Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Graduação > Engenharia Elétrica
Início do conteúdo da página

Engenharia Elétrica

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2009, 19h15 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 17h05

Índice de Artigos

  

O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica (Enel) forma engenheiros habilitados nas áreas de Sistemas de Energia.

  

Perfil do Profissional

O profissional formado terá habilidades, competências e conhecimentos necessários a um Engenheiro Eletricista ético, inovador, empreendedor, consciente de seu papel e de sua responsabilidade para com a sociedade, e capaz de empregar tais características em sua atuação profissional, seja em uma empresa, em seu próprio empreendimento e ou na sua carreira acadêmica. Assim, a estrutura curricular para o Curso de Engenharia Elétrica foi construída de modo que o futuro egresso tenha o seguinte perfil profissional:

  • Sólida formação nas disciplinas básicas, garantindo que o profissional, depois de formado, tenha facilidade em acompanhar a evolução tecnológica e atender às novas demandas da sociedade.
  • Uma visão global e interdisciplinar e um caráter proativo, ambos proporcionados pela disciplina obrigatória de Projetos Aplicados (cursada desde o início do curso), pela participação em atividades extracurriculares, e pelo projeto de fim de curso.
  • Bom conhecimento na área de informática, necessário para atuação em novas áreas do mercado, como as redes inteligentes de energia elétrica. Disciplinas na área de informática são ministradas já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em outras disciplinas e, se assim o desejar, em disciplinas optativas ou extracurriculares dentro da instituição.
  • Formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom desempenho no relacionamento interpessoal em sua atuação profissional, e que venha a tornar-se um engenheiro consciente de seu papel dentro da comunidade.
  • Uma visão real, crítica e humanística de sua vida profissional, proporcionada pelo Estágio Curricular Obrigatório e, possivelmente, por atividades de extensão comunitária e tecnológica.
  • Bom desempenho nas aplicações práticas de sua vida profissional, resultante de grande número de aulas de laboratório e de atividades práticas interdisciplinares desenvolvidas durante o curso.
  • A capacidade de buscar soluções de problemas e de ser criativo e inovador, desenvolvida em sala de aula por uma postura do professor “como orientador”, que conduz o aluno desde o início de seu curso a buscar soluções de forma independente e autodidata.
  • Capacidade de comunicação oral e escrita, desenvolvida em disciplinas específicas e nas outras diversas disciplinas do curso.
    Dessa forma, o egresso estará habilitado a desenvolver, com plenitude, as atividades e atribuições especificadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

 

Área de Atuação

O Engenheiro Eletricista é um profissional, de cunho generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. O profissional pode atuar na gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica no que diz respeito a sistemas elétricos. Além disso, os egressos deste curso estarão aptos a atuar tanto empresas, quanto empreender o próprio negócio ou atuar na carreira acadêmica.

As principais áreas de atuação dos egressos deste curso são:

  • concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão ou distribuição;
  • empresas de automação e controle, tanto industrial quanto predial;
  • projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais;
  • estudo e definição do potencial energético de fontes de energia;
  • eficientização de sistemas energéticos, conservação de energia,
  • estudos, projetos e implantação de fontes alternativas e renováveis de energia;
  • simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador;
  • fabricação e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos.

 

Informações gerais

Tipo de curso: Bacharelado

Turno: Integral (horários específicos para cada período)

Duração: 5 anos - 10 semestres

Modalidade: Presencial

Local de oferta: Alameda Francisco Vieira Simões, nº 720 - Bairro Aeroporto - Guarapari/ES.

CEP 29216-795.

Quantidade de vagas: 36 vagas anuais

Periodicidade da oferta: Anual

Forma de acesso:

a) ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O ingressante concorre às vagas nas universidades públicas mediante a sua nota no exame, bem como a sua classificação no SISU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, conforme os editais de seleção;

b) Editais de Processos Seletivos para vagas remanescentes para Transferência e Novo Curso – editais especiais publicados quando houver existência de vagas nos cursos superiores.

Código e-MEC: 1374889

Contatoccee.gua@ifes.edu.br

Telefone: (27)3261-9951

 

Para saber mais sobre o curso, acesse as abas disponíveis na parte superior da tela. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página