Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes dos cursos noturnos recebem orientações sobre estacionamento de veículos nas proximidades do campus
Início do conteúdo da página

Estudantes dos cursos noturnos recebem orientações sobre estacionamento de veículos nas proximidades do campus

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 15h53 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 17h26

Questões como a longa distância até a rotatória mais próxima e a segurança nos arredores também foram tratadas junto ao fiscal de trânsito e vereador presentes no encontro

 

Na noite de ontem (20/6), o campus recebeu a visita do fiscal de trânsito do município Diego Gomes, e do Presidente da Câmara dos Vereadores, Wendell Lima. O objetivo inicial da conversa foi orientar a comunidade acadêmica sobre a sinalização de trânsito na via que dá acesso ao Ifes e esclarecer sobre os locais corretos para parada de veículos no horário das aulas: o primeiro espaço, próximo ao portão, é destinado a Embarque e Desembarque somente; mais à frente, uma placa define onde se inicia o estacionamento de veículos maiores (ônibus e vans), até o final do passeio do campus; do outro lado da via, no sentido bairro - Centro e também com placas informativas, há o espaço para estacionamento de carros e motos, que segue até o início da descida da rua.

De acordo com Gomes, a conscientização visa reduzir três problemas: o embarque e desembarque de estudantes em local incorreto; a fila de carros que se forma ao parar no meio da via, quando o espaço para Embarque e Desembarque está ocupado incorretamente com veículos estacionados; e evitar que carros e motos desçam na contramão, principalmente à noite, atitude que acontece devido à rotatória de retorno para a via principal para o Centro e outros bairros da região estar longe do portão de saída.

Estudantes aproveitaram a oportunidade para fazer questionamentos sobre multas, espaço suficiente para todos os veículos estacionarem e, também, para reforçar a insegurança com relação à questão da rotatória. Por estar longe do portão do campus, em local ermo, sinuoso e escuro à noite, o clima é de apreensão, principalmente na saída do turno Noturno. Foram citados os diversos requerimentos protocolizados pelos próprios alunos e pela administração do campus junto à Prefeitura de Guarapari, sem ter alteração da situação ou sinalização de uma nova proposta.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Wendell Lima, afirmou que a reivindicação é legítima e vai unir forças para que se resolva o impasse. Após contextualizar as tentativas anteriores de intermediar um acordo com o poder executivo local, confirmou que retomará o assunto, agendando uma reunião com o Prefeito o quanto antes e trazendo para a comunidade acadêmica novas informações sobre o pedido.

O diretor do campus, Prof. Gibson, relembrou como foi a construção da via, entregue no ano passado, e das tratativas com o governo local em se fazer a rotatória próxima ao recuo do segundo portão do campus, espaço de terreno do Ifes que foi deixado livre para utilização como via pública. Agradecendo a presença dos visitantes e dos presentes, reforçou a importância de que todos sigam as regras vigentes da sinalização de trânsito nas proximidades do campus e de que a alteração da rotatória é necessária para a segurança e bem estar de estudantes, servidores e visitantes do campus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página