Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Docentes do campus Guarapari tem projetos aprovados em edital da Fapes.
Início do conteúdo da página

Docentes do campus Guarapari tem projetos aprovados em edital da Fapes.

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 08h31 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 09h37

O Ifes, Campus Guarapari, participou do edital Universal da Fapes (03/2021) com quatro propostas, entre elas a coordenada pelo professor Leonardo de Assis Silva, intitulada "Cooperação entre VANT e robô terrestre para SLAM em espaços inteligentes", que foi aprovada e trará para o campus 45 mil reais em recursos para serem aplicados na execução do projeto.

O projeto aprovado propõe a cooperação entre um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e um robô terrestre para executar tarefas de localização e mapeamento simultâneos (SLAM) em um espaço inteligente. A inclusão de um VANT ajudará na representação fiel do mapa local e, consequentemente, na localização do robô e na detecção de obstáculos. Além disso, as imagens captadas pelo VANT serão utilizadas para a geração de mosaicos do local mapeado, melhorando a precisão do robô e a comunicação do espaço com o mesmo.

Outra proposta que será executada dentro do laboratório de espaço inteligente do Campus, aprovada no mesmo edital, foi o "Videomonitoramento a partir de Espaços Inteligentes para Reconhecimento de Armas de Fogo", coordenada pelo professor Douglas Ruy Soprani da Silveira Araújo (do Campus Vitória), que trará 43 mil reais de investimento para o campus.

Além dessas propostas, tivemos outras três propostas aprovadas em seu mérito e que ficaram como suplentes, uma é o "Espaço Inteligente baseado em Visão Computacional" (coordenada pelo professor Alexandre Pereira do Carmo), outra é a "Correlação entre a concentração de material particulado e o incômodo percebido pela população numa região urbana e industrializada" (coordenada pela Professora Milena Machado de Melo) e por fim o "Imageamento e determinação da luminosidade de objetos celestes extensos" (coordenada pelo Professor Adriano Mesquita Oliveira).

A direção do Campus parabeniza aos professores Leonardo de Assis, Douglas Soprani e toda a equipe envolvida nos projetos e agradece o empenho e comprometimento dos demais professores com esta instituição e com seus alunos.

 

projetos fapes 2021 parabeniza docentes

registrado em:
Fim do conteúdo da página