Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Mantendo a proposta de promover o compartilhamento de manifestações artísticas, o Sarau Ruínas concretiza a sua terceira edição.
Início do conteúdo da página

Mantendo a proposta de promover o compartilhamento de manifestações artísticas, o Sarau Ruínas concretiza a sua terceira edição.

Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 08h25 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 08h49

O terceiro Sarau Ruínas ocorreu neste último sábado, dia 12 de maio, nas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição no centro de Guarapari. Essa manifestação cultural vem se firmando como uma opção alternativa para a produção e difusão de arte e cultura na cidade, agitando a cena não apenas do município, mas também das cidades do entorno.

A organização e produção ficou a cargo do coletivo local "Sinestesia - criatividade coletiva". Outros coletivos, artistas locais e produtores também estiveram envolvidos, sendo essa manifestação um trabalho de muitas mãos. O Ifes entrou como apoiador dessa manifestação cultural por entender a importância dessa para a cidade.

O evento em sua terceira edição contou com a presença de cerca de 400 pessoas e uma programação recheada de atrações bastante diversas: teatro, circo, performances, música, poesia e dança. O já tradicional "palco aberto", cláusula pétrea dessa manifestação, mais uma vez revelou ao público cantores, artistas e poetas que a cidade possui, mas que pouco dá visibilidade. A infraestrutura do evento vem sendo aprimorada a cada ano visando maior conforto para plateia e artistas. Nesta edição contamos com uma maior variedade de gêneros alimentícios e bebidas.

Sem fugir da sua proposta inicial, essa manifestação cultural mais uma vez criou colaborativamente uma "obscena" artística e cultural na cidade promovendo o encontro entre artistas e produtores locais e o público, formado ele mesmo por inúmeros artistas (alguns ainda em processo de auto descobrimento). O conceito da "obsCena" que o Sinestesia trás objetiva ruir, por meio da união dos coletivos, as estruturas tão engessadas que minam a cultura e a arte de/em Guarapari, tradicionalmente baseada no consumo de artefatos culturais produzidos e vindos de fora da cidade, lógica essa baseada na distância entre público(consumidor) e artistas(produtor). A proposta é ruir essa distância.

O Ruínas é um evento anual, aberto, gratuito, colaborativo, democrático e seguirá contando com o apoio do Ifes - Campus Guarapari objetivando o desenvolvimento cultural e humano da cidade.

 

fb_img_15262998...
fb_img_1526299846145 fb_img_1526299846145
fb_img_15262999...
fb_img_1526299978839 fb_img_1526299978839

registrado em:
Fim do conteúdo da página