Página inicial > Notícias > Visita Técnica do Neabi leva estudantes à Aldeia Indígena de Piraquê-Açu

Visita Técnica do Neabi leva estudantes à Aldeia Indígena de Piraquê-Açu

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h59 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 16h23

Sob a coordenação do professor Luiz Antônio Evangelista de Andrade, foi realizada, no dia 09 de setembro de 2023, uma atividade de campo com 40 estudantes do ensino médio integrado e do curso superior de Licenciatura em Ciências da Natureza do Ifes Campus Guarapari na Aldeia Indígena de Piraquê-Açu, em sua área temática destinada aos visitantes. A aldeia está localizada no município de Aracruz (ES).

A atividade de campo foi uma ação realizada pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus e buscou propiciar, aos estudantes, vivências relacionadas aos temas que têm sido discutidos pelo Núcleo e em sala de aula, no âmbito dos currículos escolares de Geografia para o Ensino Médio Integrado. Tais temas se referem à cosmovisão Guarani e suas implicações na construção e reconstrução de sua identidade étnica e territorial, a dinâmica do modo de vida Guarani e suas implicações nas relações com a sociedade não-indígena do entorno da aldeia, a busca por alternativas econômicas que garantam a sustentação da aldeia, bem como os limites e possibilidades da luta política e social do povo Guarani na garantia de manutenção de seu território.

Confira abaixo os registros fotográficos da ação:

Estudantes e indígenas estão sentado e conversam em uma roda. Acima deles, há um telhado de palha.    Estudantes posam para foto à beira de um pier, próximo às  aguas de um rio.  Um dos habitantes da Aldeia mostra uma tora de madeira em frente a uma oca.