Avaliação Institucional
Índice de Artigos
O processo de autoavaliação e a sua importância
O processo de autoavaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.
A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada às instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.
A autoavaliação institucional para as instituições de educação superior (IES) no país foi estabelecida pela Lei 10.861, de 14/4/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (abre em nova janela).
Eixos avaliados no processo de autovaliação institucional
A autovaliação institucional engloba a percepção da comunidade acadêmica diante de cinco eixos principais. Dentro de cada eixo são dispostas questões-chaves a serem julgadas.
Abaixo estão listadas as cinco categorias que compõem a avaliação:
Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional
Eixo 2 – Desenvolvimento institucional
Eixo 3 – Políticas acadêmicas
Eixo 4 – Política de gestão
Eixo 5 – Infraestrutura
Importância dos resultados da autoavaliação institucional
- Estabelecer estratégias de superação dos problemas;
- Aperfeiçoar a prática educativa;
- Introduzir melhorias na Instituição a partir da análise dos dados coletados;
- Aperfeiçoar a gestão;
- Reforçar a relação Instituição-Sociedade;
- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) contendo o resultado da autoavaliação institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC.
Outras informações sobre Avaliação Institucional das IES
Redes Sociais