Página inicial > Notícias > Seleção para os programas de assistência estudantil - COVID-19

Seleção para os programas de assistência estudantil - COVID-19

Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 17h28 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 17h56

assistencia estudantil 2020 nova data

Prezados estudantes,

Em virtude da disseminação da pandemia do Corona Vírus e da consequente paralisação das atividades presenciais no IFES, o Edital 01/2020 de seleção para o ingresso nos programas de atenção primária da assistência estudantil do campus Guarapari, não seguiu o curso da seleção na modelagem proposta.

Desse modo, a Comissão Interna de Acompanhamento da Política de Assistência Estudantil (CIAPAE), Campus Guarapari, analisou os impactos do atraso na execução do edital e na inviabilidade de manter o processo seletivo nos moldes anteriormente propostos pelo Edital 01/2020.

Para garantir o direito dos alunos inscritos no edital, a seleção para os programas de assistência estudantil seguirá a seguinte forma de acordo com os perfis abaixo:

1- Aos alunos selecionados, cadastrados e que receberem auxílios estudantis no ano de 2019 (perfil 1) - Os estudantes inscritos na seleção de 2020, que já foram atendidos pelos programas de atenção primária da assistência estudantil no ano de 2019 terão os auxílios renovados. Destacamos que esses alunos já passaram pelo Estudo Social em 2019 e foi comprovada a vulnerabilidade social dentro dos critérios estabelecidos pelo Decreto-Lei 7234-2010, que trata da Assistência Estudantil.

2 - Aos discentes ingressantes em 2020, que ainda não passaram pelo Estudo Social em virtude da entrega de documentações com pendências e aos alunos com mudança de matrícula (perfil 2). Para esses estudantes a sugestão é o envio das documentações pendentes (que já foram divulgadas no site do campus Guarapari pela Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar) para o e-mail da Coordenadoria. A partir do envio da documentação completa poderá ser realizada a análise do Serviço Social remotamente e caso os discentes inscritos atendam aos critérios estabelecidos pelo decreto 7234-2010, dentro da disponibilidade orçamentária do campus, serão inseridos na folha de pagamento pela Coordenadoria. Caso os estudantes não enviem a documentação via e-mail, a análise poderá ser realizada após o retorno das aulas, mas, para os que conseguirem enviar até o novo prazo definido – 09 de abril de 2020, poderão ser inseridos já na próxima folha de pagamento.

Vale destacar, que devido às especificidades que estamos vivenciando, como por exemplo, o ausentar das aulas presenciais, será disponibilizado prioritariamente e, em consonância ao recurso hoje disponível, o pagamento do auxílio-alimentação para os estudantes (renovação e ingressantes), seguido pelo auxílio-moradia (desde que sejam apresentados os contratos de locação e os recibos comprobatórios – em caso da renovação/perfil 1 ou de toda a documentação pendente/especialmente para os estudantes do perfil 2).

Os valores dos auxílios serão os mesmos executados em 2019: alimentação – R$ 180,00 reais para os cursos integrados e Integral; R$ 110,00 reais para os cursos noturnos; Transporte: valor referente a 1 cartela de passe escolar municipal – R$ 90,00 reais para estudantes que utilizam a viação Lorenzutti ou Vans escolares de Guarapari com apresentação da nota fiscal (Teto de R$ 90,00 reais). Ônibus ou Vans escolares intermunicipais – valor referente a 50% do valor da despesa com o teto máximo de R$ 250,00 reais mensais. A exceção será para os estudantes que pagam um valor total menor do que o teto máximo do transporte municipal (R$ 90,00). Nesse último caso o pagamento poderá ser de até 100%, desde que não exceda o teto de R$ 90,00. Moradia – R$ 250,00 mensais. Ratificamos que a prioridade será o pagamento do auxílio-alimentação e havendo disponibilidade financeira serão pagos os demais auxílios (desde que os estudantes tenham fornecido os comprovantes – notas fiscais, recibos de moradia e contratos corretamente).

Solicitamos aos alunos com documentação incompleta que encaminhe todos dos documentos faltantes em um único e-mail. Caso o envio seja realizado pelos responsáveis deverá ser informado no corpo do e-mail o nome completo do aluno e matrícula.

No site do campus Guarapari, seguindo o caminho: navegar perfil aluno, assistência estudantil será publicada a nova relação dos alunos que deverão enviar a documentação para realização do Estudo Social. Caso o aluno se encontre no perfil 2 e tiver dificuldade de encontrar o número de matrícula, junto a documentação pendente, contactar a Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar para que possamos melhor atendê-lo.

Informamos que o atendimento e o envio da documentação pendente são exclusivamente via e-mail da coordenadoria. Os documentos pendentes deverão ser encaminhados para o e-mail da assistência estudantil até o dia 09 de abril de 2020.

Novo perfil graduação

Novo perfil integrado e concomitante

Contato da Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar/Assistência Estudantil:
assistenciaestudantil.gua@ifes.edu.br