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Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 09h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 09h22

Sobre o NAPNE

NÚCLEO DE ATENDIMENTO  À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE)

O Napne tem por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência, participação, aprendizagem e conclusão com aproveitamento, em todos os níveis e modalidades de ensino.

Entende-se como pessoas com necessidades específicas aquelas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas;

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, no comprometimento das relações sociais, na comunicação ou em estereotipias motoras. Atualmente está englobado no transtorno de espectro autista, classificando-se como leve, moderado ou grave;

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles identificados com um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Informações retiradas da Resolução CS Nº 55/2017 e Resolução CS nº 33/2020.

O NAPNE do Campus Guarapari tem uma agenda de reuniões ordinárias mensais com todos os membros do Núcleo. Realiza acompanhamento de todos os estudantes que se matriculam em vagas de ações afirmativas para pessoas com deficiência ou que, após o ingresso no Campus, demonstrem alguma necessidade específica que se enquadre no público alvo da educação especial. Organiza também ações de sensibilização sobre a educação especial para os professores e atores da comunidade escolar.

Outras Informações

Resolução nº 55/2017 - CS, de 19 de dezembro de 2017 - Institui os procedimentos de identificação, acompanhamento e certificação de alunos com Necessidades Específicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.

Resolução nº 19/2018 - CS, de 13 de julho de 2018 - Atualiza resolução nº 55/2017.

Portaria nº 37 - GDG, de 24 de fevereiro de 2023 - Composição atualizada do NAPNE

Acessibilidade e Inclusão - O trabalho dos Napnes no Ifes (formato .pdf, tamanho: 855kb)

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