Página inicial > Notícias > Alunos e servidores do Ifes vão carregar a tocha olímpica

Alunos e servidores do Ifes vão carregar a tocha olímpica

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2016, 09h36 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2016, 14h23

rio 2016 tocha

Quatro alunos e três servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vão carregar a tocha olímpica, em sua passagem pelo Estado, nos dias 17 e 18 de maio. Como parte dos preparativos para a abertura dos Jogos Olímpicos, que acontecem em agosto, o símbolo passará por mais de 300 cidades do País. Os selecionados para participar desse momento são representantes dos campi Aracruz, Guarapari, São Mateus e Colatina.

Em Guarapari, a tocha vai passar no dia 17 de maio, e os representantes do campus serão os servidores Antônio Martins Barros Neto, Eduarda de Biase Ferrari Gomes e Gilberto Cabral de Mendonça. Os selecionados foram indicados a pedido da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Serviço Público (do Ministério do Planejamento), obedecendo a critérios como atividades de destaque, atuação na localidade, interesse e disponibilidade do servidor.

No Campus São Mateus, o aluno que conquistou o direito de ser um dos condutores da tocha olímpica, em sua passagem pelo município do Norte Capixaba no dia 18 de maio, foi Abraão Filipe Marques de Oliveira. O aluno cursa o 3º ano do Técnico em Eletrotécnica e foi escolhido por meio de um concurso de redação realizado no campus, no dia 19 de abril, organizado a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesse concurso foram convidados a participar as escolas públicas que tiveram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Dentro do macrotema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, Abraão escolheu o eixo “Jogos Paralímpicos e a inclusão social”. Com o texto intitulado “Superando paradigmas na busca pela inclusão social”, ele garantiu a vitória. Também por meio do concurso de redação, foi selecionada a aluna Satiê Lagasse Miranda, do Campus Aracruz. A tocha passará pela cidade no dia 18.

Já em Colatina três alunos foram escolhidos para conduzirem, nesse mesmo dia, o símbolo olímpico. Por meio do concurso de redação proposto pelo Inep, foi escolhida Isabela Tonon da Costa Dondone, do 4º ano do Curso Técnico de Administração. Ela escreveu o texto intitulado “O Cessar-Fogo no Brasil”.

Bartouvino Costa Neto, do 3º período do Tecnólogo em Saneamento Ambiental, conquistou o direito de conduzir a tocha em função de uma promoção da Coca-Cola, que é patrocinadora do evento; e João Marcos Cunha Filho, do 7º período do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, foi indicado para uma promoção organizada pelo Comitê Organizador Olímpico, que selecionou pessoas que fazem a diferença na sua cidade. Além dos condutores, aproximadamente 70 alunos voluntários do campus formarão um corredor em trechos do trajeto para direcionar a passagem.

A tocha

O Brasil sediará os jogos olímpicos em 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Por tradição, a tocha olímpica é acesa na Grécia e depois percorre o caminho até o local onde acontecerão os jogos. No Brasil, ela passará por todas as regiões, sendo conduzida ora por atletas, ora por membros da comunidade local. Em São Mateus, a comitiva que a conduz, composta por 47 participantes, fará o trajeto de Guriri até a Igreja Velha, e é nesta ocasião que Abraão a levará em parte do percurso.

Veja a rota completa do revezamento da tocha.

Fonte: ACS - Ifes / COB
Texto: ACS - Ifes