Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes Campus Guarapari vem apresentar à comunidade do campus um pouco da sua história.
Início do conteúdo da página

Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes Campus Guarapari vem apresentar à comunidade do campus um pouco da sua história.

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 09h44 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 10h31
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes Campus Guarapari vem apresentar à comunidade do campus um pouco da sua história. 
A partir de 1992, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente passou a desenvolver ações de educação ambiental no Espírito Santo apoiando atividades educativas realizadas por instituições em diferentes regiões do Estado, que são os pólos de educação ambiental da Mata Atlântica. A escolha dessas instituições teve como principal motivo os trabalhos de educação ambiental já desenvolvidos em suas respectivas áreas de abrangência, respeitando e valorizando os aspectos característicos e as demandas específicas de cada região.
 
São 08 os Polos de Educação Ambiental do Espírito Santo:
 
Com a implantação do Instituto Federal do Espírito Santo dois desses pólos foram incluídos na rede: o da então Escola Agrotécnica Federal de Alegre (Ifes Campus de Alegre) e o da antiga Escola de Pesca (Ifes Campus Piúma). Assim surge a ideia de alocar esses polos dentro do organograma institucional e então abre-se espaço para a organização dos Núcleos de Educação Ambiental.
 
A possibilidade de se montar uma equipe para propor o regimento do núcleo em 2016 foi um importante passo para a implantação do NEA no Ifes Campus Guarapari.
Em 2018, uma equipe gestora do núcleo foi montada e o Programa do Núcleo de Educação Ambiental do Ifes Campus Guarapari foi elaborado e cadastrado junto ao Programa de Apoio às Atividades de Extensão (PAEX) da Pró-reitoria de Extensão do Ifes. Este programa já é vinculado ao programa em rede dos educadores ambientais do Ifes, o REA.
 
Este ano o NEA realizou seu primeiro processo seletivo para formar a equipe executora e hoje o núcleo conta com professores de diversas áreas do conhecimento e de alunos matriculados nos diferentes eixos tecnológicos ofertados pelo campus. Além disso, colaboradores externos também fazem parte do NEA.
 
Como ações efetivas o núcleo participou ativamente da Semana de Meio Ambiente promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMA) estando no sábado, dia 08/06, a equipe presente na trilha orientada no Parque 
Natural Municipal Morro da Pescaria e no domingo, dia 09/06 o grupo participando do mutirão de limpeza da prainha do mangue de Olaria.
 
Na oportunidade a disposição e compromisso dos integrantes do NEA foram bastante elogiados por diferentes expoentes da área no município como: a secretária municipal de Meio Ambiente Tereza Cristina, o coordenador do Parque Morro da Pescaria Rivelino Galvão, o gerente de Educação Ambiental SEMAG José Alfredo, a gerente de paisagismo SEMAG Renata, o representante do Iema no município Georges, o veterinário Ian da unidade do Instituto Orca em Guarapari e Mateus o atual presidente do Instituto Gaia.
 
Para o próximo semestre pretendemos ampliar a divulgação do núcleo dentro e fora do campus assim como implementar alguns projetos como o da coleta seletiva e participação em eventos de datas marcantes dentro dos temas ambientais, de biodiversidade e de desenvolvimento sustentável e utilização inteligente dos recursos naturais.
Para acompanhar e divulgar nossos trabalhos acessem @nea_guarapari.
NEA curta essa ideia!!!
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-01.jpg equipe-nea-em-acao-01.jpg
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-02 equipe-nea-em-acao-02
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-03 equipe-nea-em-acao-03
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-04 equipe-nea-em-acao-04
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-05 equipe-nea-em-acao-05
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-06 equipe-nea-em-acao-06
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-07 equipe-nea-em-acao-07
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-08 equipe-nea-em-acao-08
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-09 equipe-nea-em-acao-09
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-10 equipe-nea-em-acao-10
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-11 equipe-nea-em-acao-11
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-12 equipe-nea-em-acao-12
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-13 equipe-nea-em-acao-13
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-14 equipe-nea-em-acao-14
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-15 equipe-nea-em-acao-15
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-16 equipe-nea-em-acao-16
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-17 equipe-nea-em-acao-17
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-18 equipe-nea-em-acao-18
equipe-nea-em-a...
equipe-nea-em-acao-19 equipe-nea-em-acao-19
registrado em:
Fim do conteúdo da página