Página inicial > Notícias > V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão

V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 10h00 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 12h49

VJEPE 2019

Nos dias 31 de outubro (das 7h às 18h30) e 01 de novembro (das 7h às 15h30), acontece nas dependências do Campus Guarapari a V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE).

Em 2019, o evento se organiza a partir de dois pilares: a 7ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e o Ifes Portas Abertas, respectivamente, sob a responsabilidade da professora Michelle Rodrigues e Rocha (Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão) e do professor Wallas Gomes Zoteli (Coordenador Geral de Extensão). O dia 30 de outubro (das 7h às 18h30) será dedicado à organização interna: preparação dos espaços, ajustes nos experimentos e treinamento dos monitores.
A Mostra, que é aberta à comunidade externa, conta com a apresentação, pelos estudantes, de experimentos e estudos resultantes de trabalhos disciplinares e de bolsas e voluntariado de iniciação científica, sob orientação de professores de variadas áreas. Na edição de 2019, os experimentos/estudos serão avaliados por uma mesma banca, que elegerá os três trabalhos que atingirem as maiores pontuações considerando os critérios a seguir: impacto social, contribuição na formação do estudante, criatividade e inovação, empreendedorismo e qualidade da apresentação. Ao visitante, basta comparecer ao Campus para assistir às apresentações.

O Ifes Portas Abertas é um circuito de visita técnica de aproximadamente 1h30 para grupos escolares de no máximo 15 estudantes cada, a serem agendados até sexta (25 de outubro). O público-alvo são estudantes dos 8ª e 9º anos do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio. Escolas das redes estadual e privada marcam a visita direto com o Ifes – Campus Guarapari pelo telefone (27) 3261 9982 (ligar preferencialmente das 10h30 às 12h ou das 14h às 16h30). Escolas municipais devem ligar para a Secretaria Municipal da Educação (Semed) pelo (27) 3261 5665.

Cada visita é conduzida por estudantes-monitores num trajeto que conta com 2 laboratórios. Durante o percurso, os monitores apresentam a estrutura física e organizacional do Campus e conversam sobre sua experiência como estudantes. Ao final, os visitantes são conduzidos à 7ª Mostra CT&I. Os professores das escolas visitantes recebem certificado de participação a ser enviado por e-mail.

Tanto a confirmação da monitoria dentro dos laboratórios (confirme com o professor responsável antes) quanto a inscrição dos monitores que acompanharão os grupos visitantes deverão ser feitas até a próxima sexta (25 de outubro) pelo link http://bit.ly/ifes-portas-abertas-2019. Critérios de classificação: tem prioridade, nessa ordem, o aluno que não tenha experimento na Mostra, que tenha experiência no Ifes Portas Abertas, que seja de série mais avançada.

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO
QUARTA (30 de outubro), 7h-18h30:
Organização Interna

QUINTA (31 de outubro), 7h-18h30:
Ifes Portas Abertas (para grupos escolares agendados);
7ª Mostra CT&I aberta à comunidade externa.

SEXTA (01 de novembro), 7h-15h30:
Ifes Portas Abertas (para grupos escolares agendados);
7ª Mostra CT&I aberta à comunidade externa.

SEXTA (01 de novembro), 15h30-18h30:
III Show de Talentos - organização pelo Grêmio MFL.