Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes Guarapari participam do concurso Zika Zero

Alunos do Ifes Guarapari participam do concurso Zika Zero

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2016, 19h11 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 13h46

fim da picada

Os alunos do Ifes Guarapari tiveram um vídeo selecionado para o concurso Zika Zero do Ministério da Educação.

Para votar no vídeo, clique no link abaixo e selecione o título Fim da Picada (requer confirmação por e-mail):

Clique aqui para votar no Júri Popular

O concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes Aegypti é voltado a todo o sistema educacional brasileiro. Esta iniciativa objetiva originar ações que promovam o combate ao mosquito Aedes Aegypti e suas consequências, principalmente o Zika Vírus. O concurso escolherá vídeos de até noventa segundos que apresentem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras.

O vídeo faz parte das atividades realizadas pelo Leds Guarapari (http://leds.guarapari.ifes.edu.br/). Este trabalho, o jogo para celular Fim da Picada, tem como finalidade o aprendizado de jogos digitais para os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio.

O Fim da Picada é um Jogo para Celular (Serious Game) para combater o mosquito Aedes Aegypti. A ideia desse projeto é, de uma forma lúdica, motivar as pessoas no combate ao mosquito, além de permitir denúncias e saber o número de casos de doenças por município comparado com o número de pontos que as pessoas fazem no jogo.

O Brasil registrou 802.249 casos prováveis de dengue em 2016, até o dia 2 de abril, segundo boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde em 26/04/2016.  O boletim também divulgou um número inédito sobre Zika: foram 91.387 casos prováveis da doença neste ano. Ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor tem sido realizadas em todo o país.

A ideia consiste em, de uma forma lúdica, motivar as pessoas no combate ao tal mosquito, e, assim, às doenças dengue, febre Chikungunya e Zika, através de minigames, dicas de combate, interação online entre os jogadores (semelhante a jogos como Clash of Clans, Dragon City e muitos outros jogos do Facebook) rankings municipais e pessoais para incentivar a jogatina. Além disso, propõem-se que o mesmo permita denunciar focos na vida real e seja uma forma de colher dados relativos aos criadouros de mosquito em seu município.

Todo o jogo gira em torno de sua casa e as casas de seus amigos. Quanto aquela, o objetivo do jogador é sempre mantê-la limpa, sem água parada, visando impedir a disseminação de focos do mosquito, o que será atingido através de um bom desempenho rotineiro nos minigames. Já quanto a estas, o objetivo do jogador é justamente disseminar os focos do Aedes Aegypti sem cair nas armadilhas deixadas pelos seus amigos. Nos links abaixo, acesse aos vídeos do jogo:

Fonte : Assessoria de Comunicação/LEDS