I Seminário de educação especial em perspectiva inclusiva no IFES - campus Guarapari
O I Seminário de Educação Especial em perspectiva inclusiva no IFES - campus Guarapari reuniu cerca de 177 participantes (entre presentes e espectadores on-line) na tarde do dia 08 de agosto de 2022. O evento faz parte da proposta de fortalecimento dos processos de inclusão no âmbito do acesso e permanência estudantis nos institutos federais.
O tema "Educação profissional e tecnológica em perspectiva inclusiva" foi tratado pela pedagoga do Instituto Federal Fluminense (IFF), Ignez Brigida de Oliveira Pina, e pelo professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Dr. Décio Nascimento Guimarães. Foram abordadas questões inerentes às legislações e aos desafios que precisam ser trabalhados na transformação dos atores que integram o contexto da Educação Especial nos ambientes de ensino e aprendizagem.
As palestras contaram com a presença de representantes da Reitoria do IFES, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Secretaria Municipal de Educação de Guarapari (SEMED).
Na abertura oficial do evento, a Pró-Reitora de Ensino, Adriana Pionttkovsky Barcellos, destacou a importância da troca de experiências em relação ao tema, ressaltando a importância de se promover espaços para discussões sobre os avanços nas políticas de trabalho para a Educação Especial Inclusiva. Na fala seguinte, a diretora de ensino do campus Guarapari, Virgínia de Paula Batista Carvalho, reforçou o valor das parcerias com as instituições presentes em prol da educação de qualidade e do aprendizado constante necessário para se desenvolver práticas eficazes para o desenvolvimento dos estudantes.
Além desse momento presencial, outras duas palestras foram realizadas de modo virtual. A primeira ocorreu no dia 16 de agosto com o presidente da Associação Nacional de Educadores Inclusivos (ANEI - Brasil), Dr. Franclin Nascimento, tratando sobre "A Educação Especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)". A segunda contou com a participação da Presidente do FONAPNE, Dra Emilene Coco, que abordou o tema “Plano de Ensino Individual (PEI): quais são as adequações necessárias no contexto da EPT?”.
O evento, promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), com apoio da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP) e da Direção de Ensino (Diren) do IFES - campus Guarapari teve grande repercussão entre os envolvidos, gerando mobilizações entre os gestores e professores em prol de uma educação pública de qualidade para pessoas com deficiência. No IFES - Campus Guarapari, em especial, foram organizados grupos de trabalho para discutir o acesso e permanência dos estudantes com deficiência na instituição. Foram momentos de muitas trocas e de planejamento.
Todas as informações podem ser conferidas no site do evento ou no canal do IFES-Campus Guarapari no YouTube.
https://www.youtube.com/c/ifescampusguarapari
Outras informações no site do evento:
Redes Sociais