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Curso de Aprofundamento & Estudos: PRO-SIGA (Pré-Ifes)

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 13h50 | Última atualização em Sábado, 28 de Outubro de 2023, 10h33

Índice de Artigos

As instituições educacionais públicas, principalmente pelo fato de serem mantidas com recursos arrecadados por todos os cidadãos, devem ir além do seu papel tradicional de disseminar conhecimentos que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. A responsabilidade social de uma instituição pública federal voltada para a educação deve estar atenta aos processos sociais, buscando o atendimento a demandas evidenciadas pelo contexto societário no qual ela está inserida na perspectiva da institucionalização de direitos sociais (ABREU; ZARDINI, 2011). 

 

Ao evidenciarmos o papel social das instituições de ensino federal, notamos que na atual conjuntura social do país são elas que possibilitam as maiores chances de mobilidade e de ascensão social, além de manterem projetos que ultrapassam os “muros da escola” em uma concepção ética e social. Nesse contexto e no intuito da manutenção de articulações com a sociedade, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) por meio do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ratifica como princípios balizadores o compromisso com a justiça social e a eficácia nas respostas de formação profissional e manutenção de suporte aos arranjos sociais e culturais (BRASIL, 2014), em conformidade com os objetivos dos Institutos Federais (IFs) que desde sua criação, estão ancorados no tripé de suas atividades de ensino-pesquisa-extensão.

 

Consideramos aqui, como definição para Extensão, a sugerida pelo Fórum de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – FORPROEXT, em que a Extensão é um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase em produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. Dentre os princípios consonantes às ações de Extensão, destacamos como relevante o de Impacto e Transformação Social. Esse princípio firma a Extensão como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e mediadora do desenvolvimento social, econômico e cultural (BRASIL, 2014). 

 

Nesse contexto, os cursos preparatórios para o processo seletivo do Ifes estão em consonância com a proposta dos Institutos Federais e do Plano Diretor Institucional do Ifes no que diz respeito às atividades de extensão e responsabilidade social. Além disso, ao observarmos a sociedade brasileira, fica clara a reprodução das desigualdades sociais pelo acesso diferenciado à educação. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), essa diferenciação ocorre pela qualidade das escolas, que varia de região para região e pelo fato de que uma parcela minoritária da população, com rendimentos superiores, está em escolas particulares de qualidade superior à da maioria das escolas públicas e outras escolas particulares frequentadas pela classe média baixa. 

 

Assim, será ofertado pelo Campus Guarapari do Ifes vagas para alunos da Rede Pública, que desejam ingressar em uma instituição pública, gratuita, com qualidade, mas que por motivos financeiros não teriam condições de custear um curso preparatório em instituições privadas (SILVA FILHO, 2003). Ademais, para o Campus Guarapari, além da justificativa social, o alcance do projeto vai além de ampliar e fortalecer as competências e habilidades necessárias para participar com êxito do processo seletivo do Ifes, pois também favorecerá o reforço de conteúdos escolares, fazendo com que haja menor déficit de conhecimentos do ensino básico.


Informações sobre o Projeto:

Número do processo:

23183.002013/2022-31

Coordenador(a):

Pâmela Camero Moussatché

 


 

Documentos relacionados

 

Edital 06/2023 - PRO-SIGA

Inscrições até dia 18/05/2023: https://forms.gle/Axr6BLiVdhm1jTTp9

Tire suas dúvidas pelo e-mail: prosiga.gua@ifes.edu.br

Resultado Final

1º Chamada de suplentes

2º Chamada de suplentes

 

Cronograma das aulas (atualizações do edital 06/2023):

 * As disciplinas podem ser alteradas mediante disponibilidade de professores

 

Início das aulas: 08:30h

Intervalo: 09:50h às 10:10h

Término: 11:30h

 

DATA DISCIPLINAS
27/05/23 Matemática e Física
03/06/23 Física e Química
10/06/23 ADIADA PARA DIA 08/07
17/06/23 Português e Matemática
08/07/23 Matemática e Biologia
05/08/23 Geografia e Química
19/08/23 Biologia e Português
23/09/23 Português e História

07/10/23*

Português e Geografia

21/10/23 Simulado/Avaliação do curso
28/10/23** AULA CANCELADA

 

* No cronograma inicial, estava agendada para dia 14/10/2023. Porém, a referida aula foi antecipada, considerando o feriado do dia 12/10/23.

 ** O simulado foi antecipado, considerando que a PROVA DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS ACONTECE NO DOMINGO, DIA 29/10/2023.

 

 

Confira registros das aulas no perfil do Instagram do campus @ifesguarapari:

Início das Aulas, em 27 de maio (abre em nova janela)

Sábado é dia de preparação para o futuro! (abre em nova janela)

Aula em 08 de julho (abre em nova janela)

 


Aulões Preparatórios 

A iniciativa de promovermos aulões preparatórios para o concurso de seleção de ingresso nos cursos integrados ofertados pelo Ifes, para os alunos da Rede Pública da cidade de Guarapari, nasceu da constatação da necessidade de ampliar e fortalecer as competências e habilidades necessárias para participar com êxito do processo seletivo do Ifes. 
A ação proposta pelo Campus Guarapari do Ifes pretende oportunizar o acesso a uma escola pública, gratuita, de qualidade e de excelência, na tentativa de minimizar a reprodução das desigualdades sociais pelo acesso diferenciado à educação, numa perspectiva de contribuir para o crescimento social, acadêmico, científico, profissional e econômico da comunidade do seu entorno. 

Aula do Dia 10/09/2022

Aula de Matemática - Com Prof. Paulo Roberto

Assista o vídeo da aula com exercícios aqui.

Acesse os slides utilizados na aula aqui

Aula do Dia 17/09/2022

Aula de Matemática - Com Prof. Adriano

Assista o vídeo da aula com exercícios aqui.(em breve)

Acesse os slides utilizados na aula aqui. (em breve)

Aula de Ciências - Com Prof. Ricardo

Assista a resolução de exercícios aqui.

Acesse os slides utilizados na aula aqui.

Aula do Dia 24/09/2022

Aula de Ciências - Com Prof. Ricardo

Assista a resolução de exercícios aqui.

Acesse os slides utilizados na aula aqui.

Aula de Matemática - Com Prof. Wagner

Assista a resolução de exercícios aqui.(em breve)

Acesse os slides utilizados na aula aqui.

Aula do Dia 01/10/2022

Aula de Matemática - Com Prof. Paulo Roberto

Assista a resolução de exercícios aqui.

Acesse os slides utilizados na aula aqui

Aula de Português - Com Prof. Guilherme

Assista a resolução de exercícios aqui.

Acesse os slides utilizados na aula aqui.(em breve)


Bibliografia:

 

Banco de questões de processos seletivos do Ifes.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2014 – 2019. Vitória: Ministério da Educação - Ifes. 2014.

SILVA FILHO, P. Cursos Pré-Vestibulares Populares em Salvador: experiências educativas em movimentos sociais. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.

 

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