Página inicial > Notícias > Abertas inscrições para simulado na Plataforma Hora do Enem

Abertas inscrições para simulado na Plataforma Hora do Enem

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 13h56 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2016, 14h30

Hora do Enem

Os estudantes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do último ano do ensino médio podem participar do primeiro simulado on-line na Plataforma Hora Enem, no dia 30 de abril. Caso o estudante não tenha computador próprio para realizar o simulado, ele tem até esta sexta-feira (15) para fazer a inscrição e informar a necessidade de espaço físico para a realização da prova. Serão disponibilizados computadores nos institutos federais, nas universidades, em escolas particulares, comunitárias e estaduais de ensino médio. Alunos que possuem acesso a computador podem se cadastrar posteriormente.

A Plataforma Hora do Enem foi discutida na 62ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nesta quarta-feira (13). O Pleno recebeu representantes da Associação de Comunicação Roquette Pinto, gestora da TV Escola, canal de televisão do Ministério da Educação (MEC), que divulgaram o projeto.

Para a diretora-geral da Roquette Pinto, Mônica Franco, é importante os alunos fazerem o cadastro na plataforma e participarem do simulado on-line. “Com o resultado das provas teremos um diagnóstico, uma análise do desempenho e, com isso, o estudante poderá elaborar um plano de estudos personalizado”.

O presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, ressaltou a necessidade de oferecer várias possibilidades para a qualificação dos estudantes do País. “Com a iniciativa do MEC em criar a Hora do Enem será possível disponibilizar oportunidades de aprendizado semelhantes para todos”.

Simulado – A primeira prova terá 20 questões por área de conhecimento, com o total de 80 questões cada uma, sem redação. Ao iniciar o simulado, o estudante é obrigado a finalizar a prova. O resultado de desempenho saíra automaticamente, comparando a nota com o curso e a instituição de preferência. A intenção é oferecer uma experiência parecida com a do dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

TV Escola – O programa Hora do Enem, da TV Escola, contará com a colaboração dos docentes dos institutos federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet’s) e do Colégio Pedro II na produção de conteúdo, cujo material também será disponibilizado na Plataforma Hora do Enem e no MECFlix.

Acesse a Plataforma Hora do Enem para se cadastrar.

Texto: Assessoria de Comunicação do Conif  / Site IFES
Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif  / Site IFES / CSO