Página inicial > Notícias > Orientações sobre o ensino flexível no campus Guarapari

Orientações sobre o ensino flexível no campus Guarapari

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 17h04 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 17h26

O Campus Guarapari fará o retorno presencial, por meio do Ensino Flexível, a partir do dia 06/10. O retorno se dará com todas as turmas dos cursos técnicos integrado (1o e 4o anos), 1os anos concomitante e as turmas de graduação -Licenciatura, Engenharia e Bacharelado. As demais turmas retornarão no dia 13/10.

O ensino flexível é uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e Presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no campus.

Em 23 de Julho de 2021 o Conselho Superior do Ifes aprovou a Resolução nº 36 que determinou o início do ensino flexível em todo Ifes a partir de outubro de 2021. A Portaria nº 1191 de 22 de Julho de 2021, aprovada pela Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes estabeleceu as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referente ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de ensino flexível.

HORÁRIOS DAS TURMAS

Postaremos no Acadêmico e no site o horário de 2021.2. Fiquem atentos ao Sistema Acadêmico. Dúvidas enviem e-mail para a coordenadoria de curso ou para cge.gua@ifes.edu.br

Segue abaixo a programação da primeira semana de aula.
04/10 – Início do 2o semestre - Reunião de Pais, Responsáveis e Estudantes sobre o Retorno Presencial – Ensino Flexível, via youtube, às 19h. Enviaremos posteriormente o link para os grupos de sala.
05/10 – Planejamento

06/10 – Início das aulas presenciais (1o e 4o anos do Integrado, 1o períodos do Concomitante (alunos ingressantes), Bacharelado em Administração, Licenciatura em Ciências da Natureza e Engenharia Elétrica.

* As turmas ingressantes (concomitante e graduação) 2021.2 terão uma programação especial.

13/10 - Ensino Flexível para todas as turmas conforme horário e organização das coordenadorias.

AUTORIZAÇÕES

Visando uma melhor organização para que possamos ter um ensino flexível seguro, TODOS os alunos devem preencher os formulários informando se irão ou não retornar das atividades presenciais.

As Autorizações estão divididos em dois tipos:

◾ Anexo I - deve ser preenchido pelos alunos que PARTICIPARÃO das atividades presenciais:

◦ A - Menores de 18 anos – Download anexo I-A

◦ B - Maiores de 18 anos – Download anexo I-B

◾ Anexo II - deve ser preenchido pelos alunos que NÃO PARTICIPARÃO das atividades presenciais, optando por continuar no ensino remoto (APNP):

◦ A - Menores de 18 anos – Download anexo II-A

◦ B - Maiores de 18 anos – Download anexo II-B

Todos devem ficar atentos ao preenchimento correto, lembrando que há uma diferença entre os formulários para os alunos que são menores de 18 anos (Anexo I ou II A) e para os que são maiores de 18 anos (Anexo I ou II B).

Após preenchidos e devidamente assinados, os formulários devem ser entregues ao CAE – Sala A-210. A entrega pode ser feita no próprio campus ou digitalizado e enviado para o e-mail cae.gua@ifes.edu.br