Página inicial > Notícias > Cerca de 400 trabalhos são apresentados na Jornada de Iniciação Científica do Ifes

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2015, 10h51 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 12h03

X Jornada Científica

O Campus Guarapari recebeu nesta terça e quarta-feira (22 e 23) a 10ª edição da Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento contou com o tema “Luz da Ciência”, e a programação teve cerca de 400 apresentações e exposições de trabalhos acadêmicos, além de mostras científicas de projetos realizados no Instituto.

Nos dois dias de evento foram apresentados 122 trabalhos de forma oral e 244 trabalhos em pôsteres. Os trabalhos foram avaliados por uma banca de 30 professores de vários campi do Instituto. Uma novidade dessa edição foi a realização da 1ª Mostra Tecnológica do Ifes, que expôs 11 produtos e protótipos, sendo que os mais bem avaliados serão convidados a representar o Instituto na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Também aconteceu durante a jornada a 3ª Mostra de Ciência e Tecnologia do Campus Guarapari, que apresentou 31 projetos.

Os avaliadores foram divididos em seis áreas de apresentação (Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Ciências Biológicas). Os trabalhos que obtiveram maior nota serão selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) para representarem o Ifes em eventos nacionais e internacionais.

As apresentações e exposições foram divididas por campi. Na terça apresentaram trabalhos os alunos de Guarapari, Alegre, Aracruz, Cariacica, Colatina, Ibatiba, Piúma, Santa Teresa e Vila Velha. Já na terça foi a vez dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Itapina, Linhares, Montanha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

A Jornada de Iniciação Científica do Ifes é promovida anualmente pela PRPPG e tem como objetivo proporcionar um intercâmbio produtivo entre a comunidade, pesquisadores, servidores e alunos dos cursos de ensino profissionalizante, de graduação e pós-graduação, visando expôr e discutir trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos no Instituto. Acesse o site do evento.

Na manhã da terça-feira aconteceu a cerimônia de abertura, que contou com uma palestra sobre a importância da Pesquisa e Inovação para o Brasil, ministrada pelo professor Carlos Fortulan, do Campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). “No momento de crise em que vivemos é fundamental que a comunidade científica busque inovações e novas soluções, sempre valorizando os nossos recursos nacionais” afirmou o professor na palestra.

Na abertura ainda foi apresentado um vídeo musical feito por alunos do 4º ano do curso Técnico em Administração na modalidade integrado ao ensino médio. Participaram da solenidade o diretor-geral do Campus Guarapari, Ronaldo Cruz; o diretor de Pós-graduação do Ifes, Rony Freitas; e o diretor de Pesquisa do Ifes, André Pires.
Ainda estiveram presentes os pró-reitores Frederico Caldoncelli, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais; Rogério Murta, do IF Norte de Minas; e José Augusto, do IF Fluminense; além da coordenadora de Iniciação Científica, Cassia Silvestre, do IFSP; e dos diretores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Sandra Miranda, do IF Fluminense; e Emerson dos Reis, do IF São Paulo. Eles participaram de um Encontro de pró-reitores e gestores de Pesquisa e Pós-graduação dos Institutos Federais da Região Sudeste, que ocorreu no final do dia 22.

O diretor do Campus Guarapari, Ronaldo Cruz, abriu a solenidade agradecendo a presença dos alunos e professores envolvidos com o evento e citando o aniversário de 106 do Instituto e de 5 anos do Campus. “É um grande prazer receber toda a comunidade científica do Ifes no Campus Guarapari, que completou 5 anos em 2015 e faz parte de uma Instituição centenária que é o Ifes, que faz 106 anos no dia 23”, citou em seu discurso.

O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, destacou o avanço da pesquisa na Ifes nos últimos anos. “A nossa primeira Jornada de Iniciação Científica foi realizada em 2006, quando foram apresentados 26 trabalhos. Este ano estamos apresentando 394 trabalhos. No ano que vem já devemos chegar a 600. Isso mostra como a pesquisa tem se desenvolvido de forma organizada na nossa Instituição, crescendo não apenas em quantidade como em qualidade”, comenta.

Na quarta-feira (23) pela manhã, dentro da jornada, aconteceu uma cerimônia em comemoração ao aniversário de 106 anos do Ifes e da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. O evento encerrou a programação especial de aniversário que contou com intercâmbios e eventos culturais em vários campi do Instituto. Na ocasião foi apresentado um vídeo com o resumo das atividades de comemoração nos campi.

{gallery}2015/09/x-jornada-cientifica{/gallery}