Página inicial > Notícias > Concluintes do Bacharelado em Administração participam do Enade 2022

Concluintes do Bacharelado em Administração participam do Enade 2022

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h04 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 11h56

Estudantes do 8º período do curso de Bacharelado em Administração realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), que aconteceu no último domingo (27 de novembro) em todo o país. Componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, a participação discente envolveu, também, a resposta ao Questionário do Estudante, instrumento que avalia diversos aspectos do curso, da instituição e da formação recebida. Todas as ações vão formar o Conceito Enade, a ser divulgado em agosto de 2023, cuja pontuação promove a validação do curso por mais três anos.

A formanda Ana Carolina Rodrigues da Silva falou sobre suas impressões sobre o exame: "Foram 35 questões objetivas, e fiquei feliz ao ler e ver que havia visto tudo aquilo na sala de aula. As cinco questões discursivas eram bem atuais, nada que tenha tornado difícil discorrer, embora houvesse pouco espaço para falar sobre elas, somente quinze linhas para cada questão.".

Questionada sobre dificuldades enfrentadas ao longo da ação, cuja mobilização começou em julho de 2022, citou o desafio de conciliar mais esta atividade às etapas finais da graduação, além de certa dificuldade em acessar o Sistema Enade em momentos próximo à data da prova. Mesmo assim, ressaltou a importância da atuação do grupo na validação prevista para o curso de Administração: "Todos os que foram, tenho certeza de que deram tudo de si para fazê-la. Encontrei muitos colegas saíndo ao término da prova, assim como eu, todos com caras cansadas, porém com a sensação de dever comprido.".

O Enade está vinculado à Lei Sinais e as demais normativas de avaliação de cursos instituídas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ela ocorre em ciclos trienais, de acordo com áreas afins. Em 2022, estão sendo avaliados os cursos do Ano IIII (Bacharelados em Ciências Sociais Aplicadas). Para o ano que vem, no Ifes Campus Guarapari, o curso a ser avaliado será o Bacharelado em Engenharia Elétrica (referente ao Ano I).

Outras informações: Fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes — Português (Brasil) (www.gov.br)

Publicado edital do Enade 2022 — Inep (www.gov.br)

Notícias sobre o Enade — Inep (www.gov.br)