Página inicial > Notícias > Programação da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão de 21 a 26 de setembro de 2015

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 00h00 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 12h04

X Jornada de Iniciação Científica

O Campus Guarapari receberá entre os dias 22 e 23 de setembro a 10ª edição da Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes. O evento terá o tema “Luz da Ciência” e contará com palestras, exposição e discussão de trabalhos acadêmicos, além de mostra científica por meio de pôsteres dos projetos realizados no Instituto. A programação terá ainda com um momento reservado para comemoração dos 106 anos do Ifes no dia 23.

Serão apresentados cerca de 400 trabalhos realizados por alunos e servidores de vários campi do Instituto. As apresentações acontecerão oralmente em plenária, na forma de pôsteres e através da apresentação de produtos e protótipos na 1ª Mostra Tecnológica do Ifes. Também será realizada uma palestra sobre a importância da pesquisa e inovação para o futuro do Brasil com o professor Carlos Alberto Fortulan, do Campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

A Jornada de Iniciação Científica do Ifes tem como objetivo proporcionar um intercâmbio produtivo entre a comunidade, pesquisadores, servidores e alunos dos cursos de ensino profissionalizante, de graduação e pós-graduação. O evento visa ainda expôr e discutir trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos no Instituto. O tema desta edição será “Luz da Ciência”.

A X Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pelo Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória (Facitec).

Segunda-feira
21/09/2015
22/09/2015
23/09/2015
24/09/2015
25/09/2015
26/09/2015
Segunda-feira
28/09/2015
Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde: Manhã e Tarde:
- Organização final dos projetos e experimentos da III Mostra de CT&I;
- Organização dos laboratórios para visitação e organização final dos espaços para a III Mostra e X JIC;
- III Mostra e X JIC (locais: Bloco A e Bloco B)

- 09:30 - 11:30

-Cerimônia de Abertura - Palestra com o Prof. Dr. Carlos Alberto Fortulan - USP-São Carlos “ A importância da pesquisa e inovação para o futuro do Brasil”;

- 11:30 - 13:00

-Almoço

- 13:00 - 17:00

-Apresentação de trabalhos
-III Mostra e X JIC (locais: Bloco A e Bloco B);

- 09:30 - 11:30

- Comemoração do Aniversário do Ifes e do Campus Guarapari (5 anos);

- 11:30 - 13:00

-Almoço

- 13:00 - 17:00

-Apresentação de trabalhos
Atividades do NACE - Núcleo de Arte, Cultura e Esportes

-apresentações culturais (música e dança)

-apresentação de performance musical

-oficina de Mandalas

-oficina de poesias

-oficina de percussão

-mostra de fotografia e artes plásticas

-Educação para Vida: Palestras sobre Sexualidade, Etiqueta e Bullying

-Educação para Vida: Palestras sobre Sexualidade, Etiqueta e Bullying
Ifes na Praia Final Jinifes
Noite:   Noite:   Noite:
- V Seminário Temático da Pós-Graduação (local: auditório).   -Abertura do Jinifes   19:00 às 21:00

-Educação para Vida: Palestra sobre Violência urbana e drogas.