Página inicial > Notícias > Campus Guarapari tem proposta selecionada para o projeto de Empreendedorismo Inovador

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 16h26 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 17h33

Campus Guarapari tem proposta selecionada para o projeto "EMPREENDEDORISMO INOVADOR COM FOCO NA ECONOMIA 4.0"

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes – publicou a chamada pública 07/2020 para a seleção de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador com foco na economia 4.0, associados ao ensino, pesquisa e extensão, e aberto às autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

Diversos campi do Ifes apresentaram propostas, composta por até três projetos, um em cada área da Economia 4.0: Agricultura, Indústria e Serviços. Dentre estes projetos, nove foram encaminhados ao edital geral do MEC (etapa nacional) e vão concorrer com os demais projetos da Rede Federal.

O projeto ‘Kit de transformação digital para prédios inteligentes’ na categoria Serviços 4.0, que envolvem servidores de Guarapari (prof. Alexandre), Vitória (profª. Mariana) e Serra (prof. Maxwell, proponente), dando à proposta um caráter multicampi, que será executado no campus Guarapari, teve a maior nota dentre todos os projetos do Espírito Santo e foi selecionado para a etapa nacional. Veja o resultado clicando aqui.

Serão investidos até R$ 233 mil em cada um dos projetos para cobertura de despesas com infraestrutura de pesquisa e bolsas para estudantes e coordenadores.

Objetivos:

O edital têm por objetivo promover a imersão de estudantes da Rede Federal em atividades de formação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0 bem como capacitar professores de instituições da Rede Federal nas metodologias das Oficinas 4.0 e de orientação de projetos de inovação tecnológica e ainda estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, reforçando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Serão selecionados, no total, 60 projetos em todo o país. O resultado final desta seleção nacional será divulgado no dia 26 de outubro de 2020. Prazo para início das propostas aprovadas em 03 de novembro de 2020.