Página inicial > Notícias > Processo seletivo 01/2016

Processo seletivo 01/2016

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 01h00 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2016, 14h16

ps 20 2016 result

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai abrir na segunda-feira (5) as inscrições para os processos seletivos 01/2016 e 02/2016, que oferecem um total de 3.946 vagas em cursos técnicos. Os interessados deverão se inscrever até 4 de novembro. Confira os editais.

Pelo edital 01/2016, serão ofertadas 2.462 vagas de cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio, em que o aluno faz a formação técnica e cursa o ensino médio no Ifes; mais 1.112 vagas na modalidade concomitante, em que o aluno já está cursando o ensino médio em outra instituição e faz a formação técnica no Ifes; e 200 na modalidade subsequente, que contempla quem já terminou o ensino médio.

Já no PS 02/2016, serão disponibilizadas 172 vagas da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Podem concorrer aquelas pessoas com 18 anos ou mais que tenham o ensino fundamental completo (ou concluam até a data da matrícula), mas não tenham concluído o ensino médio. O aluno fará tanto a formação técnica quanto o ensino médio no Ifes.

Metade das vagas de ambos os editais é destinada a ações afirmativas. O prazo para solicitar a isenção no PS 01/2016 vai até 23 de outubro. A taxa para participar é de R$ 51. Têm direito à isenção os candidatos que tenham estudado as últimas duas séries do ensino fundamental em escola pública, ou particular como aluno bolsista em função de carência socioeconômica, ou que tenham feito curso equivalente na rede pública com aprovação final até a data da matrícula. A inscrição do PS 01/2016 será feita via internet, no site do Ifes, bem como a solicitação de isenção.

No caso dos candidatos às vagas do PS 02/2016, não haverá cobrança de taxa. As inscrições serão realizadas presencialmente nos campi Santa Teresa e Vitória, onde são ofertados os cursos.

Provas
As provas objetivas do PS 01/2016 estão marcadas para 29 de novembro. Para os cursos integrados e concomitantes, serão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As questões de prova para ingresso nos cursos subsequentes incluem as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

No caso das vagas do PS 02/2016, do Proeja, que são ofertadas pelo Campus Santa Teresa, o processo Seletivo será realizado em duas etapas: palestra informativa e análise socioeducacional. Para as vagas do Campus Vitória, além dessas duas etapas, haverá provas.

Acesse: Edital 01/2016

Acesse: Edital 02/2016