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Licenciatura em Ciências da Natureza - Documentos

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 18h24 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 16h39

Índice de Artigos

  

Documentos institucionais

Documentos normativos e orientações dos cursos de graduação do Ifes estão disponíveis na Página do aluno e no site do Ifes

I. Ato de autorização do curso Licenciatura em Ciências da Natureza: Resolução do Conselho Superior n° 41, de 27 de agosto de 2020.

II. Ato de Reconhecimento do curso: Em processo de avaliação de curso externa do INEP (set-nov/2023)  

 

Documentos do curso 

1 Projeto pedagógicos do curso 

1.1 Projeto pedagógico do curso (formato .pdf, tamanho: 3,53MB) 

2 Estrutura do curso 

2.1. Fluxograma - Licenciatura em Ciências da Natureza (formato.pdf, tamanho:63kB)

2.2 Ementário - Licenciatura em Ciências da Natureza (formato .pdf, tamanho:1,5Mb)  

3. Colegiado 

3.1 Resolução do Conselho Superior n° 63, de 13 de dezembro de 2019

3.2 Composição do Colegiado: Portaria n° 52 – GDG, de 28 de fevereiro de 2024 (formato .pdf, tamanho: 59kB)

4. Núcleo Docente Estruturante (NDE)

4.1 Resolução do Conselho Superior N° 64, de 13 de dezembro de 2019

4.2 Composição do NDE: Portaria N° 51 – GDG, de 28 de fevereiro de 2024 (formato .pdf, tamanho: 55kB)

5. Práticas Pedagógicas

5.1 Rgulamento das Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

5.2 Modelos de relatórios das PEPEs II a VI

6. Monitoria

6. Regulamento do Programa de Monitoria do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (formato.pdf, tamanho:228kB)

7. Estágio Curricular Supervisionado

7.1 Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

7.2 Plano de estágio I, II , III e IV (formato .zip, tamanho:72kB)

8. Trabalho de conclusão de curso

8.1 Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (formato .pfd, tamanho:174kB)

8.2 Repositório Institucional do Ifes (Portaria nº 151/2020)

8.3 Orientações da Biblioteca: apresentação do TCC e Repositório Institucional

 

Perguntas frequentes sobre estágio curricular supervisionado

Considerada uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado que busca a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, se constitui como um instrumento de integração, de aperfeiçoamento técnico-científico e de relacionamento humano (LEI Nº 11.788/2008). Em termos gerais, o estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, promovendo dessa forma, o relacionamento dos conteúdos e contextos para dar significado ao aprendizado. Trata-se, portanto, de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política, promovendo, simultaneamente, a consolidação da profissionalização do licenciando, assim como potencializa o desenvolvimento de competências para uma formação profissional ética e cidadã.
Para o bom desenvolvimento, o estágio curricular deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em concordância com a legislação vigente: LEI Nº 11.788/2008; RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2019; RESOLUÇÃO IFES/CS Nº 58/2018, Resolução alunos deficientes CNE/CEB No01, janeiro/2004. Nesse sentido, o estágio curricular tem como objetivos:
  1. Promover a familiarização com a área de interesse de atuação do futuro profissional, a partir de situações reais de trabalho no ambiente escolar;
  2. Proporcionar diferentes experiências de iniciação à docência junto às escolas públicas municipais, estaduais e federais, de ensino fundamental e médio, inclusive com ensino técnico e educação de jovens e adultos;
  3. Aprimorar os valores éticos, de cidadania e de relacionamento humano dos envolvidos;
  4. Estabelecer a prática pedagógica como ação fundamental na formação docente;
  5. Focar no licenciando como sujeito ativo do processo, capaz de realizar a articulação entre teoria e prática;
  6. Incluir a mobilização, a integração e a aplicação do que foi aprendido no curso para resolver os problemas e as dificuldades vivenciadas nos anos anteriores de estudo e pesquisa;
  7. Incentivar os estudantes da licenciatura a utilizarem recursos e materiais didáticos pedagógicos em diferentes propostas metodológicas, organizadas para o ensino de um conteúdo em Ciências da Natureza, atendendo às diferentes demandas identificadas. Assim, o estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica na aquisição de conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal, pois é, também, uma atividade de relacionamento humano comprometida com os aspectos afetivos, sociais, econômicos e, sobretudo, políticos e culturais, porque requer consciência crítica da realidade. Nessa perspectiva, o estágio possibilita ao aluno vivenciar problemas reais da sua comunidade, realizar uma análise mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta, confirmando, portanto, ser uma prática que permite o desenvolvimento de habilidades técnicas de modo geral, mas também de habilidades interpessoais, imprescindíveis à sua formação, já que no mundo atual são priorizadas as ações conjuntas e a integração de conhecimentos.
O estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari é uma atividade prevista na matriz curricular (do 4° a o 7° período), e busca proporcionar ao aluno, dentre outras experiências, uma melhor identificação dos variados campos de atuação do profissional dessa área.
Assim, respeitando as prerrogativas da Legislação Federal (LEI Nº 11.788/2008; RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2019 e da Resolução alunos deficientes CNE/CEB No 01, janeiro/2004) e das regulamentações internas do Ifes (RESOLUÇÃO IFES/CS Nº 58/2018) que versam sobre Estágio Curricular Supervisionado, são apresentadas a seguir as especificidades do curso em questão.
Tipos de Estágio Supervisionado.

O PPC do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari prevê a oferta de estágio obrigatório, componente curricular integrado à matriz, e de estágio não obrigatório, divulgado e disponibilizado pelos órgãos de interesse e fomento. Serão considerados estagiários todos os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza que já cursaram os componentes curriculares que se constituem pré-requisitos para o estágio e que se matricularem no correspondente componente curricular.

Estágio Obrigatório

É aquele definido em função da regulamentação apresentada na Resolução CNE/CP Nº 2/2019, que prevê, no mínimo, 400 horas dedicadas ao estágio supervisionado. O cumprimento da carga horária de estágio é requisito para obtenção do diploma, e, portanto, deverá ser desenvolvido em área compatível com a habilitação. No curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari, a carga horária de estágio supervisionado obrigatório é de 400 (quatrocentas horas) distribuídas em 04 (quatro) componentes curriculares, da seguinte maneira: Estágio Supervisionado I, com carga horária de 60 horas, no 4º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado II, com carga horária de 130 horas, no 5º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado III, com carga horária de 130 horas, no 6º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado IV, com carga horária de 80 horas, no 7º período da matriz curricular. Por isso, compreende-se que o mesmo só poderá ser iniciado após a conclusão da primeira metade do curso. Nesse sentido, inicia-se no 4º período, visto que, até então, espera-se que o estudante tenha cumprido com êxito um conjunto de componentes curriculares que o capacitam para compreender o ambiente escolar e a refletir sobre a prática pedagógica em Ciências da Natureza.

A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. No caso específico do estágio supervisionado obrigatório, o aluno que concluir todos os componentes curriculares do curso ou em período de recesso escolar, poderá ter a jornada diária de até 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais. Deve ser realizado em escolas públicas (redes municipal, estadual e federal) ou privadas que ofertam a educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) e a EJA (os segmentos correspondentes aos anos finais do ensino fundamental e as etapas de ensino médio). Cenário perpassado pela educação especial e ambiental enquanto modalidades de ensino previstas e garantidas por Lei.

Organização do estágio supervisionado obrigatório

Os quatro componentes curriculares destinados ao estágio supervisionado se distribuam ao longo do 4º, 5º, 6º e 7º períodos da matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari. Nas ementas (item 6.3.5) nota-se que as atividades do estágio supervisionado obrigatório devem conter, dentre outras, a observação das atividades escolares e docentes; a coparticipação em atividades de gestão de sala de aula; atividades de regência; e, estudos e pesquisas dirigidas, sob a supervisão docente. Desse modo, o estágio é descrito da seguinte maneira:

Estágio Supervisionado I – Estudos e discussão do referencial teórico que embasará as atividades de estágio. Haverá, ainda, momentos para a observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão de sala de aula. Caracteriza-se como preparatório à elaboração do planejamento a ser apresentado, como norteador das ações do processo de ensino e de aprendizagem a serem executadas nas próximas etapas.

O aluno deverá apresentar um relatório das atividades realizadas junto com reflexões e encaminhamentos de proposições. O professor orientador do estágio deverá organizar encontros semanais e/ou mensais, nos quais discutir-se-ão aspectos teóricos e de planejamento, essenciais para o início das atividades práticas. A carga horária total é de 60 horas, sendo 20 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 05 aulas cada) e 40 horas de aulas práticas (estagiários na escola coletando dados através da aplicação de entrevistas e questionários).

Com o tema “(Re)conhecendo identidades e territórios da docência: o espaço escolar e o exercício da docência em Ciências da Natureza”, espera-se que o licenciando possa analisar a constituição da docência a partir das suas múltiplas dimensões constituintes (a formação inicial e continuada, o espaço escolar, as relações tecidas na escola e o exercício da docência).

Estágio Supervisionado II – São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio II, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.

O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 130 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 10 aulas cada) e 90 horas de aulas práticas (estagiários na escola).

Com o tema Práticas na Docência em Ciências da Natureza: a experiência docente no Ensino Fundamental a partir da BNCC, espera-se que o licenciando se prepare para intervir pedagogicamente no espaço escolar, principalmente, em turmas de anos finais do ensino fundamental.

Estágio Supervisionado III – São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio III, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.

O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 130 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 10 aulas cada) e 90 horas de aulas práticas (estagiários na escola).

Com o tema “O ensino médio e a BNCC: a prática docente em Ciências da Natureza no Ensino Médio a partir da Biologia”, espera-se que o licenciando desenvolva práticas coletivas e reflexivas articuladas pela atividade investigativa das próprias práticas instituídas no ensino médio.

Estágio Supervisionado IV - No estágio IV, fase final de execução e avaliação da prática de sala de aula, serão propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. Constitui-se o momento que culminará com o término do estágio e o consequente encaminhamento para o fechamento do curso. São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio supervisionado IV, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.

O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 80 horas, sendo 16 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de 04 aulas cada) e 64 horas de aulas práticas (estagiários na escola).

Com o tema “Saberes da formação docente: Ciências da Natureza e experiências na EJA”, espera-se que o licenciando consiga desenvolver reflexões teórico-práticas com vistas a realizar mediações pedagógicas para o ensino da Ciência da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso de formação inicial.

Estágio Não obrigatório

É aquele desenvolvido como atividade opcional. Deve ser realizado em área compatível com o curso frequentado de modo a possibilitar o aprimoramento do estudante para a vida cidadã e para o trabalho. Poderá o aluno do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari realizar o estágio não obrigatório a partir do momento em que ingressar na instituição e estiver matriculado e frequentando o curso. Para tanto, o interessado deve se inscrever em processos seletivos dessa natureza e obter aprovação.

A carga horária de estágio supervisionado não obrigatório não é contabilizada para fins de integralização do curso. No entanto, deve ser registrada no histórico escolar do estudante. O NDE e o Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari entendem que tal registro deve incorporar toda a carga horária de estágio não obrigatório cumprida pelo estudante enquanto o mesmo mantiver matrícula e frequência na instituição.

Sim. Para conhecer as ementas, acesse o ementário do curso, disponível no site do campus Guarapari. (ou clique aqui)
Partes Envolvidas e Formalização do Estágio.
 
O Estágio é um processo que deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado e que envolve a Instituição de Ensino (Setor de Estágio, Coordenador do Curso, Coordenador da disciplina Estágio Curricular Supervisionado e Professor Orientador), a Unidade Concedente (Representante Legal e Supervisor do Estágio) e o Estagiário. As funções de cada uma das partes estão definidas na Lei Nº 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, e na Resolução IFES/CS Nº 58/2018, Resolução CNE/CEB No 01/2004 que regulamenta os estágios dos alunos do Ifes.
 
A realização do estágio envolve um processo que deverá ser observado com rigor para assegurar a legalidade dos procedimentos. Assim, antes do início de qualquer estágio, o aluno deverá procurar o setor do campus responsável pelo estágio para receber orientação. Esse setor irá providenciar os formulários necessários para formalização do estágio e irá assessorar o aluno durante todo o processo até a sua finalização, com o apoio do coordenador de estágio curricular supervisionado do curso.
 
O setor responsável pela orientação de como formalizar o estágio curricular supervisionado no campus Guarapari é a Coordenadoria Geral de Extensão (CGEX), localizada na sala A-303, telefone: (27) 3261-9982; e-mail: rec.gua@ifes.edu.br
Acompanhamento e Avaliação.
 

Todo estágio deverá ter um acompanhamento efetivo do Professor Orientador no Ifes e do Supervisor de Estágio na Unidade Concedente. Por parte do Professor Orientador, esse acompanhamento será realizado por meio de encontros periódicos com o estagiário, relatórios parciais e visitas à Unidade Concedente. E o Supervisor de Estágio por meio do preenchimento de relatórios em formulários disponibilizados pelo setor de Estágio do Ifes.

No caso de estágio não obrigatório, o aluno deverá entregar ao setor de Estágio, a cada 6 (seis) meses, um Relatório Periódico em formulário disponibilizado pelo mesmo. Ao final do estágio, será necessário o preenchimento do Relatório Final, também em formulário específico, caso o aluno deseje que seu estágio não obrigatório apareça em seu currículo acadêmico. No caso de estágios que durarem até 6 (seis) meses, será necessário apenas o Relatório Final. Se for estágio Obrigatório, o mesmo será avaliado e acompanhado de acordo com o Plano de Ensino do Componente Curricular.

Em se tratando de estágio supervisionado obrigatório, o processo de avaliação do estagiário será global em cada período, com apuração da carga horária prevista e das atividades realizadas. O estagiário só poderá ser promovido ao estágio supervisionado seguinte se tiver obtido aprovação, na mesma atividade, no período anterior. Finalmente, ressalta-se que o processo de avaliação de desempenho obedecerá às normas gerais estabelecidas, sendo considerado aprovado o aluno que cumprir a carga horária especificada na matriz curricular e obtiver o rendimento mínimo, conforme parâmetros indicativos na avaliação da aprendizagem do curso e no ROD.

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A frequência do aluno na escola campo, ou seja, na escola onde está fazendo estágio será computada de acordo com a proposta de formulário apresentada pelo docente orientador, ou seja, do docente que ministra a disciplina de estágio do semestre em vigor.
Cabe a este docente fazer o controle e registro da frequência do estagiário na escola campo e enviar, ao final do semestre, os dados para lançamento no registro escolar do aluno estagiário.
Sim. Ao finalizar o estágio, o aluno deverá entregar o relatório final ao orientador de estágio (professor que ministra a disciplina de estágio), na data estabelecida pelo mesmo.
Os itens que devem conter no relatório final estão descritos no capítulo VIII, artigos 27°, 28° e 29° do regulamento de estágio supervisionado, ressaltando que a formatação do relatório final deverá seguir as orientações do Cadernos de Normas para apresentação de Trabalhos Acadêmicos do Ifes, adaptando para os itens citados no regulamento do estágio.
Para acessar o regulamento de estágio clique aqui. E para acessar o caderno de normas para apresentação de trabalhos acadêmicos, clique aqui.

 
 
 
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