Página inicial > Notícias > Bacharelandos em Administração levam informação sobre assédio à comunidade

Bacharelandos em Administração levam informação sobre assédio à comunidade

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 10h53 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 13h54

A abordagem ganhou as redes sociais e mostrou a importância de se falar sobre o tema.

Os trabalhos sobre Assédio, desenvolvidos neste mês de maio pelos(as) alunos(as) do 4º período do curso de Bacharelado em Administração do Ifes Campus Guarapari na disciplina de Marketing, movimentaram não só o campus da instituição, mas a comunidade de toda a região. Divididos em seis grupos, os(as) discentes desenvolveram campanhas de conscientização sobre o tema e levaram a discussão para além do ambiente acadêmico, utilizando as redes sociais. Materiais impressos distribuídos no campus e muitas peças para divulgação on-line fizeram parte do plano de marketing. Foram criados perfis no Instagram e compartilhadas artes de criação exclusiva dos alunos e de outros conteúdos já disponíveis sobre o assunto, com o intuito de esclarecer sobre o assédio moral e sexual, crimes presentes nos mais diversos setores da sociedade e que se prospera, pela falta de informação e o silêncio das vítimas.

De acordo com a professora da disciplina, Andréa Quadros, o resultado foi além das expectativas, "pois conseguiu impactar os próprios alunos, que ao se aprofundarem  no estudo sobre o tema, conseguiram se reconhecer em situações em que foram vítimas de assédio, sem perceber no momento". Além disso, os alunos também receberam, nas postagens, depoimentos de pessoas em situações semelhantes às demonstradas - vítimas de assédio, mas que, por falta de informação, não sabiam identificar a violência.

A professora destacou, ainda, que os estudantes realizaram enquetes nas páginas criadas, ação que identificou claramente o que muitas pessoas passam, ou já passaram, por situações de assédio nas quais, na maioria das vezes, não sabiam de que se tratava de um crime. As vítimas também aproveitaram os espaços de discussão para relatar as sequelas do que viveram.

Uma das alunas que participou do trabalho, Renata Bertolini, explicou que existe uma linha tênue entre o que é e o que não é assédio: "Por isso é preciso esclarecer para as pessoas todos os pontos, para que ninguém aceite uma situação de opressão e constrangimento achando que é normal", enfatizou a estudante.

A professora pretende dar continuidade ao trabalho e transformá-lo em projeto de extensão, que poderá levar informações de forma precisa e pontual a diversos públicos de Guarapari. Segundo ela, "A informação é a principal arma de combate desse crime. É preciso que ela chegue tanto aos empresários, como a classe trabalhadora, pois ambos podem sofrer a consequência dessa prática. E para os nossos alunos é muito importante desenvolver o pensamento critico".

Perfis criados na rede social Instagram que abordam o assunto:

* A Culpa Não é sua! @denuncie.o.assedio

* IFES - Assédio Zero @assedio0

* Diga não ao Assédio Moral @diganaoaoassediomoral

* Não Ao Assédio @naoao_assedio

* Trabalho Sem Assédio @trabalhosem.assedio

* Assédio Não. @assediona0

Redigido por: Tereza Xavier, estudante do Bacharelado em Administração e jornalista.

Confira alguns dos materiais criados pelos grupos de trabalho:

WhatsApp Image 2023 05 31 at 110237  WhatsApp Image 2023 05 12 at 104048 WhatsApp Image 2023 05 17 at 093926WhatsApp Image 2023 05 17 at 093730