Página inicial > Notícias > Participantes do exame do Enem passam a contar com novas ferramentas gratuitas para se preparar

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2016, 09h32 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2016, 14h33

Hora do Enem

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam a contar agora com uma ferramenta inédita e gratuita de preparação para as provas do exame. Trata-se da Plataforma Hora do Enem, lançada pelo governo federal nesta terça-feira, 5, no Palácio do Planalto. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulados e vídeoaulas, para auxiliar na preparação dos estudantes.

Enem – O exame é a segunda maior avaliação de estudantes do mundo e registrou mais de 6 milhões de participantes na última edição. A nota do Enem é utilizada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Também é a porta de entrada para estudantes em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Maiores de 18 anos podem, ainda, obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Tão certo quanto o átomo não é a menor porção da matéria, aqui você irá encontrar uma forma de estudar que se encaixa no seu perfil.

Pode escolher: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.

O Enem

A educação transforma, abre caminhos, muda o mundo. É fácil perceber a lógica por trás dessa frase, não é? O conhecimento vai te levar longe, mas até chegar lá, você tem um baita trabalho pela frente. Muito estudo, muito do que se informar e muitas escolhas a fazer.

Ter em mãos o diploma universitário vai ser uma conquista e tanto e você pode dar o primeiro passo nessa direção, ao mandar bem na prova do Enem. A nota do exame é usada como critério de seleção por várias instituições de Ensino Superior públicas e privadas, ao substituir ou complementar o vestibular.

Ao participar do exame, você pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer às vagas oferecidas por instituições públicas. Pode também se candidatar às bolsas de estudo integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao financiamento de cursos superiores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas calma aí, futuro calouro! Antes de ver o seu nome na lista de aprovados, precisamos nos concentrar nos estudos. Pode contar com a gente: nós do Hora do Enem vamos te acompanhar nessa jornada.

Conheça o programa Hora do Enem.

Fonte: Site MEC, TV-Escola, CSO.
Imagem: TV-Escola, CSO.
Texto: Site MEC, TV-Escola, CSO.