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Projeto Laboratório Maker - Ifes Guarapari

Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 09h59 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 10h07

 

 

Objetivos

O objetivo deste projeto é criar uma infraestrutura para a implantação de uma cultura learning by doing (“o aprender fazendo”) no Ifes Campus Guarapari e região, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, em um contexto multidisciplinar, envolvendo os diferentes eixos de atuação do Campus e incentivando o protagonismo estudantil. Essa infraestrutura irá compor um laboratório Maker que, em conjunto com outras ações do Campus, servirá de suporte às atividades aqui descritas.

Em matéria de ensino, o laboratório contribuirá para ofertar cursos específicos nas áreas de mecânica, automação, controle, robótica, eletrônica, Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, digitalização de empresas e indústria têxtil, assim como fomentar a formação de professores das redes pública e privada de ensino, disseminando a cultura learning by doing na região. Essa ação tem como público alvo os servidores e discentes do Campus e a comunidade em geral. Dessa maneira, este projeto irá colaborar com a formação de recursos humanos especializados nas áreas descritas acima, possibilitando o apoio a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento aplicado e inovação dentro e fora do Ifes, promovendo uma cultura inovadora e empreendedora nas ações que envolverem este Campus.

Para alcançar esse objetivo de forma sustentável e autônoma, a utilização dessa metodologia em suas disciplinas deverá ser acrescentada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), de modo que o laboratório Maker seja incorporado como prática metodológica dentro das disciplinas. Além disso, será incentivada a máxima utilização desta infraestrutura, integrando-a aos diferentes eixos de atuação do Campus, em projetos integradores, aplicados e alinhados às demandas da comunidade. Isso possibilitará, a todos os envolvidos nesta proposta, desenvolver habilidades e competências alinhadas às necessidades da sociedade e que, ao mesmo tempo, são necessárias para executar os diferentes projetos, de forma moderna e inovadora.

Em termos de extensão, o laboratório Maker ofertará serviços à comunidade, algo que irá alimentar a criatividade dos cidadãos, incentivando, inclusive, a criação de Startups e elaboração de protótipos, pelos próprios alunos, servidores e comunidade. Desse modo, apoiará o desenvolvimento econômico com a formação de novas empresas e será suporte para as empresas existentes. Além disso, promoverá o desenvolvimento científico e tecnológico na área de atuação (Guarapari, Meaípe, etc.) do Campus de Guarapari, buscando sustentação na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão que norteiam as ações desta instituição. Por fim, considerando que um dos objetivos deste projeto é a formação de profissionais qualificados em diferentes áreas após a formação, o Ifes Campus Guarapari irá incentivar a oferta de serviços nessas áreas tanto para empresas como para o público em geral. Para a oferta de serviços, será utilizada a infraestrutura do laboratório Maker, sendo parte dos recursos oriundos dessa oferta de prestação de serviços reservados ao próprio laboratório, de maneira a garantir a sua auto sustentação no futuro.

De forma similar, serão incentivadas a submissão e a participação de projetos de pesquisa e inovação com financiamento externo, que utilizem o laboratório Maker como infraestrutura para sua execução. Assim, o laboratório poderá apoiar esses projetos e, ao mesmo tempo, eles poderão contribuir para a reserva de recursos do laboratório, auxiliando em sua manutenção e expansão. A expectativa desse arranjo é viabilizar, inclusive, as ações que, por sua natureza, não possuem financiamento. 

 

Metas

Pretende-se, com a implantação do Laboratório Maker no Campus Guarapari, ofertar ao menos 12 (doze) cursos de formação, a saber: Práticas de Impressão 3D (20 alunos, 8h); Modelagem 2D e 3D (20 alunos, 12h); Curso de Eagle e confecção de Placa de Circuito Impresso (20 alunos, 8h); Práticas de CNC (20 alunos, 8h); Programação e Eletrônica Básica com Kits de Lego/Arduino (20 alunos, 12h); Práticas de Scanner 3D (20 alunos, 8h); Gestão Empreendedora e Startups (20 alunos, 8h); Desenvolvimento e criação de protótipos (20 alunos, 8h); Metodologia de gestão, prospecção e execução de projetos (20 alunos, 12h); Práticas da Indústria 4.0 (20 alunos, 12h); Internet das Coisas - IoT (20 alunos, 12h); Formação de professores na cultura Maker (12 alunos, 30h).

Com a finalidade de alinhar os cursos ofertados com as necessidades trazidas pela comunidade, o aluno deverá responder a um questionário avaliativo do curso e descrever um pequeno relato de experiência, ambas informações servirão para que o coordenador do curso elabore um relatório das ações. Além disso, reuniões trimestrais serão agendadas para acompanhamento e aprimoramento das abordagens usadas. Inclusive as conclusões dessas reuniões serão utilizadas para a adaptação dos PPC’s dos cursos.

Em parceria com as Empresas Juniores do Campus, firmaremos 4 (quatro) contratos de prestação de serviços com a comunidade externa ao Campus, permitindo que elas utilizem o laboratório Maker como infraestrutura de suporte.

Somando-se a isso, os projetos com contrapartida permitirão que o Espaço Maker consiga gerar recursos próprios para manter até 50% das necessidades de manutenção do laboratório e a sua ampliação em até 20%. Ademais, pretende-se firmar 10 (dez) contratos de cooperação técnica com instituições públicas ou privadas, para utilização do laboratório no período de 24 (doze) meses.

Desse modo, o laboratório Maker será a fagulha de um projeto de incubação de empresas no Campus Guarapari, a partir do apoio à criação de até 2 (duas) Startups locais, além de servir de suporte a, pelo menos, 18 (dezoito) projetos de pesquisa e inovação.

Pela natureza prática dos cursos de formação profissional, nossa meta é alcançar uma taxa de ocupação do laboratório de 75% do tempo disponibilizado (dois turnos de quatro horas) até o último mês previsto pelo cronograma deste projeto.

Por fim, objetivando transparência, divulgaremos na página do laboratório as informações relativas às atividades relacionadas ao espaço Maker, sejam as avaliações, os relatos de experiência dos alunos e relatórios gerados.

 

Resultados esperados

No momento atual, de transição da sociedade, em que o mundo está focado em inovação, há uma demanda por profissionais com habilidades diferenciadas, como facilidade de relacionamento e pensamento crítico, que dificilmente são alcançadas com métodos de ensino tradicionais.

Neste contexto, o movimento Maker apresenta iniciativas que podem ser aplicadas como alternativa às aulas tradicionais. A educação convencional separa o conhecimento em “módulos” para que seja facilitada a sua exposição e estudo. No ambiente Maker, esses limites artificiais tendem a ser permeados pelos projetos que podem trabalhar simultaneamente as mais diversas áreas do saber (BROCKVELD, 2017).

Desta forma, será melhorada a qualidade tecnológica e inovadora da comunidade que rodeia o laboratório, vistos que os municípios mais afastados da capital não têm tanto acesso à métodos e práticas inovadoras. Portanto, um laboratório Maker dentro do Ifes Campus Guarapari contribuirá com a descentralização científica, cujas ações estão concentradas principalmente nos grandes centros, ampliando as oportunidades para os pesquisadores e extensionistas da região. 

A descentralização científica, bem como a ampliação de oportunidades em Guarapari e municípios vizinhos implica numa intensificação de investimentos e na melhoria da qualidade de vida da população local. Ao Campus, esse espaço permitirá um aumento na quantidade dos serviços prestados, ampliando nossa rede de parceiros e de possíveis investidores, propiciando maior independência financeira de propostas futuras, alinhamento da formação docente com as demandas da comunidade local, dentre outras melhorias. 

Outro ponto a ser destacado está na melhoria da qualidade de formação dos docentes e discentes do Campus com relação aos índices de desenvolvimento educacional e a democratização do acesso a esse tipo de espaço, que possibilita a uma parcela da comunidade mais vulnerável uma formação de qualidade, alinhada às exigências do mercado de trabalho.

O laboratório Maker também contribuirá com as práticas pedagógicas interdisciplinares dos cursos do Campus, fomentando novos projetos dentro e fora do Campus, uma vez que toda a comunidade de Guarapari e seu entorno, serão beneficiados com o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e futuras parcerias público-privadas, de cunho tecnológico. 

O Campus Guarapari já possui o know how necessário para a implantação do laboratório Maker; entretanto, o que nos falta são os instrumentos de apoio para novos projetos para que, no futuro, possamos desenvolver, por exemplo, protótipos de novos produtos, embalagens sustentáveis, planejamento e desenvolvimento de novos produtos em atendimento às demandas pela inovação, tão necessárias na atualidade. Além disso, com um laboratório Maker, o Campus Guarapari teria acesso a impressoras 3D, scanner 3D, CNCs, kits de robótica e outras ferramentas que facilitam o desenvolvimento de projetos e ações de forma mais eficiente e com menos custos. 

Em resumo, todos os nossos professores conseguem contribuir para o laboratório Maker, seja utilizando o modelo de aprendizagem por projeto em suas disciplinas, ou oferecendo capacitações com cursos presenciais e híbridos (presencial e à distância) específicos nas áreas de mecânica, automação, controle, robótica, eletrônica, Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, digitalização e gestão de empresas e indústria têxtil.

A criação de um espaço Maker está alinhada com as práticas de gestão do Campus, tanto na busca de um ramo de excelência, quanto na busca de autonomia financeira de projetos. Para gerenciar as ações necessárias para este fim e auxiliar os pesquisadores/extensionistas na elaboração, escrita, gestão e prestação de contas, o Ifes de Guarapari conta com o Escritório de Prospecção e Gestão de Projetos. 

Intensificando essa interação entre o Ifes/Guarapari e as empresas, indústrias, comércio, centros de pesquisa e outros - público externo - nossos alunos estarão melhores preparados para atuar em suas áreas de formação, já que o ensino leva em conta as demandas trazidas por esses setores. Dessa forma, os PPC’s são alinhados à real necessidade da comunidade externa, a projetos multidisciplinares e sustentados pela tríade ensino, pesquisa e extensão e ao exercício do protagonismo estudantil. Neste sentido, a criação de um espaço Maker auxiliará a gestão a atingir os objetivos estipulados antecipadamente, de forma eficiente.

A implantação do laboratório Maker será utilizada como infraestrutura de suporte para implementação da cultura de learning by doing no Campus Guarapari. Porém, essa ação é apenas o primeiro passo dentro desse processo. Após a sua implantação, deve-se garantir os recursos de custeio para a aquisição do material de consumo necessário ao seu pleno funcionamento. Além disso, deve-se levar em conta o planejamento da expansão do laboratório à medida que novas ações forem implementadas, tendo em vista o suporte necessário ao consequente aumento de demanda.

Pensando na manutenção e na expansão do laboratório, será necessária a captação de recursos visando garantir a sua viabilidade econômica. Considerando que um dos objetivos deste projeto é a formação de profissionais qualificados em diferentes áreas, após a formação dos profissionais, o Ifes Campus Guarapari buscará incentivá-los a ofertar serviços nessas áreas para empresas e comunidade em geral. Para a oferta de serviços, será disponibilizada a infraestrutura do laboratório Maker e, parte dos recursos oriundos dessa oferta de prestação de serviços, retornaria para colaborar na manutenção do próprio espaço. 

De forma similar, serão incentivadas a submissão e a participação em projetos de pesquisa e inovação com financiamento externo, que utilizem o laboratório Maker como infraestrutura para sua execução. Assim, o laboratório poderá apoiar esses projetos e, ao mesmo tempo, a reserva de recursos para o laboratório auxiliará em sua manutenção e expansão. A expectativa desse arranjo é viabilizar inclusive as ações que, por sua natureza, não possuem financiamento. 

Para aproximar ainda mais a comunidade acadêmica do Campus, serão sugeridas atualizações dos PPC’s de todos os cursos do Campus para se adequarem à realidade da cultura learning by doing, podendo ainda realizar projetos que integrem diferentes áreas e equipes de outros cursos. Essas mudanças nos PPC´s viabilizarão uma aproximação da identidade dos alunos, favorecendo a construção da subjetividade, levando em conta o que acontece fora da escola e aprendendo a dialogar de uma maneira crítica com esses fenômenos. Essa ação serviria de incentivo para criação de empresas locais, onde o aluno percebe que é capaz de desenvolver suas ideias para fora do ambiente acadêmico. 

Outros meios de envolver a comunidade acadêmica internamente e externamente ao Ifes são: ofertas de cursos de extensão para a sociedade e a comunidade acadêmica, tanto técnico como de gestão de empresas; Open Day - eventos para atrair público e disseminar a cultura Maker, com demonstrações de trabalhos, pequenos workshops e demonstrações de fabricação; Campeonatos Makers - pequenos problemas a serem resolvidos num campeonato para disseminar a cultura Maker; Projetos Lúdicos - atividades que envolvam ensino e lazer.

Esses eventos também podem ser ministrados pelos integrantes do laboratório em escolas públicas e privadas da região. O laboratório pode alimentar um site e perfis em redes sociais, visando apresentar seu portfólio dos projetos e outros materiais sobre a cultura Maker. Dessa forma, seria possível alcançar um público mais numeroso, além de popularizar o tema. Com a divulgação das redes sociais do laboratório Maker, pode-se propor desafios de tempos em tempos (e.g., mensais) para os alunos trabalharem sua criatividade. O desenvolvimento das soluções pode ser levado ao próprio laboratório.

 

Beneficiários

O município de Guarapari compõe a região metropolitana de Vitória junto com os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e Fundão, os mais populosos e com as economias mais dinâmicas do Espírito Santo, e se destaca como pólo de forte desenvolvimento do setor de prestação de serviços oriundos de sua vocação turística. Guarapari também faz divisa com o município de Anchieta que tem grandes empreendimentos em implantação o que leva a uma perspectiva de desenvolvimento econômico para a região, o que demandará profissionais qualificados e com perfil voltado à inovação.

A cultura Maker tem como pilares o trabalho baseado em projetos, a aprendizagem por pares, o respeito às paixões e a atitude de brincar. Quando incorporado na cultura Maker, o aluno é o protagonista do aprender. Dada essa característica de protagonismo do aluno e do incentivo a práticas criativas e inovadoras, o aluno é capaz de compreender melhor os problemas de sua realidade e como utilizar seus conhecimentos e experiências para solucioná-los. 

Considerando o exposto, um laboratório Maker no Ifes Guarapari será essencial para a formação de cidadãos independentes e capazes de solucionar problemas do cotidiano de forma colaborativa e inovadora. Dessa forma, fortalecerá uma região que carece de desenvolvimento tecnológico e prática inovadoras. Ou seja, o laboratório Maker contribuirá com a descentralização científica, cujas ações estão concentradas principalmente nos grandes centros, ampliando as oportunidades para os pesquisadores e extensionistas da região. 

Este projeto propõe alternativas para suprir as necessidades de mudança na educação tradicional, com a finalidade de promover uma mudança cultural que instigue um espírito criativo e empreendedor na comunidade atendida pelo Ifes Guarapari. Outra consequência seria o potencial de investimento e a melhoria na qualidade de vida da população de Guarapari e municípios vizinhos. Ao Campus, esse espaço permitirá uma melhora na quantidade dos serviços prestados, ampliará nossa rede de parceiros e de possíveis investidores. Isso levará a uma maior independência financeira de propostas futuras, ao alinhamento da formação docente com as demandas da comunidade local, dentre outras melhorias. 

Além disso, esse espaço vai ajudar a melhorar a qualidade de formação docente e discentes, bem como os índices de desenvolvimento educacional. A democratização ao acesso a esse tipo de espaço permitirá oferecer a uma parcela mais vulnerável da comunidade uma formação de melhor qualidade, alinhada às exigências do mercado.

Além desse aspecto relacionado ao lado educacional, as empresas juniores do Campus poderão colaborar com as empresas locais para solução de problemas reais de forma inovadora, colaborando com o desenvolvimento regional.

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), a Associação dos Municípios do ES (Amunes) e o Tribunal de Contas (TCE-ES) lançaram um portal de ambiente de negócios para todo o Espírito Santo onde é possível a análise de 39 indicadores em quatro eixos - infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal - e o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) de cada município capixaba. Comparando os municípios da Região Metropolitana de Vitória, em primeiro lugar está o município de Vitória (IAN = 7,11), em segundo lugar Vila Velha (IAN = 6,05), em terceiro lugar Serra (IAN = 5. 59), em quarto lugar Cariacica (IAN = 5,51) e em último lugar, Guarapari (IAN = 4,95).

No que diz respeito ao eixo potencial de mercado, Guarapari se encontra também em último lugar, com 3,89, sendo que Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica apresentam índices 7,55, 7,07, 5,65 e 5,43, respectivamente. Certamente, o laboratório Maker será capaz de, por meio de uma cultura voltada para a inovação, reverter essa situação do município, aumentando, assim, seu potencial de mercado.

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