Licenciatura em Ciências da Natureza
Índice de Artigos
O Licenciado em Ciências da Natureza (LCN) pode atuar como docente nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental II) e Biologia (Ensino Médio).
Perfil do Profissional
O Licenciado em Ciências da Natureza terá desenvolvido as seguintes competências e suas respectivas habilidades: competências e habilidades específicas que envolvem o conhecimento profissional; competências específicas que envolvem o domínio da prátia e competências vinculadas ao domínio do engajamento profissonal.
Com relação ao conhecimento profissional do licenciado, estima-se que ele desenvolva as seguintes competências:
- Desenvolver a competência de domínio sobre os objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e saber como ensiná-los;
- Demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem, em especial, a aprendizagem em Ciências da Natureza;
- Ser capaz de reconhecer os diferentes contextos nos quais se insere sua prática docente;
- Conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.
Em relação às competências que envolvem o domínio da prática profissional, espera-se do egresso licenciado:
- Capacidade de planejar ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
- Capacidade de criar e saber gerir ambientes de aprendizagem;
- Aptidão para avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino.
O engajamento profissional também define competências próprias do egresso. São elas:
- Capacidade de comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
- Comprometimento com a aprendizagem dos estudantes e capacidade de colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
- Capacidade de entender que as dificuldades no aprendizado podem estar ligadas a fatores intrínsecos ou pessoais, assim como extrínsecos, ligados ao método de ensino e estrutura escolar, à condições socioeconômicas e familiares, ou até mesmo a uma somatória destes fatores, buscando modelos alternativos de ensino para melhorar o aprendizado;
- Capacidade de participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos no contexto escolar;
- Capacidade de engajar-se, profissionalmente, com as famílias dos discentes e com a comunidade;
- Capacidade de cooperar mutuamente e com os professores de outras séries, a fim de aumentar a qualidade e eficiência da relação ensino-aprendizagem.
Para cada conjunto de competências há habilidades específicas descritas no Projeto pedagógico do curso.
Área de Atuação
O Licenciado em Ciências da Natureza estará apto ao exercício da docência na disciplina de Ciências do 6° ao 9° ano de escolaridade do Ensino Fundamental II e em Biologia nos cursos de Ensino Médio. Além disso, o licenciado em Ciências da Natureza pode atuar de maneira colaborativa e integradora em projetos de ensino e extensão do Ensino Fundamental I que perpassam pelas temáticas diversificadas das ciências da natureza, não atuando diretamente como docente, uma vez que a atuação docente no Ensino Fundamental I está relacionada à formação pedagógica.
Informações gerais
Tipo de curso: Licenciatura
Turno: Noturno (18:40h às 22:10h)
Duração: 4 anos - 8 semestres
Modalidade: Presencial
Local de oferta: Alameda Francisco Vieira Simões, nº 720 - Bairro Aeroporto - Guarapari/ES.
CEP: 29216-795
Quantidade de vagas: 36 vagas anuais
Periodicidade da oferta: Anual
Forma de acesso:
a) ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O ingressante concorre às vagas nas universidades públicas mediante a sua nota no exame, bem como a sua classificação no SISU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, conforme os editais de seleção;
b) Editais de Processos Seletivos para vagas remanescentes para Transferência e Novo Curso – editais especiais publicados quando houver existência de vagas nos cursos superiores.
Código e-MEC: 1550806
Contato: cclicnat.gua@ifes.edu.br
Para saber mais sobre o curso, acesse as abas disponíveis na parte superior da tela.
Documentos institucionais
Documentos normativos e orientações dos cursos de graduação do Ifes estão disponíveis na Página do aluno e no site do Ifes.
I. Ato de autorização do curso Licenciatura em Ciências da Natureza: Resolução do Conselho Superior n° 41, de 27 de agosto de 2020.
II. Ato de Reconhecimento do curso: Em processo de avaliação de curso externa do INEP (set-nov/2023)
Documentos do curso
1 Projeto pedagógicos do curso
1.1 Projeto pedagógico do curso (formato .pdf, tamanho: 3,53MB)
2 Estrutura do curso
2.1. Fluxograma - Licenciatura em Ciências da Natureza (formato.pdf, tamanho:63kB)
2.2 Ementário - Licenciatura em Ciências da Natureza (formato .pdf, tamanho:1,5Mb)
3. Colegiado
3.1 Resolução do Conselho Superior n° 63, de 13 de dezembro de 2019
4. Núcleo Docente Estruturante (NDE)
4.1 Resolução do Conselho Superior N° 64, de 13 de dezembro de 2019
5. Práticas Pedagógicas
5.1 Rgulamento das Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
5.2 Modelos de relatórios das PEPEs II a VI
6. Monitoria
7. Estágio Curricular Supervisionado
7.1 Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
7.2 Plano de estágio I, II , III e IV (formato .zip, tamanho:72kB)
8. Trabalho de conclusão de curso
8.1 Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (formato .pfd, tamanho:174kB)
8.2 Repositório Institucional do Ifes (Portaria nº 151/2020)
8.3 Orientações da Biblioteca: apresentação do TCC e Repositório Institucional
Perguntas frequentes sobre estágio curricular supervisionado
Para o bom desenvolvimento, o estágio curricular deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em concordância com a legislação vigente: LEI Nº 11.788/2008; RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2019; RESOLUÇÃO IFES/CS Nº 58/2018, Resolução alunos deficientes CNE/CEB No01, janeiro/2004. Nesse sentido, o estágio curricular tem como objetivos:
- Promover a familiarização com a área de interesse de atuação do futuro profissional, a partir de situações reais de trabalho no ambiente escolar;
- Proporcionar diferentes experiências de iniciação à docência junto às escolas públicas municipais, estaduais e federais, de ensino fundamental e médio, inclusive com ensino técnico e educação de jovens e adultos;
- Aprimorar os valores éticos, de cidadania e de relacionamento humano dos envolvidos;
- Estabelecer a prática pedagógica como ação fundamental na formação docente;
- Focar no licenciando como sujeito ativo do processo, capaz de realizar a articulação entre teoria e prática;
- Incluir a mobilização, a integração e a aplicação do que foi aprendido no curso para resolver os problemas e as dificuldades vivenciadas nos anos anteriores de estudo e pesquisa;
- Incentivar os estudantes da licenciatura a utilizarem recursos e materiais didáticos pedagógicos em diferentes propostas metodológicas, organizadas para o ensino de um conteúdo em Ciências da Natureza, atendendo às diferentes demandas identificadas. Assim, o estágio é entendido como eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Baseia-se no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica na aquisição de conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal, pois é, também, uma atividade de relacionamento humano comprometida com os aspectos afetivos, sociais, econômicos e, sobretudo, políticos e culturais, porque requer consciência crítica da realidade. Nessa perspectiva, o estágio possibilita ao aluno vivenciar problemas reais da sua comunidade, realizar uma análise mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta, confirmando, portanto, ser uma prática que permite o desenvolvimento de habilidades técnicas de modo geral, mas também de habilidades interpessoais, imprescindíveis à sua formação, já que no mundo atual são priorizadas as ações conjuntas e a integração de conhecimentos.
Assim, respeitando as prerrogativas da Legislação Federal (LEI Nº 11.788/2008; RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2019 e da Resolução alunos deficientes CNE/CEB No 01, janeiro/2004) e das regulamentações internas do Ifes (RESOLUÇÃO IFES/CS Nº 58/2018) que versam sobre Estágio Curricular Supervisionado, são apresentadas a seguir as especificidades do curso em questão.
O PPC do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari prevê a oferta de estágio obrigatório, componente curricular integrado à matriz, e de estágio não obrigatório, divulgado e disponibilizado pelos órgãos de interesse e fomento. Serão considerados estagiários todos os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza que já cursaram os componentes curriculares que se constituem pré-requisitos para o estágio e que se matricularem no correspondente componente curricular.
Estágio Obrigatório
É aquele definido em função da regulamentação apresentada na Resolução CNE/CP Nº 2/2019, que prevê, no mínimo, 400 horas dedicadas ao estágio supervisionado. O cumprimento da carga horária de estágio é requisito para obtenção do diploma, e, portanto, deverá ser desenvolvido em área compatível com a habilitação. No curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari, a carga horária de estágio supervisionado obrigatório é de 400 (quatrocentas horas) distribuídas em 04 (quatro) componentes curriculares, da seguinte maneira: Estágio Supervisionado I, com carga horária de 60 horas, no 4º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado II, com carga horária de 130 horas, no 5º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado III, com carga horária de 130 horas, no 6º período da matriz curricular; Estágio Supervisionado IV, com carga horária de 80 horas, no 7º período da matriz curricular. Por isso, compreende-se que o mesmo só poderá ser iniciado após a conclusão da primeira metade do curso. Nesse sentido, inicia-se no 4º período, visto que, até então, espera-se que o estudante tenha cumprido com êxito um conjunto de componentes curriculares que o capacitam para compreender o ambiente escolar e a refletir sobre a prática pedagógica em Ciências da Natureza.
A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. No caso específico do estágio supervisionado obrigatório, o aluno que concluir todos os componentes curriculares do curso ou em período de recesso escolar, poderá ter a jornada diária de até 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais. Deve ser realizado em escolas públicas (redes municipal, estadual e federal) ou privadas que ofertam a educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) e a EJA (os segmentos correspondentes aos anos finais do ensino fundamental e as etapas de ensino médio). Cenário perpassado pela educação especial e ambiental enquanto modalidades de ensino previstas e garantidas por Lei.
Organização do estágio supervisionado obrigatório
Os quatro componentes curriculares destinados ao estágio supervisionado se distribuam ao longo do 4º, 5º, 6º e 7º períodos da matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari. Nas ementas (item 6.3.5) nota-se que as atividades do estágio supervisionado obrigatório devem conter, dentre outras, a observação das atividades escolares e docentes; a coparticipação em atividades de gestão de sala de aula; atividades de regência; e, estudos e pesquisas dirigidas, sob a supervisão docente. Desse modo, o estágio é descrito da seguinte maneira:
Estágio Supervisionado I – Estudos e discussão do referencial teórico que embasará as atividades de estágio. Haverá, ainda, momentos para a observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão de sala de aula. Caracteriza-se como preparatório à elaboração do planejamento a ser apresentado, como norteador das ações do processo de ensino e de aprendizagem a serem executadas nas próximas etapas.
O aluno deverá apresentar um relatório das atividades realizadas junto com reflexões e encaminhamentos de proposições. O professor orientador do estágio deverá organizar encontros semanais e/ou mensais, nos quais discutir-se-ão aspectos teóricos e de planejamento, essenciais para o início das atividades práticas. A carga horária total é de 60 horas, sendo 20 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 05 aulas cada) e 40 horas de aulas práticas (estagiários na escola coletando dados através da aplicação de entrevistas e questionários).
Com o tema “(Re)conhecendo identidades e territórios da docência: o espaço escolar e o exercício da docência em Ciências da Natureza”, espera-se que o licenciando possa analisar a constituição da docência a partir das suas múltiplas dimensões constituintes (a formação inicial e continuada, o espaço escolar, as relações tecidas na escola e o exercício da docência).
Estágio Supervisionado II – São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio II, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.
O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 130 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 10 aulas cada) e 90 horas de aulas práticas (estagiários na escola).
Com o tema Práticas na Docência em Ciências da Natureza: a experiência docente no Ensino Fundamental a partir da BNCC, espera-se que o licenciando se prepare para intervir pedagogicamente no espaço escolar, principalmente, em turmas de anos finais do ensino fundamental.
Estágio Supervisionado III – São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio III, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.
O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 130 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de aproximadamente 10 aulas cada) e 90 horas de aulas práticas (estagiários na escola).
Com o tema “O ensino médio e a BNCC: a prática docente em Ciências da Natureza no Ensino Médio a partir da Biologia”, espera-se que o licenciando desenvolva práticas coletivas e reflexivas articuladas pela atividade investigativa das próprias práticas instituídas no ensino médio.
Estágio Supervisionado IV - No estágio IV, fase final de execução e avaliação da prática de sala de aula, serão propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. Constitui-se o momento que culminará com o término do estágio e o consequente encaminhamento para o fechamento do curso. São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. No estágio supervisionado IV, o aluno terá a oportunidade de construção do planejamento e sua execução a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar eleita para o período.
O professor orientador de estágio assumirá papel preponderante nesta fase, funcionando como observador, orientador e facilitador do processo de crescimento do estudante, mediante acompanhamento e avaliação dos trabalhos in loco, nos quais, além de se discutir a prática vivenciada pelos alunos, serão também propostas ações de (re)encaminhamento da prática (ação – reflexão – ação). Carga horária total é de 80 horas, sendo 16 horas de aulas teóricas (04 encontros presenciais de 04 aulas cada) e 64 horas de aulas práticas (estagiários na escola).
Com o tema “Saberes da formação docente: Ciências da Natureza e experiências na EJA”, espera-se que o licenciando consiga desenvolver reflexões teórico-práticas com vistas a realizar mediações pedagógicas para o ensino da Ciência da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso de formação inicial.
Estágio Não obrigatório
É aquele desenvolvido como atividade opcional. Deve ser realizado em área compatível com o curso frequentado de modo a possibilitar o aprimoramento do estudante para a vida cidadã e para o trabalho. Poderá o aluno do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari realizar o estágio não obrigatório a partir do momento em que ingressar na instituição e estiver matriculado e frequentando o curso. Para tanto, o interessado deve se inscrever em processos seletivos dessa natureza e obter aprovação.
A carga horária de estágio supervisionado não obrigatório não é contabilizada para fins de integralização do curso. No entanto, deve ser registrada no histórico escolar do estudante. O NDE e o Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do campus Guarapari entendem que tal registro deve incorporar toda a carga horária de estágio não obrigatório cumprida pelo estudante enquanto o mesmo mantiver matrícula e frequência na instituição.
Todo estágio deverá ter um acompanhamento efetivo do Professor Orientador no Ifes e do Supervisor de Estágio na Unidade Concedente. Por parte do Professor Orientador, esse acompanhamento será realizado por meio de encontros periódicos com o estagiário, relatórios parciais e visitas à Unidade Concedente. E o Supervisor de Estágio por meio do preenchimento de relatórios em formulários disponibilizados pelo setor de Estágio do Ifes.
No caso de estágio não obrigatório, o aluno deverá entregar ao setor de Estágio, a cada 6 (seis) meses, um Relatório Periódico em formulário disponibilizado pelo mesmo. Ao final do estágio, será necessário o preenchimento do Relatório Final, também em formulário específico, caso o aluno deseje que seu estágio não obrigatório apareça em seu currículo acadêmico. No caso de estágios que durarem até 6 (seis) meses, será necessário apenas o Relatório Final. Se for estágio Obrigatório, o mesmo será avaliado e acompanhado de acordo com o Plano de Ensino do Componente Curricular.
Em se tratando de estágio supervisionado obrigatório, o processo de avaliação do estagiário será global em cada período, com apuração da carga horária prevista e das atividades realizadas. O estagiário só poderá ser promovido ao estágio supervisionado seguinte se tiver obtido aprovação, na mesma atividade, no período anterior. Finalmente, ressalta-se que o processo de avaliação de desempenho obedecerá às normas gerais estabelecidas, sendo considerado aprovado o aluno que cumprir a carga horária especificada na matriz curricular e obtiver o rendimento mínimo, conforme parâmetros indicativos na avaliação da aprendizagem do curso e no ROD.
.Coordenador do curso
Prof. Dr. Paulo Roberto Prezotti Filho
Portaria de nomeação n° 2502 de 10 de outubro de 2022
Currículo Lattes do prof. Paulo Roberto
Plano de ação do coordenador - outubro de 2022 a outubro de 2024
Contato da coordenação: cclicnat.gua@ifes.edu.br
Corpo Docente
Adriano Mesquita Oliveira adriano.oliveira@ifes.edu.br
Ana Paula Pereira Santos Servulo a.paulaservulo@gmail.com
Daniele Alves Marinho daniele.marinho@ifes.edu.br
Fabíola Chrystian Oliveira Martins fabiolac@ifes.edu.br
Geraldo José da Silva geraldo.silva@ifes.edu.br
Gilberto Cabral de Mendonça gilberto.mendonca@ifes.edu.br
Layla Rosário Barbosa layla.barbosa@ifes.edu.br
Luis Antônio Evangelista de Andrade luiz.andrade@ifes.edu.br
Marcelo Serute marcelo.serute@ifes.edu.br
Matheus Dutra de Oliveira matheus.oliveira@ifes.edu.br
Mauricio Gomes das Virgens mauricio.virgens@ifes.edu.br
Michelle Rodrigues e Rocha michelle.rocha@ifes.edu.br
Morgana Simões Portugal Meriguete morgana.meriguete@ifes.edu.br
Paulo Roberto Prezotti Filho pprezotti@ifes.edu.br
Pollyana dos Santos pollyana.santos@ifes.edu.br
Rafael Cerqueira do Nascimento rafaelc@ifes.edu.br
Rafael de Almeida Ávila Lobo rafael.lobo@ifes.edu.br
Talita Molina Lopes Tanes talita.tanes@ifes.edu.br
Vinicius Nogueira Gaspar vinicius.gaspar@ifes.edu.br
Walber Antônio Ramos Beltrame walber.beltrame@ifes.edu.br
Wallas Gomes Zoteli wallas.zoteli@ifes.edu.br
PÁGINA EM ATUALIZAÇÃO
Horário do curso
Noturno (18:40h às 22:10h)
1.Sistemas e documentos acadêmicos
Acesso a sistemas e normativas do Ifes (página do Aluno)
2. Calendário Acadêmico
Calendário Acadêmico 2024 - Estudantes veteranos de graduação
Calendário Acadêmico 2024 - Estudantes ingressantes de Graduação em breve
3. Grade das disciplinas e docentes
Horário das turmas - semestre 2023.2 LCN
4. Exames finais
Calendário de Exames finais - semestre 2023.2 (formato .pdf, 164kB)
5. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Para as turmas finalistas. O agendamento das defesas de TCCs acontecem no fim de cada semestre.
6. Avaliação de cursos - Enade
O ciclo avaliativo dos cursos de Licenciatura vai ocorrer em 2024-2025. A análise da participação será realizada pela coordenação do curso em conjunto com a Procuradoria Institucional (PI).
Outras informações sobre Enade no site do INEP
Horário de atendimento da coordenação do curso:
Horário de atendimento presencial ref. semestre 2024.1 - Prof. Dr. Paulo Roberto Prezotti Filho | ||||
---|---|---|---|---|
Quartas-feira: de 20h20 às 21h:20 | Sala A-315 | |||
Sextas-feira: de 15h20 às 16h20 | Sala A-315 | |||
E-mail para agendamento do atendimento presencial*: | cclicnat.gua@ifes.edu.br | |||
*Todos os alunos têm à disposição o contato particular do coordenador, podendo assim comunicar de forma mais rápida todos os dias, de segunda a sexta-feira. Para o agendamento do Atendimento presencial, fora dos horários de atendimento descritos acima, envie uma mensagem por e-mail, nela informe seu nome, período, data desejada e duas sugestões de horário que gostaria de agendar, visando a organização dos agendamentos. Em caso de desistência avisar com, no mínimo, 1h de antecedência. |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Atualmente os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza estão contemplados com 24 bolsas de PIBID, referente à seleção no Edital PIBID 23/2022. Além das 24 bolsas para os alunos, há três bolsas para professores supervisores da rede pública municipal de ensino, selecionados através de edital, e uma bolsa para coordenador de área. A área referente ao curso é Ciências e a coordenadora de área, no Campus Guarapari, é a professora Fabíola Chrystian Oliveira Martins. A escola-campo de atuação dos bolsistas é a Escola de Ensino Fundamental Ignez Massad Cola, localizada no bairro Muquiçaba (Guarapari/ES).
Os alunos contemplados foram distribuídos em três núcleos da área de Ciências (núcleo 1, núcleo 2 e núcleo 3). Cada núcleo é constituído por um professor supervisor da escola-campo e oito alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.
A distribuição dos alunos por núcleo, com a indicação dos respectivos supervisores na escola campo, estão mostrados nas Tabela 1, 2 e 3:
Tabela 1: Composição (coordenador de área + professor supervisor + bolsista PIBID) do Núcleo 1 da área de Ciências. | ||||
NÚCLEO/ CAMPUS |
COORDENADOR DE ÁREA (NOME COMPLETO E CPF) |
ESCOLA/ MUNICÍPIO |
SUPERVISOR (NOME COMPLETO E CPF) | LICENCIANDO (NOME COMPLETO E CPF) |
Ciências 1 / Guarapari |
Fabíola Chrystian Oliveira Martins
|
EEMEF Ignez Massad Cola / Guarapari |
Josela Colnago dos Santos Simões
|
Emilly Kelen Palácios Mendes Nascimento |
Joyce Kenery Santos de Morais |
||||
Deborah Sodré dos Santos |
||||
Clóvis Alexandre Ribeiro |
||||
Yasmim Barroso Garcia |
||||
Ana Caroline Rosa da Vitória |
||||
Stefane Silva dos Santos Rocha |
||||
Daniel Rodrigues Cruz Junio |
Tabela 2: Composição (coordenador de área + professor supervisor + bolsista PIBID) do Núcleo 2 da área de Ciências. | ||||
NÚCLEO/ CAMPUS |
COORDENADOR DE ÁREA (NOME COMPLETO E CPF) |
ESCOLA/ MUNICÍPIO |
SUPERVISOR (NOME COMPLETO E CPF) | LICENCIANDO (NOME COMPLETO E CPF) |
Ciências 2 / Guarapari |
Fabíola Chrystian Oliveira Martins
|
EEMEF Ignez Massad Cola / Guarapari (ES) |
Felipe Vieira Loyola
|
Graciele Fernandes Ribeiro |
Yasmim Santos Duarte |
||||
Amanda Aragão Macêdo |
||||
Adrielly Lima Sousa | ||||
Marcus Eliud Machado Jacintho |
||||
Marinez Toledo Rocha Cunha |
||||
Jardel Almeida dos Santos |
||||
Charlene Nunes Andrelino |
Tabela 3: Composição (coordenador de área + professor supervisor + bolsista PIBID) do Núcleo 3 da área de Ciências. | ||||
NÚCLEO/ CAMPUS |
COORDENADOR DE ÁREA (NOME COMPLETO E CPF) |
ESCOLA/ MUNICÍPIO |
SUPERVISOR (NOME COMPLETO E CPF) | LICENCIANDO (NOME COMPLETO E CPF) |
Ciências 3 / Guarapari |
Fabíola Chrystian Oliveira Martins
|
EEMEF Ignez Massad Cola/ Guarapari (ES) |
Vaness Ceccon
|
Iago Luiz Oliveira Ribeiro |
Ana Letícia Passos da Silva |
||||
Ruth Silva Santos |
||||
Pedro Henrique Cerqueira Mariano |
||||
Miriam Ferreira Barros |
||||
Mariana Wandekoken Ribeiro |
||||
Aline Flores Fernandes |
||||
Joaquim Pompermayer |
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Resultado Final Edital PIBID Capes nº 23/2022 (formato .pdf, tamanho 257kB)
Subprojeto aprovado - Área de Ciências (formato .pdf, tamanho 170kB)
Edital Seleção Professor Supervisor (formato .pdf, tamanho 201kB)
Resultado Final Edital Seleção Professor Supervisor (formato .pdf, tamanho 167kB)
Regulamento do PIBID 2022 (formato .pdf, tamanho 159kB)
Relatório Parcial PIBID 23-2022 (formato .pdf, tamanho 3,5Mb)
Editais publicados
1° Edital Seleção Alunos PIBID 2022 (formato .pdf, tamanho 210kB)
2° Edital Seleção Alunos PIBID 2022 (formato .pdf, tamanho 213kB)
3° Edital Seleção Alunos PIBID 2022 (formato .pdf, tamanho 214kB)
4° Edital Seleção Alunos PIBID 2022 (formato .pdf, tamanho 211kB)
Documentos para inscrição
Formulário de inscrição (abre em nova janela)
Ficha do Anexo I (editável) (.docx, 40kB)
Orientações
Orientações PIBID - Ano 2023 (formato .pdf, tamanho 407kB)
Resultados das seleções internas para o Pibid
Resultado do 2° edital interno de seleção de alunos do PIBID - Campus Guarapari
Resultado final do 3° edital do PIBID - Campus Guarapari (formato .pdf, 492kB)
Resultado final do 4° edital de seleção para alunos do PIBID - Campus Guarapari (fprmato .pdf, 91kB)
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