Página inicial > Notícias > Professor do Campus Guarapari participa de evento acadêmico internacional em Portugal

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2015, 11h26 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 12h06

Performa 15 - Abrapem

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esteve representado mais uma vez em um evento acadêmico internacional. Entre os últimos dias 11 e 13 de junho, aconteceu na cidade de Aveiro, Portugal, a International Conference on Performance Studies (PERFORMA’15). O congresso é um evento bianual que neste ano ocorreu pela parceria entre a Universidade de Aveiro e da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM). Estiveram reunidos pesquisadores nas áreas de estudos da canção, etnomusicologia, estudos culturais, estudos relacionados a técnicas de canto, de performance instrumental, entre outros recortes teóricos. Entre as atividades, destacam-se as palestras-recitais, as comunicações orais de papers, conferências, mostra de pôsteres, recitais em diversos espaços da cidade.

O professor da área de linguagens e mestrando Wallas Gomes Zoteli (orientando da professora doutora Viviana Mónica Vermes), do Campus Guarapari, apresentou na quinta-feira última (12) o paper “De freguês em freguês: leitura de performances da canção Freguês da meia-noite”. O mesmo fora escrito juntamente com o doutorando Jorge Luís Verly Barbosa no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), na área de Estudos Literários, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no ano de 2014. Em forma de comunicação oral, o trabalho foi debatido sob a mediação da professora doutora Susana Sardo, da universidade portuguesa. Na mesma mesa de apresentação, ainda havia a chinesa Adel Wang Jing (“Utopian impulses in China’s sound culture: the raying temple subculture colletive”) e o português Rui Marques (“Isto acaba por nos ligar mais: performance musical e mobilização social em grupos de músicos não-profissionais”), respectivamente, da Zhejiang University e Universidade de Aveiro.

No próximo dia primeiro de julho, outros recortes do mesmo trabalho serão apresentados, agora em forma de pôster, no XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), a ser sediado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém, entre os dias 29 de junho e 03 de julho.

{gallery}2015/06/perfroma15-abrapem{/gallery}

Fonte : Assessoria de Comunicação/Professor