Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

Índice de Artigos

Nesta seção, são divulgadas informações institucionais e organizacionais do Campus Guarapari do Ifes, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de servidores, agenda do diretor-geral, horários de atendimento e legislação vigente.

Fachada

Dados cadastrais:
CNPJ: 10.838.653/0017-65
Título do estabelecimento (Nome Fantasia): IFES - CAMPUS GUARAPARI
Código e descrição da atividade econômica principal (Receita Federal): 85.41-4-00 - Educação profissional de nível técnico

Código e descrição das atividades econômicas secundárias:
85.42-2-00 - Educação profissional de nível tecnológico
85.33-3-00 - Educação superior - pós-graduação e extensão
72.10-0-00 - Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
72.20-7-00 - Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas

Código Sistec: 13838
Código Siorg: 105111
Código Gestão Principal: 26406 (Instituto Federal do Espírito Santo)
Código da Unidade Gestora no Siafi: 158883 (Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari)
Código Inep: 32130007


História

 

Visão geral

O Campus Guarapari foi fundado no ano de 2010, tendo iniciado suas atividades no mês de abril, com duas turmas do Curso Técnico Concomitante em Administração. O prédio escolhido foi a sede da antiga Faculdade J. Simões, no bairro Muquiçaba, próximo ao Fórum Municipal, onde a instituição está localizada até hoje.

No segundo semestre do primeiro ano de funcionamento, o campus acolheu mais duas turmas de estudantes, com o início do Curso Técnico Concomitante/Subsequente de Eletromecânica. No ano seguinte, houve ingresso nos Cursos Técnicos de Administração e Eletromecânica integrados ao Ensino Médio, e também o começo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da instituição, com a primeira turma na área de Gestão Estratégica de Negócios, totalmente gratuita.

Em 2013, tiveram início os Cursos Técnicos Integrado e Concomitante/subsequente em Eletrotécnica, em substituição ao Curso Técnico de Eletromecânica. Também neste ano, houve a abertura do Curso Técnico em Administração na modalidade a distância e o oferecimento de cursos de extensão através de parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas áreas de Eletricista Predial de Baixa Tensão, Auxiliar Administrativo, Desenhista Mecânico, Montador e Reparador de Computadores e Auxiliar de Tesouraria.

Para permitir a verticalização do ensino, a continuidade de formação de cursos técnicos e acolhendo as necessidades de qualificação locais, o campus Guarapari dá importante passo ao abrir novos caminhos para o Ensino Superior da cidade e da região. Em 2014, ingressaram os(as) estudantes da primeira turma de Graduação no Bacharelado em Administração, com a oferta de 42 vagas via Sistema de Seleção Unificado (SISU).

Os anos seguintes também registraram aumento de cursos oferecidos nos mais diversos níveis de formação, como o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, em 2015, e o Curso Superior de Bacharelado de Engenharia Elétrica, em 2017. Em 2019, iniciou-se o Curso Técnico em Mecânica Concomitante/subsequente e a Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Empresariais. 

Em 2021, o portfólio de ensino foi ampliado com o início das aulas do Curso Superior de Licenciatura em Ciências da Natureza, voltado para a formação de docentes na disciplina de Ciências do 6° ao 9° ano de escolaridade do Ensino Fundamental II e em Biologia nos cursos de Ensino Médio.

Empresas Júniores

Além dos ensinamentos dentro das salas de aula, o campus Guarapari possibilita o desenvolvimento de atividades para aplicação dos conhecimentos e fomentar vivências no campo profissional. A "Tática Júnior", Empresa Júnior do Bacharelado em Administração, foi criada em 2018 para permitir a atuação dos alunos de graduação (com acompanhamento de professores do curso) como consultores em projetos para o empresariado local. Seguindo objetivos semelhantes de atuação prática, foi criada a Eletrolit, Empresa Júnior do Bacharelado em Engenharia Elétrica, em 2022.

Extensão

Desde o início das atividades, o campus oferece cursos de extensão à comunidade. Uma das ações de extensão mais antigas, iniciada em parceria com a Prefeitura de Guarapari a partir de 2010, é o Pré-Ifes, ação de extrema importância para divulgar o Campus Guarapari entre os estudantes da cidade. Outro destaque é o curso de Idiomas (inglês e espanhol), ofertado gratuitamente pelo Centro de Línguas desde 2011, fundamentado na necessidade de ampliar o conhecimento globalizado para a população e que não têm acesso a cursos de línguas em escolas particulares.

Em 2019, foi inaugurado o Observatório Astronômico do Ifes Campus Guarapari (OAIG), espaço para observação do céu que é aberto a toda a comunidade externa, em especial às escolas da rede municipal e estadual de ensino (mediante agendamento prévio). No ano seguinte, iniciaram-se os projetos do Laboratório de Espaços Inteligentes, local destinado a buscar soluções inovadoras através de inteligência artificial, ciência de dados, redes neurais convolucionais, arquitetura baseadas em serviço, computação móvel e computação em nuvem, especialmente no contexto de segurança pública, mobilidade urbana e assistência à saúde.  

Pesquisa

Na área de pesquisa, das várias atividades já desenvolvidas no âmbito institucional e específicas em cada curso, destacam-se as edições da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE), cujo objetivo é divulgar os resultados de projetos desenvolvidos ao longo do ano para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Sua primeira versão aconteceu no ano de 2013, como feira de ciências (Feciteg) e tem sido realizada anualmente (inclusive de forma remota, no período de suspensão das atividades acadêmicas por conta da pandemia do Coronavírus, em 2020). 

Em mais de uma década de atividades, o campus Guarapari se consolidou como instituição pública e gratuita de excelência e qualidade em ensino, pesquisa e extensão, atuando nos ensinos médio, técnico, superior e também na pós-graduação.


Organograma

separador

 

 


Mapa Estratégico do Ifes 

O mapa estratégico a seguir é resultante do Planejamento Estratégico para o período de 2019 a 2023 e guia as atividades da Instituição.

Acesso os produtos do Planejamento Estratégico pelo link: Produtos do Planejamento Estratégico do Ifes - 2019-2023 - Mapa estratégico, Indicadores e Metas

mapa estrategico ifes

 

 

Em breve: Mapa estratégico 2024 - 2028 (aguardando finalização do PDI)

 


Competências

As competências estão disponíveis no Regimento interno do Campus


Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Ifes

 

Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Ifes

Os principais documentos que regem as ações do Instituto Federal do Espírito Santo estão disponíveis na seção Documentos Institucionais.

 

Documentos Institucionais em destaque:

Regimento Geral do Ifes

http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/6791-regimento-geral-do-ifes

PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/5986-pdi-do-ifes

Regimento Interno dos Campi do Ifes
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/16575-regimento-interno-dos-campi-do-ifes

Regimento do Conselho de Gestão dos Campi do Ifes
Resolução CS nº 63/2010 – Aprova o Regimento Interno do Conselho de Gestão dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (alterada pela resolução 24/2014).
Resolução CS nº 24/2014 - Altera a Resolução CS nº 63/2010 que aprova o Regimento Interno do Conselho de Gestão dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo.

Regimento Interno do Conselho de Gestão do campus Guarapari

Resolução CS nº 126 2022 - Regimento do Conselho de Gestão do campus Guarapari

Regulamento da Organização Didática do Ifes
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/5802-regulamento-da-organizacao-didatica

Documentos do Conselho Diretor do Cefetes e da ETFES
http://www.ifes.edu.br/documentos-institucionais/16263-documentos-do-conselho-diretor-do-cefetes


Telefones e Endereços

 

Localização e Contato

Alameda Francisco Vieira Simões, 720 - Aeroporto, Guarapari - ES. Cep.: 29216-795

Telefone geral: (27) 3261-9900

Ramais e Contato dos setores do Campus Guarapari

E-mails dos setores

Site institucional: guarapari.ifes.edu.br

Instagram: @Ifesguarapari (abre em nova janela)

Facebook: Ifes - Campus Guarapari (abre em nova janela)

YouTube: Ifes - Campus Guarapari (abre em nova janela)

 


 

Horário de funcionamento:

 

O Campus Guarapari funciona de segunda a sexta-feira, de 6:20h às 22:20h, conforme Portaria nº 190-GDG, de 1º de julho de 2019.

 

Horários de Atendimento dos setores administrativos e acadêmicos:

 

Gabinete da Diretoria-Geral: 7h às 16h

Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGG): 7h às 17h

Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA): 7h às 20h

Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP): 7h às 20h

Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE): 7h às 21h

Coordenadoria de Biblioteca: 7h às 21h

Regulamento de Funcionamento da Coordenadoria de Biblioteca do Campus Guarapari (Portaria nº 147-GDG, de 8 de junho de 2022)

Setor de Estágios e Coordenadoria de Laboratórios: 8h às 17h 

 

 


Agenda do Diretor-Geral

Agenda do Diretor-geral (abre em novva janela)


Setores e responsáveis

Diretoria Geral do campus

 

Diretor Geral

Gibson Dall' Orto Muniz da Silva

Diretor de Administração e Planejamento

Wilken Fregona dos Santos

Diretor de Ensino

Virgínia de P. Batista Carvalho

Diretor de Pesquisa e Pós-graduação e Extensão

Adriano Mesquita Oliveira

Chefe de Gabinete

Karilyn Ian Blyth Garcia Abreu

Coordenador de Tecnologia da Informação

Warley Eric Rodrigues Rocha

Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas

Alexsandra Vieira Santiago Borsi

Coordenadora de Comunicação Social e Eventos Sabrina Siqueira Panceri

 

Diretoria de Ensino

 

Coordenadora Geral de Ensino

Morgana Simões P. Meriguete

Coordenadora de Registros Acadêmicos

Pâmela Camero Moussatché

Coordenadora de Gestão Pedagógica

Morgana Simões P. Meriguete

Coordenadora de Biblioteca

Rosilene Supriano de Jesus Rosa

Coordenadora de Atendimento Multidisciplinar

Gecilene Ap. Silva dos Santos

Coordenadoria de Apoio ao Ensino Sandro Augusto Fernandes

Coordenador do curso de Bacharelado em Administração

Oldair Luiz Gonçalves

Coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

Ricardo de Abreu Toríbio

Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

Paulo Roberto Prezotti Filho

Responsável pela Coordenadoria de Formação Geral

Marcelo Serute

Coordenador do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Concomitante 

Eduarda de Biase Ferrari Gomes

 

Coordenador do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio e Concomitante 

Netalliane M. Fagundes Heringer

Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio e Concomitante

Bruno Azeredo Passigati

Coordenadora do curso técnico em Administração EAD - em rede

Carla Regina de Sousa

 

 

 

Diretoria de Infraestrutura e Planejamento

 

Coordenadora Geral de Adminstração, Orçamento e Finanças

Andreia Almeida

Coordenador de Gestão de Contratos

Fagner Gonçalo Siqueira 

Coordenadora de Execução Orçamentária e Financeira

Kédyma Coswosk Braun

Coordenador de Patrimônio, Materiais e Suprimentos

Hans Albet de Souza Ferreira

Coordenadora de Licitação e Compras

Haissa Teixeira Cruz 

Responsável pela Coordenadoria de Contabilidade

Halisson Golffetto da Veiga

Responsável pela Coordenadoria de Protocolo e Arquivo

Andreia Almeida

 

 

 

Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação

 

Responsável pela Coordenadoria Geral de Extensão

Augusto Cézar Tiradentes Monteiro

 

Última atualização: 16/08/2024

 

 

Veja a listagem e outras informações de  todos os servidores do campus Guarapari no Sistema Integrado de Recursos Humanos do IFES (SIGRH) (abre em nova janela).


Flexibilização da jornada de trabalho

Atendendo ao Ofício nº 01/2022 - Reitoria, torna-se público os setores que cumprem jornada de 30 horas semanais de acordo com a Resolução do Conselho Superior nº 19/2014, discriminando o nome do(a) servidor(a) e o respectivo horário de trabalho.

Planilha de setores flexibilizados e horário de trabalho dos servidores (formato .ods, tamanho:18kB)

(atualizado em 11/09/2024)


Programa de Gestão (PDG) - Modalidade Teletrabalho Parcial

Planilha dos setores participantes do PDG e contato dos servidores em teletrabalho parcial (formato .odt, tamanho:17kB)

(atualizado em 11/09/2024)

registrado em:
Fim do conteúdo da página