Criação de Material didático para o ensino de astronomia utilizando metodologias ativas em espaços não formais
Essa proposta tem como objetivo a criação de materiais didático-pedagógico para o ensino de astronomia, utilizando metodologias ativas baseada na investigação, alinhados com a BNCC do ensino fundamental, que possam servir de apoio para os professores das redes municipais de ensino e em espaços não formais de aprendizagem bem como nas ações ligadas ao Observatório Astronômico do Ifes - Campus Guarapari (OAIG). Então, buscaremos incentivar nesses a vocação científica oferecendo ferramental básico para que eles possam: (i) observar e caracterizar corpos celestes, tais como, Meteoros, Planetas, Constelações e aglomerados; (ii) utilizar equipamentos de captura de imagem, tais como: câmeras, celulares, CCD e Espectrômetro, acoplados ao telescópio; (iii) tratar e analisar dados coletados durante as observações, (iv) divulgar e incentivar o estudo da astronomia, (v) atuar como monitores no OAIG, onde ocorrerá os primeiros testes do produto gerado, (vi) elaborar questionários e analisa-los, (vii) produzir material (jogos, seminários, textos, oficinas, aplicações em simuladores, experimentos e outros) que auxiliem o ensino de astronomia e a divulgação científica. Desse modo, os alunos atuarão como protagonistas do processo de produção e transmissão do conhecimento, mostrando a sua capacidade em fazer ciência mesmo que em um nível mais elementar. Destacando assim o protagonismo estudantil e a tríade ensino, pesquisa e extensão; no qual se sustenta essa proposta.
Número do processo: |
PJ00005744 |
Coordenador: |
Adriano Mesquita de Oliveira |
Email: |
adriano.oliveira@ifes.edu.br |
Colaboradores Externos: |
|
Colaboradores Internos: |
Augusto Cézar Tiradentes Monteiro (Pesquisador) Clayton Perônico de Almeida (Pesquisador) Rafael Cerqueira do Nascimento (pesquisador) Brisa Yuan Renó (Estudante) Diego Gallina de Oliveira (Estudante) Emilly Silva Aguiar (PIBIC-Jr CNPq) Felipe Igreja Grasse (Estudante) Rhian Migliorini da Cruz (PIBIC) Thalita Sartori Benincá (PIBIC-Jr CNPq) |
Redes Sociais