Página inicial > Notícias > Campus Guarapari ganha grupo de teatro em 2023: o Expressarte

Campus Guarapari ganha grupo de teatro em 2023: o Expressarte

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 15h33 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 16h37

Por iniciativa de estudantes dos cursos técnicos em Administração, Mecânica e Eletrotécnica, e com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e da Direção de Ensino (Diren), o grupo de teatro "Expressarte" iniciou as atividades no dia 20 de setembro de 2023. O projeto surgiu a partir das experiências promovidas pela Oficina de Teatro ministradas no primeiro semestre de 2023 por professoras do Centro de Referência das Juventudes (CRJ). Durante as aulas, os alunos aprenderam habilidades e técnicas do teatro, colocando-as em prática na finalização do curso, com a apresentação da peça "Nossos Nós", em 29 de agosto.

A ideia de se criar o grupo de teatro permanente no campus foi concretizada através de Ação Complementar ao Ensino, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades técnicas em atuação, dramaturgia, sonoplastia, luminotécnica e cenografia. Após reuniões e ensaios, O Expressarte realizou sua primeira apresentação oficial no Auditório do campus no dia 1º de novembro, com a peça “Tô Saindo!”. Na Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE), ocorrida nos dias 4 e 5 de dezembro, todo os integrantes participaram na produção e interpretação de monólogos e pequenas peças, coroando a oportunidade de cultivar e expressar a arte e cultura tanto para a comunidade do IFES quanto para a comunidade externa.

Para 2024, o diretor administrativo do grupo, Renzo Lorencetti, garante que a comunidade acadêmica pode esperar muitas atividades: "O Expressarte planeja abrir uma turma no turno matutino, para que mais alunos consigam participar do clube. Também teremos diversos projetos que ainda não revelados - serão surpresa!"

Confira outras informações no instagram do grupo: @teatro.expressarte