Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aluno > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 12h28 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 17h33

Índice de Artigos

Sejam bem-vindos(as)!

A Biblioteca do Campus Guarapari é aberta a comunidade para consulta local. Tem por responsabilidade dar suporte à pesquisa, ensino, extensão e cultura, atendendo às necessidades informacionais de alunos, professores, servidores técnico-administrativos e comunidade. 

Acesse o Regulamento Interno da Biblioteca (formato .pdf, tamanho: 266kB)

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda-feira a sexta-feira, de 9h as 21h.

No período de férias escolares, o horário de atendimento é de 9h as 18h.

 

CONTATO

E-mail: biblioteca.gua@ifes.edu.br

Telefone: (27) 3261-9944

 

 

1 Marca biblioteca colorida

 


 Bibliotecas Virtuais e Bases de Dados

1.png 5.jpg
15.png

12.png

 

2.jpg   capes

      

Materiais de Apoio: 

 

1. Tutorial de acesso às bibliotecas virtuais (formato .pdf, tamanho: 1,46MB)

2. Instruções do Target GEDWeb:

O acesso às Normas Técnicas (Target GEDWeb) deve ser feito pelo Sistema Pergamum (abre em nova janela), conforme abaixo:

- Em 'Pesquisa geral' coloco o número ou título da norma.

- Clique na lupa.

- Em 'Exibir resultados de outro Repositório', clique em 'Pesquisa Target GEDWeb ABNT'.

- Clique no link 'Target GEDWeb' em azul.

- Faça login no site utilizando o e-mail institucional.

Acesso ABNT via Pergamum

 


Consulta ao acervo

Ao clicar no link abaixo, será aberta uma página de pesquisa e, do lado direito, um link "+biblioteca". Clique neste link e escolha a biblioteca do Ifes Campus Guarapari. Se não escolher esta opção, a pesquisa buscará em todas as bibliotecas do Instituto.

Clique aqui para consultar o acervo da biblioteca do Ifes Campus Guarapari (abre em nova janela)

 


Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é permitido aos alunos dos cursos técnicos, graduandos, pós-graduandos, alunos do curso à distância (polo de Guarapari), docentes e servidores técnico-administrativos.

No ato de empréstimo serão solicitados os seguintes documentos:

Alunos: carteira estudantil

Servidores: documento de identificação com foto

Prazo de empréstimo de materiais

Categoria de Usuário

Itens

Prazo de
devolução

Renovações
por item

Aluno de Curso Técnico 03 itens 7 dias 2 (duas)
Aluno de Graduação 05 itens 7 dias 2 (duas)
Aluno de Pós-Graduação 05 itens 14 dias 2 (duas)
Servidor Técnico-administrativo 05 itens 14 dias 2 (duas)
Servidor Docente 05 itens 14 dias 2 (duas)
Aluno de Ensino a distância 05 itens 14 dias 2 (duas)

Observação: O prazo de empréstimo para livros de literatura é de 14 dias.

 


Espaços da Biblioteca

A Biblioteca do Campus Guarapari é composta por:

- Espaço de estudo individual composto por 10 baias de estudo

- Sala de estudos em grupo, com 20 mesas de estudo

- Área dos computadores para pesquisa dos usuários

- Espaço da Arteterapia

- Hemeroteca

- Monitor de consulta ao acervo (catálogo online - Sistema Pergamum)

- Área do acervo (aproximadamente 10.000 exemplares)

- Espaço do guarda-volumes (consulte normas de utilização).

 

 


OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

Neste espaço, serão informados os processos seletivos com vagas para estágio na Biblioteca do Ifes Campus Guarapari. 

 

NO MOMENTO, NÃO HÁ VAGAS OU EDITAIS EM ABERTO.

 

Confira os processos seletivos para Bolsistas e Estagiários do Campus Guarapari

 

 


Fontes de informação acadêmicas e profissionais

O livreto "Fontes de informação acadêmicas e profissionais" (formato .pdf, tamanho: 8Mb) apresenta fontes de informações importantes para quem está percorrendo o caminho acadêmico e profissional (com links, vídeos e imagens).

Um recorte rspecial, a partir da página 17, mostra Informações sobre as instituições de ensino, cursos e empresas de recrutamento de estágios e empregos que atuam em Guarapari e região (Vitória, Vila Velha e Serra). 

Capa Livreto

 


Guarda-volumes

Normas de utilização:

  • - O usuário deverá solicitar uma chave no balcão de atendimento, onde será feito o registro no Sistema Pergamum.
  • - O uso do guarda-volumes é permitido somente durante a permanência do usuário na Biblioteca.
  • - A perda ou pernoite da chave acarretará em multa de R$5,00 (cinco reais). O usuário deverá pagar a multa diretamente na agência do Banco do Brasil através de GRU emitida pela Biblioteca ou via Pix.
  • - O usuário é responsável pelo material deixado no guarda-volumes.

Acesse o Termo de Responsabilidade (formato .pdf, tamanho: 86kB) que deve ser assinado pelos pais dos alunos menores de 18 anos e pelos alunos maiores de 18 anos.


Orientações - Apresentação do TCC na Biblioteca e Repositório Institucional

O processo inicia-se com o envio do trabalho pelo aluno para o e-mail biblioteca.gua@ifes.edu.br em formato pdf, solicitando a Ficha catalográfica.

No assunto do e-mail deverá conter as informações: tipo do curso (graduação ou pós graduação) e nome do curso. Exemplo: TCC Graduação - Administração

O trabalho deverá ser enviado após a apresentação, aprovação e modificação do trabalho de acordo com as orientações da banca examinadora, já contendo a folha de aprovação com as devidas assinaturas e todos os elementos textuais e pós textuais.

O trabalho deve ser elaborado de acordo com os cadernos de normas do Ifes. A verificação das normas deve ser feita pelos orientadores. No entanto, os bibliotecários orientam a padronização e o uso dos cadernos. Para isso o aluno deve enviar um e-mail para biblioteca.gua@ifes.edu.br e agendar um horário.

Conforme o artigo primeiro da Portaria nº 1709, de 21 de outubro de 2021 (link abaixo)

Todo trabalho de conclusão de curso produzido no âmbito das várias modalidades dos cursos presenciais, semipresenciais ou a distância do Ifes, independentemente da natureza e/ou formato (tais como artigo científico, monografia, revisão sistemática e aprofundada da literatura, portfólio, dentre outros) deverá ser disponibilizado no Repositório Institucional do Ifes.

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - RI/Ifes tem por objetivo reunir num mesmo local a produção científica da instituição. O depósito dos trabalhos deve ser feito pelo aluno com o auxílio do seu orientador. Deve ser inserido na coleção 'Ciências Sociais Aplicadas', se for do curso de Administração; 'Engenharias', se do curso de Engenharia Elétrica; 'Ciências Biológicas', se do curso Ciências da natureza. O bibliotecário irá validar o depósito finalizando o processo de publicação no RI/Ifes.

Por este motivo, o Termo de Autorização (link abaixo) deve ser preenchido e assinado junto com o orientador, onde pelo novo modelo, o aluno deve sinalizar as opções quanto às restrições do trabalho e autorizar o bibliotecário a validar os metadados para sua publicação. Por orientação do Fórum de Bibliotecários, esse documento poderá ser assinado em meio físico no dia da defesa ou em meio eletrônico pelo Sipac. Nos dois casos quem deve providenciar as assinaturas é a secretaria responsável pelo curso ou sua Coordenação.

Ao final, emitiremos o "Recibo de quitação" que será enviado ao aluno. Este documento deve ser entregue no CRA, quando da solicitação do diploma.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail citado acima ou pelo telefone (27)3261-9944.

 

Repositório do Ifes: https://repositorio.ifes.edu.br (abre em nova janela)

 

Documentos

Portaria nº 1709/2021 (formato .pdf, tamanho: 1,27Mb) - Dispõe sobre o fluxo de depósito dos Trabalhos Finais de Curso, produzidos no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo Ifes, no Repositório Institucional

Termo de autorização para disponibilização (formato .doc, tamanho: 35kB)

Caderno de normas para apresentação de referências - edição 2019 (formato .pdf, tamanho: 2,12Mb)

Caderno de normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos - edição 2024 (abre em nova janela)

Tutoriais

Tutorial para depósito de trabalhos no Repositório Institucional (formato .pdf, tamanho: 1,46Mb)

Vídeo tutorial para depósito de trabalhos no Repositório Institucional (abre em nova janela)

Templates

Modelo de monografia de acordo com a ABNT (formato .odt, tamanho: 456kB) - atualizado em 11/10/2024

Modelo de artigo de acordo com a ABNT (formato .odt, tamanho: 456kB) - atualizado em 11/10/2024


Periódicos

Confira os períodos por curso disponíveis na Biblioteca 

 


Concurso de Poesias

Sem previsão.

 


Exposições de Produções Artísticas

 

2024

 

 


Feira de Troca de Livros

A Coordenadoria de Biblioteca do Campus Guarapari apresenta neste vídeo uma retrospectiva sobre a ação "Feira de Troca de Livros", realizada entre 2013 e 2016. Também mostram a ação "Baú Itinerante" realizada em 2016.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CmBtFQQxoMA

 

A Coordenadoria de Biblioteca do Campus Guarapari apresenta neste vídeo os registros da ação "Feira de Troca de Livros" realizada em 2022. Também mostram a ação "Baú Itinerante" realizada no mesmo ano.

 Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tU70gVcEm_8

 Link para o vídeo: https://youtu.be/ibo9pMy_2l0?si=Qh4tSDXXBa-PFWJx

 

Agradecemos a todos e todas que participaram dessas ações!


 Publicações de Servidores (2ª Edição)

servidores 1

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

 

servidores 2

Atualizado em 16/05/2024


Renovação de empréstimo

Passo a passo

- Acesse o Sistema Pergamum (abre em nova janela)

- Clique em 'Entrar'

- Insira Matrícula e Senha da biblioteca

- Clique em seu nome de usuário

- Na página default, clique em 'Meu Pergamum'

-No título desejado, clique em 'Renovar'

 

Fique atento às informações fornecidas pelo sistema e observe a nova data de devolução.

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página