados das seleções internas para o Pibid 

Resultado do 2° edital interno de seleção de alunos do Pibid- Campus Guarapari (formato .pdf, tamanho: 43kB)

Resultado final do 3° edital do Pibid - Campus Guarapari (formato .pdf, tamanho: 492B)

Resultado final do 4° edital de seleção para alunos do Pibid - Campus Guarapari (formato .pdf, tamanho: 91kB)

 


Estágio obrigatório

O Estágio Curricular Supervisionado faz parte do Projeto Pedagógico do Curso, sendo obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares. Ele integra o itinerário formativo do discente, visando a competências próprias da atividade profissional, além de promover a contextualização curricular.

Para estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza, é realizado através da disciplina Estágio Curricular Supervisionado (I, II, III e IV) a partir do 4º período de curso.

Confira as normativas e orientações sobre o Estágio

Confira os documentos exclusivos sobre estágio do curso LCN na aba Documentos

Em caso de dúvidas, encaminhar e-mai para: rec.gua@ifes.edu.br ou entrar em contato através do telefone: (27) 3261-9982

 

Perguntas frequentes sobre estágio curricular supervisionado

Clique na pergunta e a resposta aparecerá logo abaixo:

 

Considerada uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado que busca a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, se constitui como um instrumento de integração, de aperfeiçoamento técnico-científico e de relacionamento humano (LEI Nº 11.788/2008). Em termos gerais, o estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, promovendo dessa forma, o relacionamento dos conteúdos e contextos para dar significado ao aprendizado. Trata-se, portanto, de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política, promovendo, simultaneamente, a consolidação da profissionalização do licenciando, assim como potencializa o desenvolvimento de competências para uma formação profissional ética e cidadã.
Para o bom desenvolvimento, o estágio curricular deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em concordância com a legislação vigente: LEI Nº 11.788/2008; RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2019; RESOLUÇÃO IFES/CS Nº 58/2018, Resolução alunos deficientes CNE/CEB No01, janeiro/2004. Nesse sentido, o estágio curricular tem como objetivos:
  1. Promover a familiarização com a área de interesse de atuação do futuro profissional, a partir de situações reais de trabalho no ambiente escolar;
  2. Proporcionar diferentes experiências de iniciação à docência junto às escolas públicas municipais, estaduais e federais, de ensino fundamental e médio, inclusive com ensino técnico e educação de jovens e adultos;
  3. Aprimorar os valores éticos, de cidadania e de relacionamento humano dos envolvidos;
  4. Estabelecer a prática pedagógica como ação fundamental na formação docente;
  5. Focar no licenciando como sujeito ativo do processo, capaz de realizar a articulação entre teoria e prática;
  6. Incluir a mobilização, a integração e a aplicação do que foi aprendido no curso para resolver os problemas e as dificuldades vivenciadas nos anos anteriores de estudo e pesquisa;
  7. Incentivar os estudantes da licenciatura a utilizarem recursos e materiais didáticos pedagógicos em diferentes propostas metodológicas, organizadas para o ensino de um conteúdo em Ciências da Natureza, atendendo às diferentes demandas identificadas. Assim, o estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica na aquisição de conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal, pois é, também, uma atividade de relacionamento humano comprometida com os aspectos afetivos, sociais, econômicos e, sobretudo, políticos e culturais, porque requer consciência crítica da realidade. Nessa perspectiva, o estágio possibilita ao aluno vivenciar problemas reais da sua comunidade, realizar uma análise mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta, confirmando, portanto, ser uma prática que permite o desenvolvimento de habilidades técnicas de modo geral, mas também de habilidades interpessoais, imprescindíveis à sua formação, já que no mundo atual são priorizadas as ações conjuntas e a integração de conhecimentos.
O estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari é uma atividade prevista na matriz curricular (do 4° a o 7° período), e busca proporcionar ao aluno, dentre outras experiências, uma melhor identificação dos variados campos de atuação do profissional dessa área.
Assim, respeitando as prerrogativas da Legislação Federal (LEI Nº 11.788/2008; RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2019 e da Resolução alunos deficientes CNE/CEB No 01, janeiro/2004) e das regulamentações internas do Ifes (RESOLUÇÃO IFES/CS Nº 58/2018) que versam sobre Estágio Curricular Supervisionado, são apresentadas a seguir as especificidades do curso em questão.
Tipos de Estágio Supervisionado.

O PPC do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari prevê a oferta de estágio obrigatório, componente curricular integrado à matriz, e de estágio não obrigatório, divulgado e disponibilizado pelos órgãos de interesse e fomento. Serão considerados estagiários todos os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza que já cursaram os componentes curriculares que se constituem pré-requisitos para o estágio e que se matricularem no correspondente componente curricular.

Estágio Obrigatório

É aquele definido em função da regulamentação apresentada na Resolução CNE/CP Nº 2/2019, que prevê, no mínimo, 400 horas dedicadas ao estágio supervisionado. O cumprimento da carga horária de estágio é requisito para obtenção do diploma, e, portanto, deverá ser desenvolvido em área compatível com a habilitação. No curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari, a carga horária de estágio supervisionado obrigatório é de 400 (quatrocentas horas) distribuídas em 04 (quatro) componentes curriculares, da seguinte maneira: Estágio Supervisionado I, com carga horária de 60 horas, no 4º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado II, com carga horária de 130 horas, no 5º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado III, com carga horária de 130 horas, no 6º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado IV, com carga horária de 80 horas, no 7º período da matriz curricular. Por isso, compreende-se que o mesmo só poderá ser iniciado após a conclusão da primeira metade do curso. Nesse sentido, inicia-se no 4º período, visto que, até então, espera-se que o estudante tenha cumprido com êxito um conjunto de componentes curriculares que o capacitam para compreender o ambiente escolar e a refletir sobre a prática pedagógica em Ciências da Natureza.

A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. No caso específico do estágio supervisionado obrigatório, o aluno que concluir todos os componentes curriculares do curso ou em período de recesso escolar, poderá ter a jornada diária de até 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais. Deve ser realizado em escolas públicas (redes municipal, estadual e federal) ou privadas que ofertam a educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) e a EJA (os segmentos correspondentes aos anos finais do ensino fundamental e as etapas de ensino médio). Cenário perpassado pela educação especial e ambiental enquanto modalidades de ensino previstas e garantidas por Lei.

Organização do estágio supervisionado obrigatório

Os quatro componentes curriculares destinados ao estágio supervisionado se distribuam ao longo do 4º, 5º, 6º e 7º períodos da matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari. Nas ementas (item 6.3.5) nota-se que as atividades do estágio supervisionado obrigatório devem conter, dentre outras, a observação das atividades escolares e docentes; a coparticipação em atividades de gestão de sala de aula; atividades de regência; e, estudos e pesquisas dirigidas, sob a supervisão docente. Desse modo, o estágio é descrito da seguinte maneira:

Estágio Supervisionado I – Estudos e discussão do referencial teórico que embasará as atividades de estágio. Haverá, ainda, momentos para a observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão de sala de aula. Caracteriza-se como preparatório à elaboração do planejamento a ser apresentado, como norteador das ações do processo de ensino e de aprendizagem a serem executadas nas próximas etapas.

O aluno deverá apresentar um relatório das atividades realizadas junto com reflexões e encaminhamentos de proposições. O professor orientador do estágio deverá organizar encontros semanais e/ou mensais, nos quais discutir-se-ão aspectos teóricos e de planejamento, essenciais para o início das atividades práticas. A carga horária total é de 60 horas, sendo 20 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 05 aulas cada) e 40 horas de aulas práticas (estagiários na escola coletando dados através da aplicação de entrevistas e questionários).

Com o tema “(Re)conhecendo identidades e territórios da docência: o espaço escolar e o exercício da docência em Ciências da Natureza”, espera-se que o licenciando possa analisar a constituição da docência a partir das suas múltiplas dimensões constituintes (a formação inicial e continuada, o espaço escolar, as relações tecidas na escola e o exercício da docência).

Estágio Supervisionado II – São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio II, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.

O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 130 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 10 aulas cada) e 90 horas de aulas práticas (estagiários na escola).

Com o tema Práticas na Docência em Ciências da Natureza: a experiência docente no Ensino Fundamental a partir da BNCC, espera-se que o licenciando se prepare para intervir pedagogicamente no espaço escolar, principalmente, em turmas de anos finais do ensino fundamental.

Estágio Supervisionado III – São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio III, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.

O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 130 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 10 aulas cada) e 90 horas de aulas práticas (estagiários na escola).

Com o tema “O ensino médio e a BNCC: a prática docente em Ciências da Natureza no Ensino Médio a partir da Biologia”, espera-se que o licenciando desenvolva práticas coletivas e reflexivas articuladas pela atividade investigativa das próprias práticas instituídas no ensino médio.

Estágio Supervisionado IV - No estágio IV, fase final de execução e avaliação da prática de sala de aula, serão propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. Constitui-se o momento que culminará com o término do estágio e o consequente encaminhamento para o fechamento do curso. São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio supervisionado IV, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.

O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 80 horas, sendo 16 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de 04 aulas cada) e 64 horas de aulas práticas (estagiários na escola).

Com o tema “Saberes da formação docente: Ciências da Natureza e experiências na EJA”, espera-se que o licenciando consiga desenvolver reflexões teórico-práticas com vistas a realizar mediações pedagógicas para o ensino da Ciência da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso de formação inicial.

Estágio Não obrigatório

É aquele desenvolvido como atividade opcional. Deve ser realizado em área compatível com o curso frequentado de modo a possibilitar o aprimoramento do estudante para a vida cidadã e para o trabalho. Poderá o aluno do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari realizar o estágio não obrigatório a partir do momento em que ingressar na instituição e estiver matriculado e frequentando o curso. Para tanto, o interessado deve se inscrever em processos seletivos dessa natureza e obter aprovação.

A carga horária de estágio supervisionado não obrigatório não é contabilizada para fins de integralização do curso. No entanto, deve ser registrada no histórico escolar do estudante. O NDE e o Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari entendem que tal registro deve incorporar toda a carga horária de estágio não obrigatório cumprida pelo estudante enquanto o mesmo mantiver matrícula e frequência na instituição.

Sim. Para conhecer as ementas, acesse o ementário do curso, disponível no site do campus Guarapari. (ou clique aqui)
Partes Envolvidas e Formalização do Estágio.
O Estágio é um processo que deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado e que envolve a Instituição de Ensino (Setor de Estágio, Coordenador do Curso, Coordenador da disciplina Estágio Curricular Supervisionado e Professor Orientador), a Unidade Concedente (Representante Legal e Supervisor do Estágio) e o Estagiário. As funções de cada uma das partes estão definidas na Lei Nº 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, e na Resolução IFES/CS Nº 58/2018, Resolução CNE/CEB No 01/2004 que regulamenta os estágios dos alunos do Ifes.
A realização do estágio envolve um processo que deverá ser observado com rigor para assegurar a legalidade dos procedimentos. Assim, antes do início de qualquer estágio, o aluno deverá procurar o setor do campus responsável pelo estágio para receber orientação. Esse setor irá providenciar os formulários necessários para formalização do estágio e irá assessorar o aluno durante todo o processo até a sua finalização, com o apoio do coordenador de estágio curricular supervisionado do curso.
O setor responsável pela orientação de como formalizar o estágio curricular supervisionado no campus Guarapari é a Coordenadoria Geral de Extensão (CGEX), localizada na sala A-303, telefone: (27) 3261-9982; e-mail: rec.gua@ifes.edu.br
Acompanhamento e Avaliação.

Todo estágio deverá ter um acompanhamento efetivo do Professor Orientador no Ifes e do Supervisor de Estágio na Unidade Concedente. Por parte do Professor Orientador, esse acompanhamento será realizado por meio de encontros periódicos com o estagiário, relatórios parciais e visitas à Unidade Concedente. E o Supervisor de Estágio por meio do preenchimento de relatórios em formulários disponibilizados pelo setor de Estágio do Ifes.

No caso de estágio não obrigatório, o aluno deverá entregar ao setor de Estágio, a cada 6 (seis) meses, um Relatório Periódico em formulário disponibilizado pelo mesmo. Ao final do estágio, será necessário o preenchimento do Relatório Final, também em formulário específico, caso o aluno deseje que seu estágio não obrigatório apareça em seu currículo acadêmico. No caso de estágios que durarem até 6 (seis) meses, será necessário apenas o Relatório Final. Se for estágio Obrigatório, o mesmo será avaliado e acompanhado de acordo com o Plano de Ensino do Componente Curricular.

Em se tratando de estágio supervisionado obrigatório, o processo de avaliação do estagiário será global em cada período, com apuração da carga horária prevista e das atividades realizadas. O estagiário só poderá ser promovido ao estágio supervisionado seguinte se tiver obtido aprovação, na mesma atividade, no período anterior. Finalmente, ressalta-se que o processo de avaliação de desempenho obedecerá às normas gerais estabelecidas, sendo considerado aprovado o aluno que cumprir a carga horária especificada na matriz curricular e obtiver o rendimento mínimo, conforme parâmetros indicativos na avaliação da aprendizagem do curso e no ROD.

A frequência do aluno na escola campo, ou seja, na escola onde está fazendo estágio será computada de acordo com a proposta de formulário apresentada pelo docente orientador, ou seja, do docente que ministra a disciplina de estágio do semestre em vigor.
Cabe a este docente fazer o controle e registro da frequência do estagiário na escola campo e enviar, ao final do semestre, os dados para lançamento no registro escolar do aluno estagiário.
Sim. Ao finalizar o estágio, o aluno deverá entregar o relatório final ao orientador de estágio (professor que ministra a disciplina de estágio), na data estabelecida pelo mesmo.
Os itens que devem conter no relatório final estão descritos no capítulo VIII, artigos 27°, 28° e 29° do regulamento de estágio supervisionado, ressaltando que a formatação do relatório final deverá seguir as orientações do Cadernos de Normas para apresentação de Trabalhos Acadêmicos do Ifes, adaptando para os itens citados no regulamento do estágio.

 


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