Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Extensão

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 15h24 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 14h11
DICAS:
  1. Para registrar uma atividade vinculada a um ação de extensão mais ampla, basta preencher a tabela de atividades (Clique <aqui> para acessa-la) e envia-la para o e-mail  cadastro.extensao@ifes.edu.br, com cópia para cgex.gua@ifes.edu.br.
  2. Acesse a Orientação Normativa que orienta as ações de extensão, clicando  <aqui>.
  3. O Passo a Passo para cadastro das ações de extensão no Campus está disponível. Clique <aqui> para ter acesso.

 

Curricularização da Extensão, veja o documento institucional  <<AQUI>> .
Clique <<AQUI>> para acessar os formulários de cadastro.
Clique em Ações de Extensão para ter acesso às ações cadastradas no campus.  

  

O que é Extensão?

"Extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade, levando em consideração a territorialidade.  As ações de extensão devem estar, sob o princípio constitucional, fundamentados na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nos processos interdisciplinares, educativos, culturais, científicos e políticos que promovem a interação transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade.

São ações de extensão, o conjunto de atividades organizadas nos seguintes modalidades: programa, projeto, curso, evento ou prestação de serviço."

Clique em Ações de Extensão para ter acesso às ações cadastradas no campus.  

 
Programa
“Entende-se como programa de extensão o conjunto articulado de ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, de caráter multidisciplinar. Tem caráter contínuo, orgânico-institucional, integração no território ou em grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por estudantes orientados por um ou mais servidores da instituição.

Dentre os programas de extensão do Ifes, destacam-se os programas de extensão em rede, constituídos no âmbito da Pró-reitoria de Extensão, que devem admitir a adesão de qualquer unidade do Ifes por meio ações locais vinculadas ao programa em rede.”

 

Projeto

"Entende-se como projeto de extensão o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, desenvolvido de forma sistematizada e com período de vigência igual ou superior a 3 (três) meses ou igual ou inferior a 36 meses."

 

Curso

"É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 (oito) horas e processo de avaliação.

Para que um curso do Ifes seja reconhecido como curso de extensão, deverá ser concebido por servidores do Ifes em função de demandas resultantes do relacionamento da comunidade interna do Ifes, especialmente dos proponentes,"

  

Evento 

"São ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica do conhecimento ou produto desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo Ifes, devendo estar classificados nos seguintes grupos: Congresso; Fórum; Seminário; Semana; Exposição; Mostra; Oficina; Espetáculo; Evento esportivo; Festival; ou outros tipos de evento.

Atividades como palestras, oficinas e minicursos de curta duração, em vez de serem cadastradas individualmente como eventos de extensão, poderão ser propostas, cadastradas e certificadas como atividades compreendidas em ações de Extensão dos seguintes tipos: Programa; Projeto; Curso ou Evento"

 

Prestação de Serviço
“ É uma atividade de transferência ou aplicação do conhecimento gerado no Ifes a grupos sociais e organizações externas ao Ifes, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas, elaboração de projetos e outras atividades demandadas por terceiros”

 

IMPORTANTE:
Quaisquer dessas ações, serão classificadas como extensão, se, somente se, for concebida em função de demandas identificadas na interação do IFES com grupos sociais ou organizações externas.

 

Formulários de cadastramento e institucionalização de ações de extensão

Acesse aqui a página com todos os formulários para cada tipo de ação de extensão.

 

Certificação de ações cadastradas

Após cadastrar a atividade na PROEX o responsável pela ação (ou coordenador) receberá login e senha do sistema de registro de certificados (SRC) do Ifes. Com esse login e senha o coordenador irá entrar no sistema e cadastrar os participantes. Após cadastrar os participantes, o coordenador enviará um e-mail para dppge.gua@ifes.edu.br solicitando autorização para certificação.

Para maiores detalhes veja o passo a passo de cadastro de ações no nosso campus.

Os certificados estarão disponíveis:

Na forma digital: Sim.
Na forma impressa: Não. A DPPGE, tentará, se possível, dependendo da disponibilidade de impressora, imprimir os certificados para palestrantes e ministrantes de oficinas.

 

Guias práticos para cadastramento e certificação

 

Fim do conteúdo da página