Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes campus Guarapari tem projetos de apoio ao empreendedorismo inovador aprovado
Início do conteúdo da página

Ifes campus Guarapari tem projetos de apoio ao empreendedorismo inovador aprovado

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 11h03 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 11h03

Ifes campus Guarapari tem aprovado o projeto Kit de Transformação Digital para Prédios Inteligentes, aprovado na chamada pública que selecionou projetos de apoio ao empreendedorismo inovador com foco na Economia 4.0.


O projeto que em outubro criará Kits de Transformação Digital para Prédios Inteligentes, foi aprovado na categoria de Serviços do edital de Empreendedorismo Inovador com Foco na Economia 4.0, veja o resultado. 
Esse projeto envolve professores do Ifes Guarapari e de outros campi –Alexandre Pereira do Carmo (campus Guarapari), Mariana Rampinelli Fernandes (campus Vitória) e o professor e proponente Maxwell Eduardo Monteiro (campus Serra) – e será executado no nosso campus, trazendo R$ 233.000,00 em recursos.


A Direção do Campus Guarapari parabeniza os professores pesquisadores pelo resultado obtido nos editais, que, mesmo com as adversidades encontradas durante este ano de pandemia devido ao Covid-19, têm se dedicado em desenvolver projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país, captando recursos de agências de fomento e vias parcerias para nossa instituição.

 
Sobre o "Projeto Kit de Transformação Digital para Prédios Inteligentes"

O Kit de Transformação Digital para Prédios Inteligentes busca contribuir com o gerenciamento de acesso aos espaços de uma edificação, utilizando para isso conceitos de espaços inteligentes. Tal proposta pode contribuir para tornar as edificações mais seguras e mais sustentáveis, já que utilizaremos inteligência artificial para auxiliar na gerência dos espaços e no uso de recursos hídricos e energéticos. Contudo, os edifícios Inteligentes (ou, genericamente, os espaços inteligentes) ainda são poucos, porque precisavam nascer como tal. Para realizar a transformação digital dessas edificações que não nasceram dotadas de inteligência embarcada, torna-se necessário a produção de kits (hardware e software) acessíveis que se comuniquem com as soluções de segurança patrimoniais (CFTV e Interfones) convencionais.
A inteligência artificial embarcada dos edifícios inteligentes é capaz de aprender comportamentos de seus usuários e se adaptar para atingir seus objetivos (seja a maior satisfação dos usuários, seja a maior economia de recursos), o que a difere de um sistema de automação predial, atualmente comercializado, que é pré-programado para realizar certas rotinas. Com o desenvolvimento desta tecnologia, daremos um passo a mais para a construção de cidades mais inteligentes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página