Página inicial > Notícias > Eleitos para o Parlamento Juvenil do Mercosul tomam posse

Eleitos para o Parlamento Juvenil do Mercosul tomam posse

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 11h27 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 11h27

O campus Guarapari é representado pelo estudante Márcio Fabrício Falcão de Paula Filho.

Os 11 estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica eleitos para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2016-2018 tomaram posse na segunda-feira (12), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Autores de projetos inovadores com potencial para melhorar a educação do País, eles terão o desafio de elaborar propostas de políticas públicas que contribuam com a qualidade do ensino médio. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é representado pelo estudante do Campus Guarapari, Márcio Fabrício Falcão de Paula Filho.

Representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na cerimônia de posse, o secretário executivo Alexandre Bahia ressaltou a importância de incentivar o envolvimento de estudantes da Rede Federal em projetos como o PJM. “O Conif apoia o avanço da educação e o processo de formação dos jovens”. Ele também informou que o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) ofertará o curso de espanhol básico na modalidade à distância para os participantes eleitos.

“O ensino médio que queremos” é o tema central desta edição do PJM. Para que possam se aprofundar no assunto, no decorrer desta semana, os jovens eleitos participam de curso de formação sobre a política educacional brasileira. Serão abordados cinco eixos temáticos: integração regional, inclusão educativa, igualdade de gênero, direitos humanos, jovens e trabalho.

Também compõem o PJM Igor Felipe Teixeira de Souza (Ifac), Yara Lorrane Souza de Barros (Ifap), Vitória Pereira da Cunha (IFB), Giovana Pertuzzatti Rosatto (IFFar), Joanderson de Souza Vieira (IFMA), Matheus Henrique Santos Monteiro (IFPB), Luciano Gularte de Lima (IFPR), Marlon Coelho de Souza Teles (IFRJ), Lys Vitória Ribeiro de Almeida (Ifro) e Amyee Anes de Andrade Sinn (IFC).

A primeira reunião de todos os integrantes do Parlamento Juvenil do MERCOSUL está prevista para o primeiro semestre de 2017, no Uruguai. Após o encontro será elaborada carta de recomendações a ser entregue aos Ministros da Educação que participam do MERCOSUL Educacional.

PJM
Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Chile e Venezuela são os países participantes do Parlamento Juvenil do Mercosul. Desde 2010, jovens parlamentares dialogam sobre temas ligados à educação e elaboram propostas de interesse em comum.

No Brasil o projeto é coordenado pelo MEC com o apoio do Conif, das Secretarias Estaduais de Educação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif