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Curso FIC - Técnicas de Vendas

Publicado: Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 08h13 | Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 07h00

Índice de Artigos

O  Curso  FIC  de Técnicas de Vendas: : formando habilidades no atendimento em lojas de materiais de construção e congêneres, tem como objetivo melhorar o atendimento aos clientes em lojas de material de construção. Este curso destina-se àqueles que atuam (ou pretendem atuar) como vendedores no referido segmento e trabalhará habilidades e competências necessárias para a execução de tarefas, técnicas e promoções de vendas, aplicando-as a produtos comercializados em material de construção. Algumas características que serão trabalhadas são: estimular  o trabalho em equipe, criatividade na busca de soluções de problemas, relação e observância dos processos de vendas, entendimento  do  atendimento  de  qualidade  ao  público, estabelecer qualidade do de vida no trabalho além de incentivar tomada de decisão com base em dados confiáveis, no âmbito organizacional. Os conhecimentos adquiridos neste curso contribuirão para melhoria, de forma eficaz, no entendimento  das  vendas,  favorecendo  a  construção  de  um  ambiente  produtivo,  clima organizacional  pautado  em  resultados  e  eficiência  nas  relações  humanas, possibilitando assim, o crescimento do negócio.

 

Inscreva-se pelo link, para participar deste edital: https://forms.gle/tLz3hxTVJ4RaQcSS6

 

Coordenador: 

Robson de Souza Linhares (robson.linhares@ifes.edu.br)

 

Candidatos Habilitados para o sorteio:

Alesandra Bispo Borges
Altemir Marinho Porto
Ana Claudia Cruz Alves
Angekica Caxias Vieira
Caroline Fêo de Albuquerque
Claudio Mattos de Almeida
Clenilson Cardoso
Elthon Jacobem de Mello
João Gabriel Canedo Carvalho
Loiverson Pinto Bianchi
Magno Thezolin
Marcus Vinícius Gomes Freitas
Pedro Arthur Silva ucelli
Perla Roberta Bianchi Oliveira
Raphael Trancozo kock
Rhaoni Bruschi Ribeiro
Rondney Rodrigues de Oliveira
Tacio Gomes Vieira
Tais da Silva Lourenço

Observações:

1. Todos os nomes acima listados serão automaticamente matriculados no curso.

2. Os possíveis problemas com a documentação serão resolvidos ao longo do curso.

Parceiros:

 


Para fazer a sua inscrição e participar do EDITAL 01/2022 -- DPPGE-GUA

Acesse o formulário de inscrição pelo link https://forms.gle/tLz3hxTVJ4RaQcSS6 


Clique <<AQUI>> para baixar o PDF do Edital com ANEXOS .

 

 

EDITAL Nº 01/2022 - DPPGE-GUA 

Curso FIC em “Técnicas de vendas: formando habilidades no atendimento em lojas de materiais de construção e congêneres”

 

A Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), Campus Guarapari, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para o curso FIC em “Técnicas de vendas: formando habilidades no atendimento em lojas de materiais de construção e congêneres”, com carga-horária de 30 (trinta) horas na modalidade presencial.

 

  1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO

1.1. O curso FIC em “Técnicas de vendas: formando habilidades no atendimento em lojas de materiais de construção e congêneres” será ofertado na modalidade presencial, nas dependências do Ifes, Campus Guarapari e/ou em outro local, quando combinado com os alunos matriculados no mesmo. 

1.2. O curso tem por objetivo melhorar o atendimento aos clientes em lojas de material de construção. 

1.3. Este curso destina-se àqueles que atuam (ou pretendem atuar) como vendedores no referido segmento e trabalhará habilidades e competências necessárias para a execução de tarefas, técnicas e promoções de vendas, aplicando-as a produtos comercializados em material de construção.

1.4.  O curso está dividido em 5 (cinco) módulos, como apresentado na matriz curricular abaixo.

Ementa

Módulo

Disciplinas

Carga Horária

1

Introdução à Métodos e Técnicas de Vendas

6 h

2

Atendimento ao Cliente

6 h

3

Workshop

8 h

4

Formação de preço como promoção

6 h

5

Visita Técnica

4 h

Total da carga horária

30 h

1.5. O curso será ofertado respeitando o cronograma previsto no  ANEXO I – CRONOGRAMA. Qualquer mudança de dia/horário será comunicada previamente aos alunos.

1.6. O curso será oferecido na modalidade presencial. Quaisquer eventualidades que impeçam a realização desta forma, as adaptações serão conversadas com os alunos. 

1.5. Todas as publicações deste Processo Seletivo, com as informações pertinentes, estarão disponíveis nos endereços eletrônicos https://guarapari.ifes.edu.br/index.php/pesquisa-pos-graduacao-e-extensao/249-direcao/diretoria-de-pesquisa-pos-graduacao-e-extensao/extensao/16889-curso-fic-tecnicas-de-vendas.

 

  1. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Para participar deste edital, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:

  1. a) Ler atentamente o edital.
  2. b) Ter 16 (dezesseis) anos ou mais;
  3. c) Ter disponibilidade nas datas e horários previstos programados para o curso;

 

  1. DAS VAGAS

3.1  Para este edital será oferecido um total de 40 (quarenta) vagas, sendo que, haverá uma reserva de 20 (vinte) vagas para os funcionários de associados ao CDL Guarapari, a fim de capacitar suas equipes de trabalho.

 

Código de vaga

Perfil das Vagas

Quantidade de Vagas

010

Vagas reservadas ao CDL Guarapari

20

011

Público externo

20

Total de Vagas

40

 

3.2 O candidato fará sua opção no ato da inscrição indicando apenas uma das modalidades (código de vaga) a que pretende concorrer, conforme o quadro do item 4.1. 

3.3 Somente poderão se inscrever no código de vaga 010 (Vagas reservadas ao CDL Guarapari) os indicados pelo CDL Guarapari.

  1. O CDL Guarapari será responsável pela indicação;
  2. Caberá ao CDL Guarapari estabelecer os critérios de seleção/indicação;
  3. Os documentos de inscrição, descritos posteriormente neste edital, dos indicados pelo CDL Guarapari, serão entregues ao Campus Guarapari antes do início do curso.  

 

  1. INSCRIÇÃO

4.1. Para realizar a inscrição, o candidato deverá estar de acordo com este edital e atender às exigências e aos requisitos preconizados por ele.

4.2. O candidato fará sua inscrição pelo link (https://forms.gle/tLz3hxTVJ4RaQcSS6). Somente serão admitidas inscrições via Internet, solicitadas no período previsto no Cronograma (Anexo I), até as 23h59 do horário de Brasília. Após esse período, o sistema, automaticamente, não aceitará novas inscrições.

4.3. Deverá ser gerado um único arquivo (pdf.), com tamanho máximo de 7 Megabytes, que será anexado no campo indicado no formulário de inscrição. Neste arquivo (pdf.) deverá conter os seguintes documentos digitalizados sem rasuras ou adulterações, com imagem nítida e sem cortes (a digitalização deve ser a partir do documento original):

  1. a) Documento de Identificação (frente e verso). Serão considerados, para efeito de inscrição, os seguintes documentos de identificação: Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho (frente e  verso da folha de identificação); Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); carteiras  expedidas pela Diretoria-geral da Polícia Civil, pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar; bem  como as carteiras expedidas por ordens ou conselhos que, por lei federal, são consideradas  documentos de identidade e que contenham foto e impressão digital; Carteira de Identidade  para estrangeiros permanentes, conforme o caso; 
  2. b) Cadastro de Pessoas Físicas – CPF ou comprovante de situação cadastral, obtido no site da receita federal através do link:  https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
  3. c) Título de Eleitor para maiores de 18 anos de idade (frente e verso). Poderá ser enviado o “print” da tela do aplicativo e-Título;
  4. d) Comprovante da última votação (1º e 2º turno, quando for o caso) ou certidão de quitação com as obrigações eleitorais (pode ser emitida no site  <http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral>); 
  5. e) Certidão de Nascimento ou Casamento ou Certidão de Averbação;
  6. f) Certificado de Alistamento Militar, no caso de candidatos do sexo masculino, maiores de 17  (dezessete) anos e que estão nos primeiros seis meses do ano em que completam 18 (dezoito)  anos de idade OU Certificado de Reservista, Dispensa ou Isenção, no caso de candidatos do sexo  masculino, maiores de 18 (dezoito) anos, OU, no caso de candidato militar, documento que  comprove ser militar da ativa;
  7. g) Requerimento de Matrícula - Anexo II ( devidamente preenchido), incluindo a marcação do termo de veracidade ao final do anexo, declarando que as informações apresentadas são verdadeiras e idôneas. O preenchimento incompleto e/ou incorreto das informações solicitadas implicará no indeferimento do candidato, não cabendo recurso; 

 

4.4 Todos os documentos que não foram emitidos no Brasil precisam ser traduzidos por um tradutor juramentado.

4.5 Após realizar o preenchimento do formulário de inscrição e anexar os documentos, o candidato deverá clicar em “confirmar inscrição”, localizado ao final do formulário, para efetivar sua inscrição. 

4.6 Após clicar em “confirmar inscrição” e confirmar a submissão da inscrição para este processo seletivo, o candidato deverá clicar em “imprimir comprovante de inscrição”, depois clicar em imprimir e salvar o comprovante em seu computador.

4.7 O Ifes Campus Guarapari não se responsabilizará por eventuais prejuízos causados pelo preenchimento incorreto dos dados da inscrição, nem pela inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, de falhas de comunicação ou de congestionamento de linhas de comunicação, que impossibilitem a transferência dos dados.

4.8 As inscrições com dados incompletos e/ou arquivos anexados incorretamente ou com qualquer problema técnico (externo ao Ifes Campus Guarapari) que impeça sua visualização ou download serão indeferidas, sem possibilidade de recursos.

4.9 A inscrição do candidato será indeferida se os documentos solicitados no item 4.3 estiverem em outro formato que não o pdf., “cortados”, incompletos, ilegíveis, com digitalização inadequada, rasurados e/ou fora da data de validade.

4.10 As informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato, estando sujeito às punições previstas em lei.

4.11 Em hipótese alguma serão aceitas inscrições e apresentação dos documentos para fins de inscrição via e-mail.

 

  1. DO PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo se dará por sorteio da seguinte forma:

5.1 Na hipótese de haver número de inscritos superior ao número de vagas, o preenchimento das vagas se dará mediante sorteio eletrônico. A participação do candidato durante a realização do sorteio não é obrigatória.

5.2 O Software usado pelo Ifes Campus Guarapari já é utilizado por outros institutos federais. Este programa sorteia aleatoriamente a ordem dos números através de algoritmos e cálculos matemáticos. Para fins de auditoria, observar o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”, localizado ao fim da página do sorteio. Ela é que garante a aleatoriedade do processo.

5.3 Será realizado sorteio a fim de determinar a ordem de classificação dos candidatos. Após o sorteio, serão analisadas as documentações dos primeiros candidatos sorteados até o número limite de vagas ofertadas por este edital. O deferimento da inscrição de cada candidato sorteado se dará após a análise da documentação exigida no item 4.3 deste edital. Caso o candidato não tenha enviado a documentação completa e correta, o mesmo terá sua inscrição indeferida, sendo que, neste caso, haverá a análise da documentação do próximo candidato classificado, respeitando-se a ordem do sorteio, até que se preencha o número total de vagas ofertadas para o curso.

5.4 Dois dias antes da realização do sorteio, será publicada nos sítios do Ifes e do Cefor, conforme cronograma (ANEXO I) deste edital, a lista de candidatos habilitados a participarem do sorteio eletrônico. Estarão habilitados a participar do sorteio todos os candidatos que enviaram inscrição com os dados completos e documentação anexada conforme previsto no item 4.3 deste edital. Cada candidato receberá um número para o sorteio, a ser publicado na referente listagem.

5.5 O sorteio será realizado por dois servidores e conforme data e horário previsto no cronograma referente a este edital (Horário de Brasília). O sorteio será realizado na Sala da DPPGE-GUA e será gravado e disponibilizado nos sítios do Ifes Campus Guarapari no link correspondente ao presente processo seletivo conforme previsto no ANEXO I – Cronograma deste edital. A presença do candidato não é obrigatória.

5.6 O sorteio poderá ser realizado de forma online, sendo gravado e disponibilizado nos sítios do Ifes Campus Guarapari no link correspondente ao presente processo seletivo.

5.7  Após a realização do sorteio, a homologação da classificação ocorrerá somente se, após a análise da documentação enviada pelo candidato, verificar-se que essa atente ao disposto no item 4.3. Caso o conteúdo dos documentos do candidato esteja incompleto, incorreto ou ilegível, o candidato terá sua inscrição indeferida, conforme item 4.8 deste edital, ficando a vaga disponível para o próximo candidato habilitado.

5.8 Caso as vagas destinadas ao CDL Guarapari não sejam preenchidas, elas serão disponibilizadas para o público externo, seguindo a lista de suplentes de cada curso. O contrário também é válido: caso não sejam preenchidas as vagas de público externo elas serão disponibilizadas ao CDL Guarapari, seguindo a lista de suplentes de cada curso.

5.9 Ao se inscrever no processo seletivo, o candidato autoriza o Ifes Campus Guarapari a utilizar sua imagem e voz para fins educacionais nas redes de ensino público, estando de acordo com a utilização da imagem e voz, captadas por meio de fotografias, gravações de áudios e/ou filmagens, videoconferências, entrevistas, ou outras ações, em caráter total, não-exclusivo, definitivo e gratuito, não podendo reclamar direitos conexos.

5.10 A validade deste processo seletivo será de 01 (um) ano, contado a partir da data de publicação do resultado final, prorrogável por igual período. Caso haja uma nova oferta para este curso dentro desse prazo, os candidatos suplentes poderão ser convocados para compor a nova turma. Essa convocação, se houver, será publicada no sítio do processo seletivo, cabe ao candidato acompanhar as publicações nos sites do Ifes e do Cefor.

 

  1. RECURSO

6.1 Caberá recurso somente quanto ao resultado preliminar.

6.2 Os recursos deverão ser realizados por meio do formulário de recurso online, disponível nas páginas do Cefor e na página do Ifes, no link correspondente a este edital, respeitando os prazos previstos no cronograma (ANEXO I) deste edital.

6.3 O resultado do recurso estará disponível nos sítios do Ifes Campus Guarapari, conforme cronograma deste edital.

6.4 Nesta etapa não será aceito o envio de documentos solicitados no ato da inscrição. A análise dos recursos será feita com base nos documentos enviados no ato da inscrição.

 

  1. MATRÍCULA NO CURSO

7.1 Considerações sobre a matrícula:

  1. a) Toda documentação apresentada na inscrição é necessária e será utilizada para realizar a matrícula do aluno. Não sendo necessário o comparecimento do selecionado ao Campus para efetivação da matrícula; 
  2. b) Só será aceita a matrícula se a documentação estiver completa e legível;
  3. c) Será cancelada a matrícula do candidato que utilizar documentação falsa e/ou adulterada para inscrição/matrícula, tendo ainda que responder legalmente;
  4. d) As matrículas não aceitas pelo Ifes estarão automaticamente e definitivamente canceladas.

7.2 No interesse da Administração, a coordenação do Curso, caso o número total de solicitações de matrículas deferidas seja inferior ao número total de vagas ofertadas no processo seletivo, convocar os candidatos que tiveram a solicitação de matrícula indeferida, respeitando-se a ordem de classificação no sorteio eletrônico, para regularizar a sua situação de indeferimento. Caso o candidato regularize sua situação, poderá ter a matrícula efetivada.

7.3 O candidato convocado, conforme o item 7.2, receberá um e-mail da coordenação do curso informando-o da convocação. O candidato terá o prazo de 2 dias úteis, contado a partir da data do recebimento do e-mail, para regularizar sua situação. Caso não regularize dentro do prazo, o próximo suplente será convocado, seguindo a ordem de classificação.

 

  1. ACESSO E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

8.1 O curso será ministrado no Auditório do Ifes - Campus Guarapari, de acordo com o seguinte cronograma de aulas,

08/03/2021 - Introdução a Métodos e Técnicas de Vendas (de 19h às 21h)

09/03/2021 - Introdução a Métodos e Técnicas de Vendas (de 19h às 21h)

10/03/2021 - Introdução a Métodos e Técnicas de Vendas (de 19h às 21h)

15/03/2021 - Atendimento ao Cliente (de 19h às 21h)

16/03/2021 - Atendimento ao Cliente (de 19h às 21h)

17/03/2021 - Atendimento ao Cliente (de 19h às 21h)

22/03/2021 - Workshop 1 (de 19h às 21h)

23/03/2021 - Workshop 2 (de 19h às 21h)

24/03/2021 - Workshop 3 (de 19h às 21h)

29/03/2021 - Workshop 4 (de 19h às 21h)

30/03/2021 - Formação de preço como promoção (de 19h às 21h)

31/03/2021 - Formação de preço como promoção (de 19h às 21h)

05/04/2021 - Formação de preço como promoção (de 19h às 21h)

09/04/2021 - Visita Técnica (Pendente de Confirmação, previsão: 8h às 12h)

8.2 O candidato que não comparecer à primeira aula ou não justificar a ausência previamente será considerado desistente e terá sua matrícula cancelada, sendo convocado o próximo suplente.

8.3 Dúvidas sobre o conteúdo programático e execução das aulas deverão ser encaminhadas para o e-mail robson.linhares@ifes.edu.br, com o título “Curso FIC em Técnicas de vendas

8.4 É de total responsabilidade do aluno acompanhar seu e-mail (informado no requerimento  de matrícula) e verificar também sua caixa de Spam. 

 

  1. CERTIFICADO

9.1 Somente terá direito ao certificado os alunos que:

  1. participar ativamente das aulas;
  2. ter frequência mínima de 80%;
  3. entregar a avaliação do curso.

9.2 O certificado do curso será enviado por e-mail no prazo de até 60 (sessenta) dias após a conclusão do curso, caso não identifique o recebimento após o prazo, deverá entrar em contato com a coordenadoria do curso no e-mail indicado no item 8.3.

9.3 Caso o aluno seja reprovado no curso, não haverá oferta de dependência. O aluno desligado (matrícula cancelada) da instituição somente terá direito de retorno ao curso por meio de novo processo seletivo.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A inscrição neste processo seletivo implica automaticamente o conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

10.2 Antes de se inscrever no Edital Nº 01/2022 - DPPGE-GUA Curso FIC em “Técnicas de vendas: formando habilidades no atendimento em lojas de materiais de construção e congêneres”, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas neste edital, incluindo seus anexos, partes integrantes das normas que regem o presente edital, das quais não poderá alegar desconhecimento em nenhuma hipótese.

10.3 Não haverá encargos financeiros para os alunos no que se refere a mensalidades.

10.4 Os casos omissos e as situações não previstas neste edital serão avaliados pela coordenação do curso, em parceria com o CDL Guarapari e a DPPGE do Ifes Campus Guarapari.

10.5 Este edital entra em vigor a partir da data de sua publicação, sendo válido apenas para este Processo Seletivo, revogadas as disposições em contrário.

10.6 Este edital é regido conforme o cronograma, devendo o candidato atender aos prazos, sob pena de desclassificação.

10.7 Informações a respeito do curso serão fornecidas exclusivamente por e-mail, no endereço robson.linhares@ifes.edu.br, com o título “Curso FIC em Técnicas de vendas”. 

10.8 Informações a respeito das inscrições e seleção serão fornecidas exclusivamente por e-mail, no endereço: robson.linhares@ifes.edu.br, com o título “Curso FIC em Técnicas de vendas”.



Guarapari, 01 de fevereiro de 2022.

 

 


 

EDITAL Nº 01/2022 - DPPGE-GUA 

Curso FIC em “Técnicas de vendas: formando habilidades no atendimento em lojas de materiais de construção e congêneres”

 

ANEXO I – CRONOGRAMA

 

ETAPA

DATA

1

Publicação do Edital

03/02/2022

2

Inscrição com envio de documentos

https://forms.gle/tLz3hxTVJ4RaQcSS6

03/02/2022 a 15/02/2022

3

Publicação da situação de inscrição

15/02/2022

4

Publicação da relação de candidatos habilitados para o sorteio

15/02/2022


5

Realização do Sorteio das vagas - Transmissão no canal do Ifes/Cefor no Youtube 

16/02/2022- às 15h

6

Link da gravação do Sorteio Eletrônico - Disponível no canal do Ifes/Cefor no Youtube

16/02/2022

7

Classificação Preliminar (resultado do sorteio)

17/02/2022


8

Resultado Preliminar (após análise documentação dos candidatos classificados via sorteio)

18/02/2022

9

Período de recursos do resultado preliminar

18/02/2022 a 21/02/2022

10

Resultado dos recursos do resultado preliminar

23/02/2022

11

Publicação do Resultado Final e homologação das matrículas

24/02/2022

12

Início do Curso

08/03/2022


 

  1. DADOS CADASTRAIS

Identificação

Nome do Curso:

(Apresentar coerência com a proposta de curso)

Técnicas de vendas: formando habilidades no atendimento em lojas de materiais de construção e congêneres 

Dados do 

Coordenador

Nome: 

Robson de Souza Linhares

Data de nascimento: 

28/11/1967

CPF: 

514.017.466-91

Siape: 

1985552

E-mail: 

robson.linhares@ifes.edu.br

Telefone: 

 

Cargo: 

Professor EBTT

Setor: 

CCTADM

Campus: 

Guarapari

Dados da chefia imediata do Coordenador

Nome: 

Jonathan Toczek Souza

E-mail: 

Jonathan@ifes.edu.br

Telefone: 

(27)3261-9974

Período de realização

Início previsto: 

08/03/2022

Término previsto: 

09/04/2022


Número do Processo

(campo a ser preenchido pelo(a) Gestor(a) de Extensão do Campus do(a) proponente)

23183.002471/2021-68

  1. CARACTERIZAÇÃO

Informações gerais

Abrangência

Localização atendida

(Municípios, Estados, Regiões):

Guarapari

Está relacionado com curso regular do Ifes?



(   ) Não.

(X) Sim, do(s) curso(s) e campus(i) abaixo:

Curso(s) e campus(i):

(para cada curso listado, identificar o campus)

Técnico em Administração e Bacharelado em Administração

Está vinculado a Programa ou Projeto de Extensão, ou à ação do âmbito do ensino, da pesquisa, da pós-graduação ou do desenvolvimento institucional?

(   ) Não.

( X) Sim, identificado abaixo:

Modalidade:

(   ) Programa de extensão em Rede

( x ) Programa de extensão

(   ) Projeto de extensão

(   ) Projeto de pesquisa

(   ) Programa de pesquisa

(   ) Programa de pós-graduação

(   ) Outro: ________________________

Título:

Escritório de Gestão e Prospecção de Projetos

Número do Processo de Cadastramento:

23183.000454/2020-16

Classificação do Curso FIC de Extensão

(item 2 do Anexo I - Normatização e Procedimentos Específicos para Cursos de Extensão)

Formação Inicial 

(   ) Tenho ciência de que, ao escolher essa opção, o curso terá carga horária igual ou superior a 160 horas.

Formação Continuada:

(   ) Iniciação

( X ) Atualização

Modalidade:

(  X ) Presencial (aceita-se até 20% da carga horária do curso, a distância)

(    ) A distância

Fontes de recursos financeiros (estimativa):

Ifes:

R$ 

Agências oficiais de fomento:

R$ 

Contrapartidas de parceiros:

R$ 

Arrecadação própria:

R$ 

Outro: 

R$ 

Total

R$

Áreas de atuação/interesse

Área temática de Extensão principal:

(assinale apenas uma)

(   ) Comunicação       (   )  Cultura

(   ) Direitos Humanos e Justiça                   (   )  Educação

(   ) Meio Ambiente       (   )  Saúde

(   ) Tecnologia e Produção       ( X )  Trabalho

Área temática de Extensão secundária:

(assinale apenas uma)

( X ) Comunicação       (   ) Cultura

(   ) Direitos Humanos e Justiça                     (   ) Educação

(   ) Meio Ambiente       (   ) Saúde

(   ) Tecnologia e Produção       (   ) Trabalho

Código do Cadastro Brasileiro de Ocupações:

(se houver)

Comunica-se com o Técnico em atendimento e vendas - CBO 3541-40.

 

III. PÚBLICO-ALVO E PARCERIAS

Público-Alvo 

Descrição do público-alvo:

Vendedores que atuam nas lojas de material de construção do município de Guarapari.

Requisitos para ingresso/acesso do público-alvo ao curso:

(Inserir se há pré-requisitos para ingresso no curso, como a idade, competências e/ou habilidades).

O CDL - Guarapari conduzirá o processo de seleção. Os interessados deverão se inscrever em edital específico que será aberto em momento oportuno. A idade mínima para participação neste curso é de 18 anos.

Escolaridade 

(   ) Educação Infantil ( até 5 anos)

 (   ) Fundamental I (1º a 5º) - Completo 

 (   ) Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto 

 (   ) Fundamental II (6º ao 9º ano) - Completo

 (   ) Fundamental II (6º ao 9º ano) - Incompleto

 ( X ) Médio Completo

 ( X ) Médio Incompleto

 ( X ) Graduação

 (   ) Pós-graduação

 (   ) Sem escolaridade

Discriminação do público-alvo

(número estimado de pessoas)

A

B

C

D

E

F

Total

Público interno do Ifes: 

           

0

Público de outras instituições educacionais: 

           

0

Público de outras instituições públicas: 

0

Público de empresas: 

30

Público de organizações não-governamentais: 

0

Público de grupos comunitários: 

0

Outro tipo de público:

Comunidade em geral que respeite os pré requisitos estabelecidos no edital.  

20


Número total estimado de pessoas do público-alvo do curso:

50

O público-alvo compreende grupos sociais em situação de vulnerabilidade?

(X) Sim            (     ) Não

Legenda: A) Docentes; B) Servidores Técnico-administrativos; C) Discentes de Curso Técnico;
  D) Discentes de Graduação; E) Discentes de Pós-Graduação; F) Outros.

Parcerias externas

Caso seja necessário, inserir mais linhas na tabela, mantendo o formato da terceira coluna.

Nome da instituição

Sigla

Vai aportar recursos e/ou contrapartida?

Descrição da participação 

Câmara de Dirigentes Lojistas Guarapari

CDL

(   ) Sim   (X) Não

Selecionar os candidatos que participarão do curso;

Divulgar a ação entre o público alvo;

Cooperar com a busca de parceiros para ação (palestrantes, representantes, etc.)

 

  1. DETALHAMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Resumo

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapari (CDL) representa, atualmente, mais de 350 associados no âmbito municipal. Dentre suas atividades, destaca-se a geração de movimento nas lojas, o incentivo ao giro da economia local, a defesa dos interesses dos comerciantes junto aos poderes públicos e a busca do aperfeiçoamento profissional de empresários e colaboradores. 

No município de Guarapari, o setor de Comércio e Serviços responde por 58,73% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal que, de acordo com o IBGE de 2016, teve um montante de 2 bilhões de reais, aproximadamente. Além disso, segundo dados da Receita Federal (2019), 81% das empresas do município são de Comércio e Serviços. Ao todo, Guarapari possui quase 14,3 mil empresas, sendo que cerca de 13,8 mil são de micro e pequeno porte (informações retiradas do site https://cndl.org.br/varejosa/cdl-guarapari-acoes-em-prol-dos-associados-e-da-sociedade/). 

A atuação conjunta do CDL Guarapari e do Ifes Guarapari se justifica pois contribui na formação dos profissionais que atuam (ou irão atuar) nas lojas que comercializam material de construção, fomentando a melhoria do atendimento aos clientes, a recolocação no mercado de trabalho, ampliação das oportunidades de emprego e a melhoria na qualidade de vida. 

O  Curso  FIC  de Técnicas de Vendas, tem como objetivo melhorar o atendimento aos clientes em lojas de material de construção. Este curso destina-se àqueles que atuam (ou pretendem atuar) como vendedores no referido segmento e trabalhará habilidades e competências necessárias para a execução de tarefas, técnicas e promoções de vendas, aplicando-as a produtos comercializados em material de construção. Algumas características que serão trabalhadas são: estimular  o trabalho em equipe, criatividade na busca de soluções de problemas, relação e observância dos processos de vendas, entendimento  do  atendimento  de  qualidade  ao  público, estabelecer qualidade do de vida no trabalho além de incentivar tomada de decisão com base em dados confiáveis, no âmbito organizacional. Os conhecimentos adquiridos neste curso contribuirão para melhoria, de forma eficaz, no entendimento  das  vendas,  favorecendo  a  construção  de  um  ambiente  produtivo,  clima organizacional  pautado  em  resultados  e  eficiência  nas  relações  humanas, possibilitando assim, o crescimento do negócio.

 

Palavras-chave

vendas, tecnicas, negociação,  

 

Características da oferta do curso

Caso seja necessário, inserir mais linhas na tabela.

Número de turmas:

1 (uma)

Número total de vagas:

50 (Cinquenta)

Turma

Carga horária

Número de vagas

Número de Vagas por Polo (Se for Curso EaD)

Data de início

Data de término

Turno

1

30

50

 

03/2021

04/2021

Noturno

 

Objetivos geral e específicos

Objetivo Geral

Capacitar os alunos para atuar na área de vendas, desenvolvendo habilidades de negociação, atendimento ao cliente e a qualidade compreendida em todas as etapas que compõem as vendas. 


Objetivos Específicos:

- Compreender a importância da atividade de vendas e sua integração com as demais áreas da empresa, observando as atitudes, valores, e competências e do profissional de vendas e da força de vendas.

- Desenvolver habilidades comportamentais e atitudinais para realizar boas negociações e fechamentos de vendas;

- Identificar as objeções de vendas dos clientes e como reverter os argumentos de vendas;

- Aplicar as técnicas e as ferramentas de vendas ao varejo de materiais de construção;

- Ampliar o conhecimento técnico sobre os produtos e serviços ofertados pelo setor;

- Reconhecer e utilizar as melhores práticas de atendimento ao cliente, no varejo;

- Identificar técnicas de Marketing, Promoção de Vendas e Merchandising, que podem ser aplicadas ao cotidiano do vendedor para: prospecção de clientes, engajamento de shoppers e aumento de vendas no ponto de venda.

 

Justificativa


Guarapari é uma cidade com grande potencial turístico, o que proporciona característica de sazonalidade nas vendas que são mais volumosas nos períodos de veraneio e feriados prolongados, o que favorece muito o mercado de construção civil e aluguéis de temporada. Entretanto, o comércio local carece de melhorias capazes de sustentar a variação dos fluxos de venda bem como o planejamento de estoques e atendimento aos clientes. Ainda que haja aumento sazonal nas oportunidades de trabalho durante os períodos de alta demanda, observa-se  muitas vezes que a cidade não está preparada para o aumento da população nos períodos de férias e feriados. 

Sem o apoio de uma rede hoteleira robusta, muitos investidores preferem construir imóveis na cidade para esse fim. Esse tem sido, basicamente, o motivo pelo qual a cidade tem recebido investimentos e crescimento na procura por lojas especializadas em materiais de construção. Esse processo foi acelerado durante a pandemia de Covid-19, que proporcionou a muitas pessoas que são moradoras da cidade, ou não, a fazer reparos em imóveis e que atraiu também a atenção do setor de construção civil, para investir mais nas vendas de produtos relacionados a materiais de construção civil.

Diante desta realidade, capacitar a força de vendas local para atrair e manter clientes, tornou-se vital para os comerciantes de Guarapari. Sabendo-se da proximidade da cidade com a capital do Estado e região metropolitana, o comerciante local reconhece que sofre com a concorrência de lojas e de vendedores mais bem preparados para o atendimento ao cliente. Por este motivo, o Ifes, em parceria com o CDL de Guarapari, iniciaram uma aproximação com o objetivo de capacitar os talentos locais, vendedores ou futuros vendedores de lojas de materiais de construção civil, para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, na área específica de vendas; o ponto mais sensível, de “front” de batalha, onde ocorre a maior parte da decisão de compra do consumidor. 

Com o entendimento de que, ao fortalecer parcerias com instituições locais para ampliar o aprendizado profissional à comunidade, o Ifes - Campus Guarapari entende que este curso se encaixa nas proposições das ações de Extensão do Instituto ao incluir demanda por capacitação, vinda de uma organização que representa inúmeros lojistas locais. Ao implantar o curso, o campus estará não só exercendo seu papel de protagonismo no cenário de Educação Profissionalizante, mas estará também contribuindo para o desenvolvimento econômico da região, por entender que todo o aprendizado adquirido pelos estudantes poderá ser revertido em possibilidades maiores de colocação no mercado de trabalho para os desempregados e de melhoria nas técnicas e habilidades de vendas, para os que já estão empregados, resultando num ciclo virtuoso de capacitação, trabalho e renda.



Metodologia

O processo ensino-aprendizagem deste curso utilizará de várias técnicas, dentre elas a aula expositiva e dialogada com abertura a participação dos alunos, visando a troca e enriquecimento dos conteúdos trabalhados. Também será utilizado exemplos práticos e cases como forma de envolver os alunos em trabalhos de equipe para despertar a capacidade de interpretar e analisar com foco no desenvolvimento da competência na tomada de decisões.

Já para o acompanhamento das aulas os alunos terão os conteúdos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem AVA/MOODLE bem como apostilas em formato PDF. O curso será ofertado na modalidade presencial e terá a duração de um mês. Os encontros ocorrerão às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, de 19h até 21h, nas dependências do campus do Ifes Guarapari ou outro espaço acordado com o CDL GUARAPARI.

Nas aulas os professores farão uso de materiais e recursos didáticos tais como: quadro/ pincel, data-show, vídeos, livros, revistas etc. de acordo com a necessidade do conteúdo a ser trabalhado.

Para aproximar os alunos à prática da atividade de vendas, bem como sua gestão, os alunos serão estimulados a desenvolver trabalhos de campo em empresas da construção civil, bem como visitas técnicas, onde serão solicitados relatórios a serem apresentados e discutidos.

 

Perfil do egresso

Apresentar a descrição dos conhecimentos e das atribuições do perfil profissional em questão expressando, corretamente, as competências do egresso.

O egresso deste curso estará melhor capacitado para: atuar no mercado de vendas de material de construção, atendimento ao cliente, aplicar técnicas e estratégia de vendas.

 

Matriz curricular

Informar as disciplinas organizadas temporalmente no período (data) / módulo, carga horária, presencial ou a distância, teórica ou prática, professor responsável. O modelo abaixo é apenas uma orientação.

Módulo/Período

Disciplinas

(Inserir quantas disciplinas terá o curso) 

Presencial 

(Teórica/  Prática)

A Distância (Teórica/ Prática)

Professor 

Responsável/Tutor

Carga Horária

1

Introdução à Métodos e Técnicas de Vendas

   

Andrea Quadros / Klinger Ceccon

6 h

2

Atendimento ao Cliente

   

Klinger Ceccon / Renata de Jesus

6 h

3

Workshop

   

Adriano Mesquita Oliveira

8 h

4

Formação de preço como promoção

   

Robson Linhares

6 h

5

Visita Técnica

     

4 h

 

Ementário das Disciplinas

 

Disciplina: Introdução à Métodos e Técnicas de Vendas

Carga Horária diária: 6h

Nº de dias da semana: 1

Ementa

É uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de um componente curricular. Os tópicos essenciais são apresentados sob a forma de frases nominais (frases sem verbo) e não é necessário que os tópicos sejam elencados em itens (um embaixo do outro). A redação deve ser contínua.

Técnicas de vendas; Marketing promocional do Varejo; Merchandising; Marketing promocional; Marketing digital.

Metodologia e Recursos que serão utilizados

Aulas expositivas utilizando quadro, pincel e datashow.

Bibliografia Básica

CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2005.  


LAS CASAS, Alexandre. Administração de vendas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


GOBE,  A.  C.  et  al.  (Coord.).  Administração  de  vendas.  2.  ed.  São  Paulo:  Saraiva, 2007.

Bibliografia Complementar

COBRA, M. Administração de vendas. 3. ed. São Paulo, Atlas, 1986.


KARSAKLIAN,  Eliane.  Comportamento  do  consumidor.  2.  ed.  São  Paulo:  Atlas,  2004.


MEGIDO,  J.  L.  Tejon;  SZULCSEWSKI,  Charles  J.  Administração  estratégica  de  vendas e canais de distribuição. São Paulo: Atlas, 2002.


PESSOA, Carlos. Negociação aplicada. São Paulo: Atlas, 2008.


URDAN,  Flávio;  URDAN,  André.  Gestão  do  composto  de  marketing.  São  Paulo:  

Atlas, 2006.

 

Disciplina: Atendimento ao Cliente

Carga Horária diária: 6 h

Nº de dias da semana: 1

Ementa

É uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de um componente curricular. Os tópicos essenciais são apresentados sob a forma de frases nominais (frases sem verbo) e não é necessário que os tópicos sejam elencados em itens (um embaixo do outro). A redação deve ser contínua.

Qualidade no atendimento; Clientes; Pós-Venda; Técnica de atendimento ao cliente. Tipos de clientes. Aspectos básicos de gestão de relacionamento. Criatividade. Comunicação. Canais de atendimento disponíveis. Trabalho em Equipe.

Metodologia e Recursos que serão utilizados

Aulas expositivas utilizando quadro, pincel e datashow.

Bibliografia Básica

VERGARA, Sylvia Helena Constant; RODRIGUES, Denize Ferreira; TONET, Helena Correa. Excelência no atendimento ao cliente. Editora FGV, 2015.

FERNANDES, Walberto. Excelência no atendimento ao cliente. Clube de Autores, 2016.

Bibliografia Complementar

ALMEIDA, Sergio. Ah! eu não acredito!: como cativar o cliente através de um fantástico atendimento. Casa da qualidade, 2001.

BERG, Ernesto Artur. Manual de atendimento ao cliente: Tudo o que você precisa saber para conquistar e manter clientes. Curitiba: Juruá, 2013.

LIMA, A. Como Conquistar, Fidelizar e Recuperar Clientes: Gestão do Relacionamento. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

 

Disciplina: Workshop

Carga Horária diária: 8 h

Nº de dias da semana: 3 

Ementa

É uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de um componente curricular. Os tópicos essenciais são apresentados sob a forma de frases nominais (frases sem verbo) e não é necessário que os tópicos sejam elencados em itens (um embaixo do outro). A redação deve ser contínua.

Informações técnicas sobre produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento.

Será tratado diretamente com os donos de lojas via CDL;

Metodologia e Recursos que serão utilizados

Abriremos espaço para que representantes de materiais elétricos, hidráulicos, acabamentos, tubos e conexões e outros, possam apresentar seus produtos. 

Bibliografia Básica

Manuais dos produtos apresentados.

Bibliografia Complementar

Manuais dos produtos apresentados.

 

Disciplina: Formação de preço como promoção

Carga Horária diária: 6 h

Nº de dias da semana: 2

Ementa

Gastos Fixos e Variáveis, impostos, a utilização da formação de preço como ferramenta de promoção de vendas.

Metodologia e Recursos que serão utilizados

Lecionado por meio de oficina com a utilização de quadro, projetor multimídias, vídeos e planilhas de formação de preço.

Bibliografia Básica

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 364 p. ISBN 9788522458288 (broch.)

Bibliografia Complementar

DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA, Luiz Eurico de. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumentos : abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. xii, 254 p. ISBN 9788522450169 (broch.).

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 370 p. ISBN 9788522459407 (broch.).

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custos fácil. 6. ed. rev. e atual., 3. tir. São Paulo: Saraiva, 2002. 223 p. ISBN 9788502029781.

 

Critérios para avaliação da aprendizagem

A avaliação será processual. Durante as aulas os alunos serão incentivados a participar dos debates, a compartilhar experiências e trabalhar em equipe.

 

Instalações, equipamentos e materiais necessários para execução

Sala de aula, Computador, datashow, pincel e quadro.

 

Critérios para emissão de certificados aos participantes

Apresentar coerência com os critérios de avaliação da aprendizagem, descritos acima. Especificar a(s) condição(ões) para que o participante seja certificado. Se for o caso, citar a portaria, legislação que respalda a certificação (para cursos de aperfeiçoamento e especialização técnica), título do aluno formado na certificação. Se houver declaração parcial, por disciplina ou certificação por módulo/período. Informar se a certificação será emitida somente pelo Ifes ou em conjunto com instituição parceira.

Os participantes deverão ter 75% de frequência e preencher o formulário de avaliação do curso para receber certificado.

 

  1. AVALIAÇÃO DA AÇÃO

Metodologia de avaliação da ação de extensão

(Curso com atividades ou total na modalidade EaD, detalhar nos instrumentos de avaliação, suas formas de aplicação e seus indicadores. Considerar os indicadores no caso da EaD: de orientação docente e tutoria, infraestrutura de suporte tecnológico e científico, material didático: impresso, audiovisual e virtual).

Da execução da ação pelo público participante

(Detalhar os instrumentos de avaliação e suas formas de aplicação. Como o participante avaliará o curso.)

Os alunos do curso avaliarão a ação através de um formulário específico. 

Da execução da ação pela equipe de execução

(Detalhar os instrumentos de avaliação e suas formas de aplicação. Como a equipe de execução avaliará o curso.)

Entregarão um relatório da aplicação das temáticas abordadas, descrevendo o andamento e impressões da mesma.

Dos estudantes do Ifes que protagonizaram atividades sob orientação

(Detalhar os instrumentos de avaliação e suas formas de aplicação. Como será avaliado o desempenho do estudante que participa da execução de atividades no curso)

Não se aplica.

 

  1. DIVULGAÇÃO

Outros produtos acadêmicos

Gera publicações ou outros produtos acadêmicos?                                                                                        

(    ) Sim, descritos abaixo.

( X ) Não

 

 

Divulgação

Meios de Divulgação:

(    ) Cartaz             (    ) Folder            (    ) Mala Direta        (    ) Internet

(    ) Imprensa         (    ) Outdoor         ( X ) Outro

Contato:

(endereço de e-mail, endereço postal, endereço de página na internet, identificação em mídias sociais, etc)

O CDL entrará em contato com os lojistas e solicitará a indicação de funcionários para participar do curso.

  

Equipe de Execução – Membros

Caso seja necessário, inserir mais linhas na tabela.

Nome 

Vínculo

Instituição

(se for do Ifes, especificar o Campus)

Função

Robson Linhares

( X ) Docente

(   ) Servidor TA

(   ) Estudante

(   ) Externo

Campus Guarapari

Coordenador

(obrigatório)

Andrea Quadros

( X ) Docente

(   ) Servidor TA

(   ) Estudante

(   ) Externo

 

Professor

Renata Gomes de Jesus

( X ) Docente

(   ) Servidor TA

(   ) Estudante

(   ) Externo

 

Professor

Klinger Ceccon

( X ) Docente

(   ) Servidor TA

(   ) Estudante

(   ) Externo

   Professor

Aguinaldo Ferreira Junior

(   ) Docente

(   ) Servidor TA

(   ) Estudante

( X ) Externo

CDL Guarapari

Apoio Técnico

Adriano Mesquita Oliveira

( X ) Docente

(   ) Servidor TA

(   ) Estudante

(   ) Externo

 

Tutor

 


 

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