Assistência Estudantil
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
O que é?
É uma ação governamental, instituída pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação e que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação pública federal.
Se concretiza por meio de programas e projetos, benefícios e acompanhamento ao estudante, executados por equipe própria e com financiamento próprio.
Objetivos da Política de Assistência Estudantil no IFES:
Promover a Assistência Estudantil contribuindo para a equidade no processo de formação dos discentes do Ifes;
Contribuir para a melhoria das condições econômicas, sociais, políticas, culturais e de saúde dos discentes;
Buscar alternativas para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, a fim de prevenir e minimizar a reprovação e evasão escolar.
Público-alvo:
Alunos regularmente matriculados, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.
Programas de Apoio à Formação Discente:
Programas Universais: aqueles que são acessíveis a toda comunidade discente, com objetivo de favorecer o desenvolvimento integral.
1) Programas de Incentivo às Atividades Culturais e de Lazer: Apoia o desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas e/ou culturais, que contribuam com a formação física e intelectual dos estudantes, propiciando a inclusão na perspectiva da formação cidadã;
2)Programa de Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especial: Apoia ações que contribuam com o trabalho do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas;
3) Programas de Ações Educativas e Formação para a Cidadania: Fomenta ações que discutam temas importantes para a formação cidadã dos estudantes;
4) Programa de Atenção Biopsicossocial: Ações que contribuem para o bem-estar físico, mental e social dos discentes, tais como: Orientação e Acompanhamento Social; Acompanhamento Psicológico; Educação Preventiva em saúde; Primeiros Socorros.
Programas Específicos de Atenção Primária: Estes Programas considerarão prioritariamente a situação socioeconômica dos discentes, que será avaliada por profissional de Serviço Social.
1) Programa Auxílio Transporte: auxilia os estudantes na complementação de despesas com transporte para acessar a instituição. (Direcionado aos estudantes que não tenham alternativas de transporte custeadas pelo poder público);
2) Programa Auxílio Alimentação: auxilia os estudantes na complementação das despesas com alimentação;
3) Programa Auxílio Moradia: auxilia os estudantes na complementação das despesas com aluguel. (Direcionado aos estudantes que residam ou possuam grupo familiar residente em local que inviabilize o acesso diário até o Campus);
4) Programa Auxílio Didático / Uniforme: auxilia na aquisição de materiais escolares indispensáveis ao curso e uniforme escolar (quando for obrigatória a utilização do mesmo);
5) Programa Auxílio Financeiro: visa o atendimento de estudantes que, mesmo com as possibilidades de atendimento nos outros Programas de Atenção Primária, apresentam necessidades não contempladas.
Programas Específicos de Atenção Secundária: São aqueles que contribuem para a formação acadêmica, mas que não são determinantes para a permanência dos discentes na Instituição.
1) Auxílio Monitoria: destinado a estudantes com desempenho acadêmico notório, que terão a
oportunidade de auxiliar os demais alunos em suas atividades de ensino/aprendizagem.
Em caso de dúvidas, procurar a Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM) na sala A-103.
Esclarecimentos e dúvidas também poderão ser sanadas através dos telefones (27)3261-9946,(27)3261-9947, (27)3261-9948, (27) 3261-9949.
Fonte: Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM) / Comissão Interna de Acompanhamento da Política de Assistência Estudantil (CIAPAES)
Redes Sociais