Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas Frequentes - Centro de Linguas
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes do centro de línguas

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 12h58 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 12h34

 

O Centro de Línguas é um projeto de extensão do IFES - campus Guarapari com a SEMED - Secretaria Municipal de Educação. É uma oportunidade dada a todos que queiram estudar línguas estrangeiras de maneira gratuita.

No momento, temos aulas de Inglês e Espanhol. Mas já tivemos cursos de Inglês Instrumental, entre outros. Nossa oferta pode se alterar de semestre a semestre. É preciso acompanhar em nosso site, para saber o que será oferecido: https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas
As aulas do Centro de Línguas acontecem no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Guarapari. Para chegar até o IFES, vá até a Alameda Francisco Vieira Simões, 720 - Aeroporto; ou siga o mapa abaixo:
No momento, não temos um escritório físico, nem telefone fixo. Mas isso não é um problema para nós! Todas as demandas podem e devem ser encaminhadas via e-mail, no idiomas.gua@ifes.edu.br Mesmo assim, caso nos visite presencialmente no Ifes Guarapari, a Coordenação de Extensão (3º andar, Bloco A) dará o encaminhamento necessário. Caso você vá à SEMED obter alguma informação, a responsável pelos encaminhamentos é a Glaucilene Azevedo.
Infelizmente, não temos um escritório, nem telefone físico. Todas as solicitações tem que ser feitas via e-mail, mesmo: idiomas.gua@ifes.edu.br
Você deve enviar um e-mail para nós: idiomas.gua@ifes.edu.br Essa é a melhor fonte que você poderá ter! O coordenador do curso, no momento, é o prof. Guilherme Póvoa. A representante da Semed é a Glaucilene Azevedo. As professoras de inglês do Centro de Línguas são a Camila Pires e a Márcia Dias. E a professora de espanhol é a Ana Paula Schuster.
 
Isso acontece porque não temos um escritório físico e nem telefone fixo, e nem sempre todos os servidores das escolas ou instituições conhecem o projeto a fundo para saber informar sobre ele. Vamos combinar o seguinte? Todas as demandas podem e devem ser encaminhadas via e-mail, no idiomas.gua@ifes.edu.br Já o nosso site oficial é o https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas. Assim, você nem precisa se deslocar, sair de casa, para saber sobre nós! Veja, que conforto!
Todos os semestres, abrimos editais de seleção para novos alunos em nossos cursos. Mas, atenção: o processo é bem concorrido e sempre acontece com antecedência. Ele, inclusive, demora alguns meses para ser concluído. Ele possui várias etapas! Para ficar por dentro do que acontece nos editais, visite nossa página em https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas
As datas não costumam ser propriamente fixas, mas, todo semestre, lançamos editais de seleção. A previsão é de que, a partir de setembro, já tenhamos editais para o primeiro semestre do ano seguinte; e a partir de abril já tenhamos editais para o segundo semestre do ano vigente
Publicaremos as informações oficiais e novidades sempre no perfil do Instagram do IFES - Campus Guarapari: https://www.instagram.com/ifesguarapari/; bem como no nosso site https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas. Por conta das nossas demandas, não conseguimos publicar informações oficiais em outros canais. Paralelamente, temos o apoio da Semed e da própria equipe de Comunicação do IFES - Guarapari, que nos ajudam informalmente a espalhar mensagens no WhatsApp para grupos e públicos de interesse. Mas, como se trata de um compartilhamento descentralizado, em rede, ele depende da boa vontade e voluntariado de nossos parceiros. Os disparos de mensagens de WhatsApp nunca saem da coordenadoria do Centro de Línguas. Sendo assim, caso você tenha recebido alguma mensagem por WhatsApp e tenha ficado em dúvida sobre algo, acesse nossos links oficiais para confirmar a informação ou envie um e-mail para idiomas.gua@ifes.edu.br. Nossos canais oficiais sempre serão as melhores maneiras de você se informar.
Todo o processo de seleção acontece via edital, e ele sempre estará publicado no nosso site https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas. Dentro do edital, há um cronograma, com as datas de cada etapa do processo de seleção.
Sim! Se inscrever no processo seletivo é apenas o primeiro passo. É importante que você acompanhe todo o processo e as datas em nosso cronograma. Todo o processo possui várias etapas: 1) depois da inscrição, há a fase de seleção de alunos pela Semed e pelo IFES; 2) depois, há uma divulgação de resultados dessa seleção. 3) Caso você seja contemplado, há ainda uma fase para fazer a matrícula no curso. Sem a matrícula, o aluno não está no Centro de Línguas. 4) Após o resultado da homologação da matrícula, ainda há outras etapas obrigatórias ao candidato: comparecer à aula inaugural (reunião de pais); comparecer à primeira aula do curso na primeira semana. Cada uma dessas etapas é eliminatória, então, a vaga só é garantida para quem chegar até o final do processo! Ele é longo, mas vale a pena!
Como você deve ter visto, as nossas vagas são poucas e o processo é bastante concorrido! Nós não podemos, infelizmente, abrir exceções. Entendemos que existem várias situações que podem acontecer, mas, como se trata de um processo seletivo (uma espécie de concurso), cada participação em uma etapa do processo conta para garantir uma vaga. Para não perder as vagas, sempre acompanhe o cronograma do edital vigente em nosso site https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas.
O processo seletivo consiste em várias etapas. A inscrição é apenas a primeira delas. Há um momento no processo no qual você também tem que fazer sua matrícula. Só assim você garante sua vaga. Então, ficamos combinados? São dois momentos diferentes: para ter acesso ao Centro de Línguas, é preciso passar pelos dois.
Não. A inscrição é uma etapa e a matrícula é outra. Ambas têm links diferentes para a coleta de dados.
Provavelmente, é porque talvez você não tenha chegado ao final da inscrição no formulário. Normalmente, quando ela é feita, há uma mensagem do tipo "Sua inscrição foi efetivada". Certifique-se de que isso tenha acontecido ao clicar no botão "Enviar" no final do formulário. Outro motivo é o de que, talvez, você tenha acessado um link falso ou errado, recebido em mensagens de WhatsApp. Todos os links corretos constam em nossos editais e divulgações feitas em nosso site oficial: https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas. Em último caso, você ainda pode enviar um e-mail para o idiomas.gua@ifes.edu.br para o esclarecimento de dúvidas.
Todo o processo seletivo é feito eletronicamente. Então, não é preciso levar documentos em lugar nenhum. Na verdade, não se deve levar os documentos pessoais na Semed e nem no IFES. Diferentemente de outros lugares, nosso Centro de Línguas não possui um escritório físico. Portanto, não há motivos para termos papéis arquivados em algum lugar. Todos os nossos documentos ficam armazenados eletronicamente. Caso você seja contemplado para fazer a matrícula, haverá a divulgação de um link para ela em nosso site oficial https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas. Você deverá preencher um formulário e enviar os arquivos a partir de seu computador, celular ou outro dispositivo eletrônico da sua preferência. Uma outra possibilidade é acessar o link no campo "Matrícula" em nosso edital.
Como todo o nosso processo é eletrônico, não há a possibilidade de se inscrever ou se matricular usando documentos físicos. Você pode pedir ajuda a algum familiar ou conhecido para te ajudar a fazer, que tal? Todas as demandas devem seguir as regras do edital.. As dúvidas podem ser encaminhadas via e-mail, no idiomas.gua@ifes.edu.br . Mas, atenção: nós não recebemos documentos ou solicitação de inscrição ou matrícula via e-mail. Todas devem ser feitas nos links específicos, constantes no edital do processo seletivo vigente. Em último caso, se mesmo assim você ainda tiver dificuldades, caso nos visite presencialmente no Ifes Guarapari, a Coordenação de Extensão (3º andar, Bloco A) dará o encaminhamento necessário. Caso você vá à SEMED obter alguma informação, a responsável pelos encaminhamentos é a Glaucilene Azevedo.
Provavelmente é porque faltou enviar algum arquivo no formulário de matrícula, ou os arquivos que você mandou estavam corrompidos. Isso gera desclassificação. Pode ser também que você não tenha chegado ao final da matrícula no formulário. Normalmente, quando ela é feita, há uma mensagem do tipo "Sua matrícula foi efetivada". Certifique-se de que isso tenha acontecido ao clicar no botão "Enviar" no final do formulário. Outro motivo é o de que, talvez, você tenha acessado um link falso ou errado, recebido em mensagens de WhatsApp. Todos os links corretos constam em nossos editais e divulgações feitas em nosso site oficial: https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas. Em último caso, você ainda pode enviar um e-mail para o idiomas.gua@ifes.edu.br para o esclarecimento de dúvidas.
Infelizmente, você perde a vaga. A reunião é obrigatória, pois é nela que haverá a apresentação da equipe executora do projeto, algumas orientações a respeito de regras do curso, certificação, entre outras informações importantes.
Você deve mandar um representante em seu lugar, pois haverá uma lista de presença. É essa lista que garantirá a vaga do candidato no processo seletivo nesta etapa.
Em último caso, você deve encaminhar uma justificativa documentada via e-mail, para idiomas.gua@ifes.edu.br em até 48h após a aula inaugural/reunião de pais. Todas as justificativas que não vierem acompanhadas de documento comprobatório ou que forem enviadas após esse prazo estipulado serão desconsideradas. O resultado será a perda da vaga do candidato.
Todas as datas e obrigatoriedades para concorrer às vagas em nosso curso se encontram em nossos editais de seleção. A partir do momento em que um candidato se inscreve, ele deve estar ciente das datas em nosso cronograma. Não abriremos exceções para esses casos.
Sim, entendemos que é um processo que dura meses, mas precisamos desse tempo para conseguir organizar tudo o que é preciso para a entrada de novos alunos: reserva de salas para o semestre seguinte, coleta e verificação de documentos de matrícula, resposta a dúvidas dos candidatos, entre outras coisas. O que você pode fazer é ficar atento ao nosso cronograma em nosso site: é ele quem vai te "lembrar" do quê e quando tem que ser feito no processo. Só assim, você garante sua vaga. Quem não fica atento, perde a vez para outro candidato!
Muitos alunos se esquecem de verificar a data inicial das aulas no cronograma. Essa é uma prerrogativa para manter a vaga: é obrigatório ir à primeira aula do semestre, logo na primeira semana. Caso contrário, consideraremos que o aluno seja um desistente, e chamaremos um suplente. É por isso que, talvez, seu nome não esteja mais na lista de alunos do Centro de Línguas, porque você pulou a primeira semana. É como nadar, nadar e desistir ao chegar à praia!
Essas informações são dadas na aula inaugural/reunião de pais. Cada professor tem uma exigência diferente, então é importante que os alunos confiram com eles no primeiro dia se o material está adequado. Via de regra, leve um caderno, um lápis, borracha e uma caneta. Caso haja outros materiais, eles serão pedidos pelo professor ao longo das aulas.
Sim, pois a vigilância do campus precisa saber quem é aluno ou não do nosso instituto. Caso seja um aluno IFES, o uniforme é o mesmo dos cursos técnicos oferecidos no campus. Caso seja um aluno Semed, o uniforme deverá ser o da escola de origem.
Sim, ao final de cada módulo/semestre. Pedimos um prazo de até 90 dias após a finalização do semestre, para que consigamos emitir os certificados.
Não, todos os nossos certificados são enviados eletronicamente através de um sistema do próprio IFES, o SRC: https://src.ifes.edu.br/src/login.xhtml. Em até 90 dias após a finalização do semestre, o aluno poderá acessar o sistema através de CPF ou login próprio. Todos os certificados são emitidos nesse sistema. Não há envio individual por e-mail ou pelo correio.
Depende da finalidade para a qual você irá utilizar o certificado. Em alguns casos, como intercâmbio cultural ou oportunidades acadêmicas no exterior, normalmente são exigidos certificados de testes de proficiência que classificam segundo o Quadro Comum Europeu de Referência. Para saber mais sobre o CERF, acesse o link https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr Esses testes, como o TOEFL, TOEIC, Cambridge, Duolingo, geralmente são aplicados em centros de línguas especializados.
Infelizmente, não. Esses testes costumam ser pagos, e possuem um valor individual alto. No momento, não temos verba para isso, mas caso, futuramente tenhamos, todas as divulgações serão feitas em nosso site https://guarapari.ifes.edu.br/projeto-centro-de-linguas.
Fim do conteúdo da página